Últimas

Quinta-Feira, 17 de Maio de 2007, 10h:58 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Falso dilema

     Rio de Janeiro - Bem a seu estilo, Guido Mantega (Fazenda) expôs publicamente nesta semana seu dilema cambial. Em tom irônico, soltou o seguinte comentário sobre o aumento do investimento estrangeiro no país, que joga mais dólar na economia: "Não sei se devo festejar ou não".
     Sua fala, durante o Fórum Nacional no Rio, arrancou gargalhadas da platéia, formada por economistas e empresários. País afora, contudo, o tema gera também muito choro e ranger de dentes.
     Ali, Guido Mantega revelou espontaneamente algo que já o incomodou mais, nem tanto hoje: se comemora ao lado dos que ganham com o dólar baixo ou se fica solidário àqueles que sofrem por conta do real valorizado.
     Presente ao fórum, o economista Afonso Celso Pastore alertou que o governo não deve cair na tentação de adotar soluções fáceis que impliquem retrocesso na economia, como elevar o protecionismo.
     Citou como recaída a alta das tarifas de importação de têxteis e calçados. Pregou exatamente o contrário: abrir ainda mais a economia, medida para a qual Mantega tapou os ouvidos.
     Outro caminho seria reduzir os gastos públicos e aliviar o peso da política monetária no combate à inflação, permitindo uma queda ainda maior nas taxas de juros e melhora da taxa de câmbio. Mas por aí o governo também já sinalizou que não seguirá.
     Enquanto isso, na toada do dólar descendo a ladeira, o Banco Central deve acelerar a queda dos juros. Até lá, antes de descobrir se ri ou se chora, Mantega deveria tomar cuidado para não irritar aqueles que ganham com o atual câmbio.
     Afinal, um deles vem a ser o seu chefe. Lula só tem a ganhar com o real forte. Enquanto o dólar cai, sua popularidade sobe. Resultado de inflação baixa, poder de compra em alta, classe média voando para Disney e povão feliz da vida com a farra dos importados.

 

Valdo Cruz é jornalista da Folha de S. Paulo 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Sem elo com a servidora denunciante

abilio 400 curtinha   Sob investigação da Comissão de Ética da Câmara de Cuiabá por causa de reincidentes casos de quebra de decoro, Abílio Brunini (foto), em nota, contesta o colega Juca do Guaraná, que divulgou imagens e afirmou que o vereador do PSC esteve no Hospital São Benedito e...

Goleada na cassação no TRE e no TSE

edson fachin 400 curtinha   No TRE-MT, em abril, a juíza aposentada e senadora Selma Arruda, que trocou o PSL pelo Podemos, teve o mandato cassado por unanimidade. No julgamento do recurso da parlamentar no TSE, nesta terça, o placar também foi "elástico": 6 a 1. Somente o ministro Edson Fachin (foto) votou acatando o...

PP não quer se desgrudar do prefeito

vanderlucio 400 curtinha   O PP de Cuiabá está mergulhado na gestão Emanuel Pinheiro, inclusive, comandando três secretarias com Vanderlúcio Rodrigues (foto), de Obras Públicas e que preside a legenda na Capital, Francisco Vuolo (Cultura, Esporte e Turismo) e Débora Marques (Agricultura, Trabalho e...

1º projeto beneficia a Grande Cáceres

leonardo 400 curtinha   O deputado Leonardo (foto) conseguiu aprovação de um projeto na Câmara Federal que amplia prazo sobre registro de imóveis na fronteira, beneficiando a região Oeste, especialmente Cáceres, que faz fronteira com a Bolívia. A matéria agora segue para o Senado. A...

Denúncia, psiquiatria e agora atestado

elizabeth 400 curtinha   Lotada como técnico-administrativo do RH do Hospital Metropolitano da Capital, Elizabete Maria de Almeida (foto), recorreu a um psiquiatra uma semana depois de registrar um BO e, sem apresentar provas, acusar o prefeito Emanuel de negociata, inclusive com dinheiro vivo para vereadores, com vistas a...

Título de Cidadã para senadora goiana

janaina riva 400 curtinha   A Assembleia fará sessão solene nestes últimos dias de 2019 para prestar homenagem a várias personalidades de diferentes segmentos e profissões. Uma das que serão condecoradas com o Título de Cidadã Mato-Grossense é a goiana Kátia Regina de Abreu,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.