Últimas

Segunda-Feira, 05 de Janeiro de 2009, 09h:46 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

ARTICULAÇÃO

Ex-vereadora Enelinda até se humilha por cargo

Fernando Ordakowski
Clique na imagem para ampliá-la

  Derrotada à reeleição, a pecuarista, professora aposentada da UFMT e ex-vereadora por Cuiabá Enelinda Scala (PT), que desde novembro carrega debaixo do braço um abaixo-assinado em defesa de um cargo federal, se submeteu a uma situação de humilhação e de oportunismo escancarado, tudo para conseguir emprego na Câmara Municipal. Ela procurou o novo presidente do Legislativo, vereador Deucimar Silva (PP) e pediu que a nomeasse num dos DAS, como, por exemplo, na secretaria de Cultura da Câmara.

   Para reforçar seu poder de lobby, Enelinda, pecuarista e com patrimôniio declarado de cerca de R$ 1 milhão, afirmou ao novo dirigente da Câmara que ela própria foi uma das responsáveis por levar a direção do PT a determinar que Lúdio Cabral não votasse na eleição da Mesa Diretora. Em princípio, o voto do petista seria para a chapa de Lueci Ramos (PSDB), derrotada por Deucimar num placar de 10 a 8. Sob orientação do partido, Lúdio se absteve. Em verdade, Enelinda fez o contrário na reunião da Executiva.

   Além do pleito por cargo na Câmara Municipal, Enelinda vem batendo também a porta do governo Lula em busca de emprego. Ela elaborou um Moção de Indicação, com data de 15 de novembro e com mais de 20 assinaturas, entre elas do ex-deputado Gilney Viana, de Vicente Vuolo, o Vuolinho, e de Sílvia Melo. Num dos trechos do documento, está escrito o seguinte: "(...) Não tendo conseguido a reeleição, Enelinda (em negrito) precisa de uma função na esfera de Poder (P maiúsculo) para continuar a colaborar positivamente com o PT. Diante disso, nós, filiados ao partido, vimos solicitar a indicação da companheira para cargos a nível nacional".

Eis, abaixo, a íntegra da Moção de Indicação pró-Enelinda

  "Enelinda Maria Aparecida Scala, durante 28 anos a história do PT de Mato Grosso se confunde com a sua, tal o seu engajamento nas causas que marcam a trajetória do partido. Não há como falar em PT sem lembrar a alegre e simpática pessoa que tem sempre uma palavra e um gesto de carinho e atenção a todos. A retidão de sua conduta fez adversários políticos a respeitarem.
   Abraçado ao ideal de servir à causa do partido, não se furtou neste último pleito em lançar seu nome a mais um sufrágio, tendo conseguido uma expressiva votação (2.354 votos, 3ª suplência).
   O que move a pessoa humana são suas causas, suas bandeiras de luta. Não tendo conseguido a reeleição, Enelinda (em negrito) precisa de uma função na esfera de Poder para continuar a colaborar positivamente com o PT.
   Diante disso, nós, filiados ao partido, vimos solicitar a indicação da companheira para cargos a nível nacional"
   Cuiabá, 15 de novembro de 2008 - Dia da República"

Postar um novo comentário

Comentários (23)

  • Auremácio Carvalho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Bem, a crise financeira tem atingido a todos. Toda pessoa carente precisa de apoio. Que tal a Bolsa Familia?

  • ADEMAR MOREIRA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    QUAL É PESSOAL ?
    A PROFESORA ENELINDA É UMA EXCELENTE PESSOA , TEM MUITO A DAR A CUIABÁ E NÃO TEM NADA DEMAIS EM ELA SER NOMEADA PARA UM CARGO SOCIAL. O FEIO É PARA O PRESIDENTE QUE VAZOU A NOTICIA , MAS A JUSTIÇA ESTÁ ATRÁS DELE E SUAS FIRMAS LARANJAS, QUE NÃO PAGAM OS DIREITOS TRABALHISTAS E NEM RECOLHEM O INSS DOS TRABALHADORES , VIU ROMILSON ...

  • GONÇALINA BEIRA RIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A SENHORA ENELINDA AINDA ESTÁ SENDO DIGNA,PEDINDO TRABALHO,POIS O SEU PARTIDO O TAL DO P.T.,NA MINHA OPINIÃO ATUALMENTE É O PARTIDO QUE MAIS COMANDOU E INVENTOU NOVAS FORMULAS DE CORRUPÇÃO,COMO O TAL DO SANGUESSUGA E MENSALÃO.

    CADÉ A PRISÃO DO ZÉ DIRCEU,GENOINO,JOÃO PAULO,DELUBIO E OUTROS MENOS VOTADOS,O CHEFÃO LULA É A CONCEIÇÃO DA POLITICA,NADA SABE OU NADA VIU ! E TUDO FICA NA MESMA.

  • Cacá de Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A Enelinda é a cara do PT.
    RIDICULA.

