Últimas

Quinta-Feira, 04 de Dezembro de 2008, 20h:48 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

INFRAESTRUTURA

Falhas em projetos "empacam" PAC em Cuiabá


Wilson Santos enfrenta problemas para tocar as obras do PAC

   Lançadas há mais de um ano, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Cuiabá, sob a gestão Wilson Santos, continuam atrasadas. O prazo para o início de alguns projetos marcado para setembro "furou". Os lotes estão paralisados. Já as obras dos lotes 3 e 5 ainda nem começaram. O motivo para o atraso seria o fato das empreiteiras terem entregue os projetos e planilhas fora do prazo. Além disso, há demora na aprovação dos orçamentos por parte da Caixa Econômica Federal.

   Apesar da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) nega que os projetos seguem a passos de tartaruga, o ministro das Cidades Márcio Fortes disse que as obras do PAC em Cuiabá estão entre as mais atrasadas do país. Ele criticou ainda a  saúde financeira da Prefeitura Cuiabá.

    A  Sanecap admite que as obras dos lotes 3 e 5  sequer foram iniciadas. No caso do lote 3 (rede coletora de esgoto na região dos bairros Santa Isabel, Santa Amália, Flamboyant, Santa Rosa e Duque de Caxias, entre outros), o Projeto Técnico Social (orçamento) foi encaminhado à CEF, que está analisando todos os dados. Nessa etapa, são verificados vários quesitos no sentido de bloquear eventuais irregularidades, como superfaturamento. Até agora nenhum parecer favoravél foi emitido. Por causa disso, o dinheiro ainda não foi liberado.

 Já o lote 5 (rede coletora de esgoto na região dos bairros Santa Marta, Colorado, Santa Rosa 2 e Amperco, entre outros) está em fase de análise contratual e as obras também não tiveram início. Segundo informações, existem atrasos nos projetos executivos e orçamentários. São acompanhados de perto pelo Ministério Público e Tribunal de Contas da União. Os órgãos têm a missão de refazer os cálculos dos orçamentos e verificar se existe alguma irregularidade.

    De acordo com relatório, no caso do Saneamento Integrado e Urbanização nas favelas Jardim Vitória, Florianópolis e União, existe uma previsão de investimentos de R$ 34,6 milhões. Deste montante, R$ 5,2 milhões estão bloqueados. Apenas 3,5% da obra foram executados.

   A tão propalada Eta Tijucal também enfrenta atrasos. As obras prevêm ampliação do sistema de abastecimento de água, sub-adutoras e reservatórios. Segundo o projeto, serão repassados R$ 36 milhões. Até agora foram desbloqueados somente R$ 3,3 milhões e executados 9,34%. Essa é a única obra onde aparecem verbas desbloqueadas. (Patrícia Sanches)


Clique no quadro para visualização ou aqui

Postar um novo comentário

Comentários (17)

  • magno de oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    sem comentários., esta vergonha nós não mereciamos., mas muitos foram enganados pelo PRA FICAR PIOR... que graça né, eu tenho agua na minha casa., se faltar eu compro., e voces que não souberam escolher aproveitem, levem pra casa., há não esqueça o AUMENTO DO ONIBUS VEM AI, lógico que PRA FICAR MELHOR. RSSSSSSS., parabéns ..

  • walter de sousa casalli | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Como a cuiabania (elite influente e mentalidade atrazada, reacionária e ultra conservadora que sempre estiveram no governo ou recebendo as benesses deste, sempre viveram ou ainda vivem do dinheiro publico).
    Esta elite que influencia ,ainda, as eleições em Cuiaba ajudaram a eleger o incompetente Prefeito Wilson Santos que nao consegue avançar nas obras do PAC em razão das trapalhadas do Sr. Prefeito e a falta de projetos técnicos, licitações viciadas e dirigidas aos amigos do PSDB etc..etc.A população de Cuiaba foi enganada durante a campanha qdo Wilson omitil a situação financeira da Prefeitura de Cuiaba...GENTE CUIABA ESTA FALIDA!!!EM PAISES SERIOS ISSO SERIA CASO DE IMPEACHMENT DO PREFEITO. NO PRIMEIRO MANDATO ELE FALIU A FREFEITURA E FICOU QUIETINHO..FOMOS ENGANADOS! Das obras do PAC so a ETA TIJUCAL teve a obra iniciada e feita somente 9.7% da obra.È muita incompetência ..E agora cuiabania onde estão voces????

