Últimas
Quinta-Feira, 14 de Fevereiro de 2008, 10h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Exame detecta que Jonas teve inchaço cerebral
O resultado do exame divulgado nesta quinta (14) revela que o senador Jonas Pinheiro (DEM) sofreu edema, ou seja, um inchaço no cérebro. A informação partiu do médico e segundo suplente do próprio Jonas, Jorge Yanai (DEM), em entrevista coletiva. Segundo ele, Jonas foi submetido a dois exames. O primeiro constatou que o sistema neurológico está estável. O segundo detectou edema, o que segundo o neurologista Carlos Eduardo Botelho, já era esperado. "Essa é uma reação comum aos pacientes em coma", disse o neurologista. O senador está internado desde a madrugada da última segunda (11) na UTI do Amecor, após ter sofrido arritmia cardíaca.
Segundo o boletim médico, o parlamentar "apresenta um quadro cardiorespiratório estável em vigência do suporte ventilatório mecânico e hemodialítico", ou seja, respiração e atividade renal controlada, através do uso de aparelhos. O coma não é mais induzido, o que significa estado grave, aliás, essa é a grande preocupação: a evolução do sistema neurológico. De acordo com Yanai, Jonas não apresenta nenhuma reação do pescoço para baixo, mas ele pondera que não se pode, "de forma alguma", falar em estado vegetativo. "Só o tempo vai dizer se vai haver ou não sequelas. Tudo que o se faz em casos como esses, já foi feito. Resta esperar. Não existe nenhuma ação milagrosa. É preciso entender que a medicina não é uma ciência exata".
Nova avaliação
Além do neurologista Carlos Eduardo Botelho, outro neurologista de São Paulo, com prenome Fabio, está a caminho de Cuiabá para também avaliar o estado de saúde do senador. O cardiologista Getro Lima e Silva já retornou a Brasília, após verificar que o cardiorespiratório de Jonas está estável. (Simone Alves)
Veja o que diz o boletim médico.
(Às 17h20) - Médico de SP avalia saúde de Jonas
O neurologista Fábio Machado Santana, que atende no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, também avaliou o quadro clínico de Jonas Pinheiro e confirmou que não é necessário tirá-lo do Amecor. Segundo o médico, resta aguardar que haja uma evolução positiva do estado de saúde do senador. "Por enquanto, é fazer o monitoramento. Conforme boletim médico divulgado na tarde desta quinta, Jonas continua em coma e sem evolução do sistema neurológico.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga