Últimas

Domingo, 20 de Abril de 2008, 12h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

TRANSPORTE

Extremo-Norte pede socorro e cobra promessas

  O Extremo-Norte mato-grossense atola, patina e pede socorro ao menos 4 meses por ano. A precariedade das estradas leva ao isolamento e a uma série de dificuldades de mais de 100 mil habitantes de municípios como Nova Monte Verde, Alta Floresta, Paranaíta, Apiacás, Nova Bandeirante e Juara. Nesta época do ano, vários trechos ficam intrafegáveis.

  Quem se arrisca pelas estradas leva junto alimentos, roupa e outros utensílios porque não tem certeza de quanto tempo será preciso para vencer atoleiros, pontes danificadas e outros obstáculos. É um Mato Grosso que a publicidade dos governos estadual e federal esconde.

   Um slide produzido por Gil Manteli, aliado a um fundo musical cuja letra reforça a revolta desse povo, foi criado para ajudar no trabalho de conscientização e de sensibilidade do governo e da classe política em geral. Cravado na bacia Amazônica, o extremo-norte de MT possui uma natureza exuberante e quer oportunidade para consolidar o seu desenvolvimento socieconômico.

   O produtor do slide lembra que "os olhos do mundo estão voltados para a Floresta Amazônica" e, em seguida, questiona: "...mas onde estão os olhos para as condições que essa gente vive?". Lembra que em 2002, Blairo Maggi prometeu, se eleito, pavimentar 40 km de asfalto a cada ano de mandato. Conseguiu chegar ao Palácio Paiaguás, se reelegeu em 2006 e, "dos 160 km prometidos, só realizou 14 km". Critica também a instituição de impostos, como o Fethab, que leva pecuaristas e contratar peões para tocar boiada e, assim, economizar no transporte, e condena atos governamentais, que estão resultando em fechamento de madeireiras e de fazendas. 

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Ana Aline | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Muito bonitas as fotos da trágica situação dessa estrada. Recebi esse e-mail há mais de seis meses, então não se pode saber de que ano são as imagens. Além disso, da minha parte, o documento fotográfico fica comprometido além disso, porque quem montou a série demonstra que desconhece completamente o estado, pois a música identifica o pantanal que está a mais de 1000 km de distância de Alta Folresta, Nova Monte Verde etc.

  • Valdir Pereira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Por essas e outras que esta renascendo o desejo de redivisao do estado.Nossa ultima esperanca era Blairo Maggi, mas infelizmente nada de concreto aconteceu, tenho 36 anos de idade e tenho a esperanca de um dia antes da minha velhice possa ver essa regiao ter a atencao que realmente merece.

  • TEREZINHA COSTA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Isto é um pecado deixar tantos produtores ,dos quais levam comida para o mundo nesta situacao.acorda Brasil.

  • Klisman Ananias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu também recebi esse e-mail a algum tempo, mas mandei ao senhor Romilson quando saiu a crise do decreto e respectivamente o movimento Nortão Reage!
    Mas podemos ver que o e-mail é de 2007 pra cá pois quando se fala no governador ja se refere a ele reeleito.
    Contrapondo a crítica ai em cima sobre a música, é somente para acompanhar, o que mais importa é a realidade que esta lá para todos verem.É só ir até o nortão e constatar de perto essa realidade quem discorde.
    Sou Cuiabano e moro em Cuiabá mas o meu maior prazer é quando posso ir até o nortão do Mato Grosso e por isso sei da realidade e não somente critíco as pessoas que lá vivem como tbm sei de suas reais situações.Há aqueles que fazem coisas erradas, mas tbm há aqueles que lutam e trabalhavam bravamente para sustentar suas fámilias.
    Pra finalizar, sugiro a quem nunca esteve por lá que vá da uma olhadinha e depois de saber o que há mesmo, venha defender as idéias.

  • joacil silva gomes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se fosse região de plantio de soja, estaria tudo asfaltadinho. Esse governo só prioriza os seus próprios interesses.

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Pergunto por onde andava o governador fazedor de estrada e seu escudeiro Pagot que não viram esta situação caótica?Aquele alarde do estradeiro cortando os sertãos de Mato grosso como o Rondom dos novos tempos foram só para propaganda da reeleição?

  • joão bobo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Por um acoso é nesse Estado que tem um Governador que faz umas caravanas chic composta de grandes produtores e alguns empresários para conhecer as situações das estadras matogrossenses? Cadê ossê E S T R A D E I R O ?

AL realiza lockdown de faz de contas

Funcionários da AL se mostram revoltados com o lockdown de “faz de contas” promovido por deputados. Isso porque, apesar de estar com as portas fechadas, funcionários estariam sendo obrigados a ir trabalhar e entrando por outras portas. Atendem parlamentares que preferem trabalhar presencialmente. Pelo menos 36 funcionários estariam infectados e os servidores temem que mais pessoas sejam contaminadas pelo coronavírus. O pânico ficou ainda maior...

EP na batalha por vacinas e insumos

emanuel pinheiro 400 O prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (foto) entrega nesta segunda (8) PL para a aquisição de vacinas para combate à Covid-19, medicamentos, insumos e equipamentos. O documento foi elaborado pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e será votado na Câmara. Esse é mais um movimento...

Fúrio volta à carga contra secretário

celio furio 400 curtinha Depois de se enganar ao abrir investigação contra o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo e ter de pedir desculpas, o promotor Célio Fúrio (foto) voltou à carga. Fúrio entrou na Justiça para que Gilberto seja condenado à perda da função...

TJ e posse em cartórios após 7 anos

maria helena _ curtinha O Tribunal de Justiça, sob Maria Helena (foto), marcou para 31 de março a posse coletiva dos aprovados no concurso para os cartórios extrajudiciais de Mato Grosso. O certame vem se arrastando desde 2013 e foi interrompido diversas vezes por causa de recursos judiciais de concorrentes inconformados com os...

Setores vivem tensão e são castigados

Gilberto Figueiredo Artigo O governo acerta ao estender o horários de funcionamento dos supermercados. Afinal, desde que o decreto entrou em vigor, as filas se multiplicaram pela Capital, aumentando o risco de transmissão do novo coronavírus. Há a expectativa de que novas medidas possam ser tomadas diante do evidente colapso da...

Limpeza e obras no entorno da Arena 

Beto 2x1 400 curtinha   Apesar da Arena Pantanal ser um cartão postal do Estado, o entorno do estádio vive situação crítica com lixo nas ruas, episódios de esgoto à céu aberto e matagal. O secretário estadual de Esporte e Cultura, Beto 2 a 1 (foto), em visita ao Rdnews, assegura que os...