  • Antonio Fernandes do Amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Interessante né, como é falha muitas das informações vendidas para população. Esta por exemplo que tenta emplacar para a sociedade que a culpa do PAC estar atrasado seja da Administração Municipal, só porque é do PSDB?
    Senão vejamos: Leiam atenamente a materia e não somente as manchetes, la dentro da materia encotramos as informações de que os projeto que ainda não começaram estão sob análise de tecnicos da CEF e MPF, em fim, todos os recursos do PAC são assim, criam mais buracracia para dificultar a execução, dai soltarem materias para ludribir a população de que este ou aquele prefeito é incopentente.
    A grande verdade é que os gestores originais do PAC adoram uma burocracia e não conseguiram criar mecanismo de fiscalisação efecientes, mesmo estando na era avançada da tecnologia, ainda dependem tres ou quatro comissãoes de diferentes orgãos que mais contribuei com a burocracia do que com o desenrolar das coisas.
    então fica assim, criam-se um projeto e da para os burocratas inclementarem-o para dificultar sua execução, só assim ficam autorizados a informarem a população de que criaram o projeto (geverno federal) mas os governos municiais são incopetentes para executá-los!
    Porque as obra dos PAC estão lentas em Cuiabá? por favor, procurem a Caixa Economica Federal ou o Ministerio Publico Federal, pois é la que estão parado os projetos!

    Antônio Fernandes
    Vereador Eleito PSDB/CBA

  • valdemir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse vereador o tal de antonio fernandes eleito pelo povo que ele comprou voto e enganou o povo das igrejas católicas parece mais um defensor de WS, pois vc deveria esta cuidando de algum projeto pelo menos para a população do alvorada a onde vc conseguiu mais enganar essas humildes pessoas, mostre a Eta que WS falou que ia ficar pronto até 31/12/08 isso só é mais promessa mentirosa mais tem muito mais aguardem povo cuiabano, o povo cuiabano não é bobo. Vai trabalhar vereador Deus esta de olho.

  • Mael Jose Raposo. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sinceramente, segunda-feira tive a maior surpresa, ao subir no ônibus eu tinha apenas R$ 2,05.
    A passagem tinha aumentado para R$ 2,20, nem na TV eu tive a informação de que a passagem ia aumentar, foi na calada da noite esse aumento é ?
    Pois eu tive que descer do ônibus e ir a pé.
    PARABENS WILSON SANTOS.

  • Rogerio Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Meu caro vereadorAntonio Fernandes,

    mais uma vez o senhor com essa puxação de saco pra cima do prefeito!
    nem estreiou na camara ainda e já ta assim? pra que isso? pra conseguir mais cargos DAS no governo Wilson???
    verdades tem q ser ditas mesmo!! esse prefeito é um incompetente e a prefeitura está falida!! nao consegue nem sair do CADIN!! pra quem nao sabe o que é isso, é um sistema q o governo federal tem q nao libera recursos para os municípios q estão inadimplentes, devendo para o Governo Federal!! a gestão tucana está falida, endividada até o pescoço!! por isso nao pode nem receber recurso federal!!coitado do povo cuiabano!!
    Vereador Antonio Fernandes, mais um recado para o senhor, vai trabalhar pelas pessoas que infelizmente votaram no senhor ao invés de ficar aí puxando saco do prefeito!!
    PRA FICAR PIOR, É WILSON DE NOVO!!!!!

  • Varley Rocha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Em meio de tantas turbulencia logo se vê que as questões que são debatidas em relaçao ao pac, são mera questão politica dos quais não conseguiram se eleger. Todos nós sabemos que os atrazosw estão emperrados na esfera federal, tão pouca na municipal,falan-se do evento da crise economica realizado pela prefeitura de cuiabá, fora de ambito de repercussão a nivel nacional, enquanto que o estado sefre uma crise na agricultura naz pecuaria e de modo em geral, e nada esta sendi feito para amenizar esta situação. portando vamos trabalhar unidos e deixar as piquinês de lado e vamos trabalahar mais por Mato Grosso, o qual requer mais estradas infra-estrutura, segurança educação, agricultura, que sempre são citadas em campanha, aliás as eleições estão ai.

  • MARCUS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • luiz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    a população de cuiabá ja ta vendo do qual lado esse tal de antonio fernandes vai trabalhar, apesar dele ser eleito pelo povo vai trabalhar contra. mas não se preocupem meus caros amigos, esse é daqueles politicos de um mandato só o prazo de validade dele vence daqui a quatro anos. pena que é muito tempo pra aguentar essa mala sem alça!!!!! falando do wirso, ele sempre poe a culpa em alguem da sua incompetencia, assim mesmo quer ser governador. sai daqui de cuiabá e pergunta pra alguem se conhece ele, e na hora que souberem que ele é cria de antero, vai levar uma surra tão grande que vai ter que voltar a dar aula!!!

  • Jean M. Van Den Haute | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nem a Prefeitura, nem a SANECAP tem condições para liderar as obras do PAC Saneamento. É preciso respeitar a Lei Estadual Complementar n° 83/01 que exige que o assunto seja tratado á nivel do Aglomerado Urbano. Numa SANECAP legal e competente devem se encontrar 51% de capital público proveniente do Estado de Mato Grosso e Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, bem como 49% de caital privado.
    Isto daria acesso á recursos e tecnologias adequadas.

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...