  • Silvia Melo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quem conhece a ex-vereadora sabe que jamais faria tal atitude em benefício de si mesma, mas quando se quer inverter os fatos e denegrir a imagem se usam de artifícios para tal. ´E lamentável.
    Silvia de Melo

  • Hilda Suzana Veiga | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A BEM DA VERDADE!
    A moção de apoio, documento interno do Partido dos Trabalhadores, citado em seu texto e levianamente descontextualizada, foi uma iniciativa de nosso grande companheiro Ávila o propôs em uma reunião de avaliação que foi imediatamente endossado por um grupo de apoiadores de nossa ex-vereadora em cima de uma série de motivos que os embasaram:
    Enelinda é apoiada por inúmeros petistas históricos que vêem nela uma companheira de imenso valor;
    A vereadora é figura de expressão não só no PT, mas tem trânsito livre nos demais partidos que sempre teve em mais alta conta nas suas propostas e deliberações;
    A vereadora é uma das responsáveis – senão a maior responsável – pela aprovação do PAC para Cuiabá, tendo se desdobrado em hercúleos esforços para que a Capital Mato-grossense não ficasse de fora neste ano que se encerrou. Batalhou – e muito – em Brasília em busca da aprovação e sua luta não ficou esquecida sendo ela a “ÚNICA” vereadora que foi chamada a assinar de testemunha em um projeto do PAC em todo o País. Isto pode ser corroborado pelo próprio prefeito Wilson Santos;
    A vereadora teve grandes contribuições na Câmara Municipal de Cuiabá com incontáveis projetos aprovados;
    A vereadora chegou a ser convidada para capitanear uma secretaria que seria criada no governo municipal., mas por partidária que é, recusou a generosa e honrosa oferta mesmo sabendo que teria muito a contribuir com a população de nossa cidade e que se colocou a disposição do povo cuiabano e mato-grossense, enquanto tiver sua influência em Brasília, de tudo fazer para que nossa cidade e Estado conquistem o máximo possível de investimentos;
    A vereadora em momento algum pediu cargo ao atual presidente da Câmara Municipal de Cuiabá. Muito pelo contrário, teve, por fidelidade partidária. de recusar diversas ofertas que lhe foram feitas logo após o desfecho eleitoral;
    A vereadora é ao ver dos idealizadores e dos signatários da Moção – mais uma ver digo que era interna e não pública, direcionada única e exclusivamente à nossa direção partidária (Estadual e Nacional) – um paradigma deste partido e como tal tem opositores dentro do mesmo tendo em vista a proximidade de nosso próximo Processo de Eleição Direta e sua firme posição, nas eleições passadas, discordante das direções partidárias, contrária à coligação e pela candidatura própria, posição que defendeu até o último minuto;
    A vereadora mereceu nossa iniciativa por vermos tudo o que a companheira já fez e, principalmente, pelo potencial de suas lutas em prol do povo cuiabano.
    O texto foi por mim escrito e, depois da concordância dos demais companheiros envolvidos, foi levado em algumas reuniões INTERNAS do Partido dos Trabalhadores por mim e pelos companheiros que aprovaram a dita Moção sendo que a nossa companheira não esteve envolvida nem na coleta nem no encaminhamento que demos a mesma: AO DIRETÓRIO ESTADUAL DE MATO GROSSO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES!
    Solicito que este prestigiado site publique este esclarecimento com o mesmo destaque que foi concedido à matéria relacionada.

    Atenciosamente

    Hilda Suzana Veiga – militante filiada ao Partido dos Trabalhadores

  • mano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    fora todos esse curriculum a prof. pecuarista tambem é artista na area da musica, a mesma deveria montar uma banda de lambadao, OS ALOPRADOS, a prof pecuarista na sanfona, alexandre cesar na bateria, gilnei viana na guitarra, e valdebran patilha vocalista, fora as dançarinas alopradetes.

  • Zé Da Varginha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    professora aposentada do PT, Pecuarista, ex-Vereadora, moradora de bairro burguês, dona de terrenos, chácaras, sítios e fazendas, deve ter uma baita conta bancária recheada de dólares, o que esta figura tinha que fazer? curtir a vida nas melhores praias do Brasil e exterior, fazer turismo cultural pela europa, se deliciar com os melhores restaurantes asiáticos, arrumar um namorado e curtir as coisas do coração e daí por diante. O que esta infeliz faz? Fica mendingando gargos públicos. É, como diz a sabedoria popular, Deus não dá azas à cobra.

  • Éber José de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pessoal. Vamos ser corajosos e colocar nossos nomes de verdade. Tudo que sempre falei aqui foi eu mesmo que falei.. E assumo. Sem psudônimos ou disfarces. Sou contra Israel agora, pois está sendo COVARDE, matando inocentes e indefesos. Coragem povo. Vamos mostrar nossa cara (de boa, sou indgnado.. Não sou terroista).

  • Mizael Rebouças | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sra Hilda, leva ela pra tocar gaita, na sua casa. ah... não esqueça de convidar os companheiros e companheiras.

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.