Últimas

Sexta-Feira, 08 de Janeiro de 2010, 20h:34 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Rumo a 2010

Faiad entra na lista do PMDB para federal

Advogado Francisco Faiad   O ex-presidente por dois mandatos da OAB-MT, Francisco Faiad, figura na lista de pré-candidatos a deputado federal pelo PMDB. A exemplo das demais legendas, o partido comandado pelo cacique Carlos Bezerra apresenta apenas cinco filiados dispostos a encarar as eleições para a Câmara Federal. Além de Faiad, devem concorrer o próprio Bezerra, que busca o terceiro mandato, o suplente Victório Galli, a empresária Fernanda Martins e o ex-deputado estadual Nataniel de Jesus. O PMDB vai procurar coligação na proporcional, na esperança de garantir ao menos uma cadeira.

   Apesar de hoje não ter uma militância político-partidária ativa, Faiad já ocupou cargo eletivo. Foi vereador  por Alta Floresta nos anos 1990. O advogado conduziu a Ordem no Estado por seis anos e, de quebra, ainda foi o principal cabo eleitoral da campanha do ano passado de Cláudio Stábile, que obteve êxito nas urnas no confronto com João Vicente Scaravelli. O nome de Faiad vem sendo lembrado nas últimas eleições mas, no "fritar dos ovos", fica de fora. Em 2008, por exemplo, o prefeito cuiabano Wilson Santos, que buscava novo mandato, chegou a sondá-lo para ser vice da chapa. Depois, o descartou, o que acabou até motivando clima de racha entre os dois.

    Faiad não terá uma missão fácil como candidato a uma das oito cadeiras de federal. O quociente eleitoral deve atingir a 193,2 mil votos, considerando a projeção de aumento vegetativo de 3,9% do eleitorado mato-grossense. Os cálculos consideram o resultado da divisão entre o número de votos válidos pelo número de vagas para o cargo em disputa, no caso 8. Depois, para se saber a quantidade de vagas a que cada partido terá direito, divide-se o número de votos válidos obtidos pelo partido pelo quociente eleitoral. Em 2006, esse quociente chegou a 179,4 mil. Dos oito eleitos, o mais votado foi o petista Carlos Abicalil, com 128.851, enquanto a menor "fatia" de votos ficou com Valtenir Pereira (PSB), que alcançou a 52.401.

   Dos cinco peemedebistas no páreo, a maior aposta está no próprio Bezerra, que fará de tudo pela reeleição. O partido está sob seu controle há praticamente 15 anos. Victório Galli, hoje suplente e que teve oportunidade de assumir a Câmara por duas vezes nesta legislatura, vai encarar novo pleito, mesmo em fase de recuperação de uma acidente automobilístico. Fernanda já tentou e perdeu para prefeita de Cáceres. Nataniel buscou reeleição à Assembleia, em 2006, e saiu com uma votação decepcionante.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • HENRIQUE | Domingo, 10 de Janeiro de 2010, 11h30
    0
    0

    A OAB esta servindo somente para trampolim. É uma pena. Logo a OAB cairá no descrédito da polulação.

  • João de Barro | Sábado, 09 de Janeiro de 2010, 22h55
    0
    0

    Pago para vê, se Faiad como candidato a Dep. do PMDB, consegue pelo menos 300 votos de advogados. É mais um que não passa de 2000 votos. A candidatura de Faiad, comprova os interesses de Ussiel, quando deparmos com um a fato anti etico na advocacia. FAIAD advogado do Empresário do PAC. USSIEL advogado da Prefeitura de Cuiabá Contra os empresários PAC. Será que pegadinha do FASTÃO DO SILVO SANTO!!!!

  • Patroco Maximo | Sábado, 09 de Janeiro de 2010, 16h10
    0
    0

    A verdade é que o objetivo de Ussiel e Faiad é a política-partidária. Então, a OAB é apenas um passo para esse objetivo e não uma finalidade. Agora, sim, os advogados podem ver o que exatamente a dupla dinâmica queria. Os atos já falam sozinhos.

  • Emerson Marques | Sábado, 09 de Janeiro de 2010, 14h16
    0
    0

    Caro amigo Ev. Vitorio Galli. Se com uma tímida campanha você ficou como 1º Suplente do PMDB, desta vez o emplacaremos de vez na Camara Federal. Conto conosco sempre. Emerson Marques - Setor Alfhaville.

  • nonato | Sábado, 09 de Janeiro de 2010, 10h37
    0
    0

    - Caro Cabo Zero, ñ consegui entender sua opinião,senão vejamos: -COMO PODERIAMOS AVALIAR A CAPACIDADE DO FAIAD,OU SERÁ QUE TER SIDO ELEITO E RE-ELEITO POR UMA CLASSE EXTREMAMENTE CRÍTICA (advogados) E TAMBÉM CONTRIBUIR E MUITO NA ELEIÇÃO DE SEU SUCESSOR É NA SUA OPINIÃO SEM VALOR. Esta competência é algo deplorável na sua opinião?? Se dispor a gerir os interesses de tão complexa classe e ser plenamente aprovado com louvor é usar a entidade ou sera o contrário, qual seja, se colocar novamente a disposição de seus pares e mais ainda de toda a sociedade é algo absurdo ou louvável??? Me perdoe mas acredito que vc foi infeliz no seu comentário!!!

  • Sandro | Sábado, 09 de Janeiro de 2010, 08h12
    0
    0

    E isso ai Dr faiad na gestao da OAB demonstrou competencia e seriedade portanto com certeza vai ter o apoio da maioria dos advogados do estado.... e pode contar também com o povo de Primavera do Leste....

  • ANA MARIA | Sexta-Feira, 08 de Janeiro de 2010, 22h57
    0
    0

    GOSTÁRIA DE VER O PMDB DEFINIR OS NOMES DOS CÂNDIDATOS A DEPUTADOS ESTADUAIS E VER O NOME DO MELHOR VEREADOR DE RONDONÓPOLIS NOS ULTIMOS TEMPOS O VEREADOR ADONIAS FERNANDES.COMO DEPUTADO ESTADUAL 2010.

  • Cabo Zero | Sexta-Feira, 08 de Janeiro de 2010, 22h42
    0
    0

    Como sempre. Nenhuma novidade. Prova-se agora que a OAB foi um trampolim, com a oposição sempre falou.

  • Luiz da Penha | Sexta-Feira, 08 de Janeiro de 2010, 21h44
    0
    0

    Precisamos de candidatos com o nível intelectual do ex-presidente da OAB. Mato Grosso e o Brasil ganham com isso. Parabéns pela coragem Dr. Faiad.

Governo "desmama" senador do Dnit

wellington fagundes 400   O Governo Bolsonaro conseguiu, enfim, "desmamar" Wellington Fagundes (foto) do Dnit. Há décadas, entra e sai governo e o ex-deputado federal por seis mandatos (24 anos) e no cargo de senador desde 2015 vinha indicando apadrinhados no cargo de superintendente regional do Dnit em MT. O último foi Orlando...

Ex-deputado demitido de assessoria

luiz soares 400   O ex-deputado Luiz Soares (foto), hoje com 63 anos, foi exonerado do cargo de assessor parlamentar do contemporâneo Wilson Santos. Ganhava quase R$ 10 mil brutos. Estava lotado no gabinete do deputado tucano havia quase dois anos. Soares é pensionista do extinto Fundo de Assistência Parlamentar, ganhando...

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.