Últimas

Quinta-Feira, 17 de Maio de 2007, 10h:58 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

Artigo

Falso dilema

     Rio de Janeiro - Bem a seu estilo, Guido Mantega (Fazenda) expôs publicamente nesta semana seu dilema cambial. Em tom irônico, soltou o seguinte comentário sobre o aumento do investimento estrangeiro no país, que joga mais dólar na economia: "Não sei se devo festejar ou não".
     Sua fala, durante o Fórum Nacional no Rio, arrancou gargalhadas da platéia, formada por economistas e empresários. País afora, contudo, o tema gera também muito choro e ranger de dentes.
     Ali, Guido Mantega revelou espontaneamente algo que já o incomodou mais, nem tanto hoje: se comemora ao lado dos que ganham com o dólar baixo ou se fica solidário àqueles que sofrem por conta do real valorizado.
     Presente ao fórum, o economista Afonso Celso Pastore alertou que o governo não deve cair na tentação de adotar soluções fáceis que impliquem retrocesso na economia, como elevar o protecionismo.
     Citou como recaída a alta das tarifas de importação de têxteis e calçados. Pregou exatamente o contrário: abrir ainda mais a economia, medida para a qual Mantega tapou os ouvidos.
     Outro caminho seria reduzir os gastos públicos e aliviar o peso da política monetária no combate à inflação, permitindo uma queda ainda maior nas taxas de juros e melhora da taxa de câmbio. Mas por aí o governo também já sinalizou que não seguirá.
     Enquanto isso, na toada do dólar descendo a ladeira, o Banco Central deve acelerar a queda dos juros. Até lá, antes de descobrir se ri ou se chora, Mantega deveria tomar cuidado para não irritar aqueles que ganham com o atual câmbio.
     Afinal, um deles vem a ser o seu chefe. Lula só tem a ganhar com o real forte. Enquanto o dólar cai, sua popularidade sobe. Resultado de inflação baixa, poder de compra em alta, classe média voando para Disney e povão feliz da vida com a farra dos importados.

 

Valdo Cruz é jornalista da Folha de S. Paulo 

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Caminho bem consolidado à reeleição

leonardo 400 curtinha   Dos prefeitos que podem ir à reeleição de cidades pólos, o que encontra situação mais confortável é Leonardo Bortolini, o Léo (foto), de Primavera do Leste. Bem articulado e habilidoso politicamente e com uma relação extensa de obras e...

PSDB e balão de ensaio para prefeito

paulo borges 400 curtinha   Bastante enfraquecido e fragilizado, após perda do comando do Executivo estadual e de quadro de filiados, o PSDB anuncia que terá candidato a prefeito de Cuiabá. E até lista três "prefeitáveis", sendo eles os empresários Luiz Carlos Nigro e Dorileo Leal, além do...

Grupo de Fabinho ávido pelo poder

fabio tardin 400 vereador   Uma ala do DEM de Várzea Grande, que se sente excluída do Paço Couto Magalhães, está torcendo pela cassação da prefeita Lucimar e do vice Hazama. O placar do julgamento no TSE está em 2 a 1 pela manutenção do mandato. Esse bloco anti-Lucimar é...

Vereadores oficializam 2 férias por ano

emerson 400 alta floresta curtinha   Os vereadores de Alta Floresta, no Nortão, aproveitaram este período de pandemia, com as atividades presenciais suspensas, para garantir dois períodos de "férias" por ano. Em decisão desta segunda, a Câmara Municipal, presidida por Emerson Sais Machado (foto), alterou o...

Comissão da Câmara sob efeito-Covid

renivaldo 400 curtinha   Em meio às discussões sobre transparência e compras emergenciais de medicamento, insumos e equipamentos às unidades de saúde, na luta contra a pandemia da Covid-19, a Câmara de Cuiabá criou uma Comissão Especial, composta por três vereadores. Tem a...

Ex-secretária Martha Maia com Covid

martha maia 400   A ex-secretária de Saúde e de Promoção Social de Alto Araguaia, Martha Maia (foto), anunciou nesta terça à noite que foi diagnosticada com Covid-19. Apesar disso, não está tendo sintomas da doença e já segue as recomendações padrões de ficar...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Até dezembro, o IFMT terá eleição para Reitoria. Quem você acha que será eleito dos candidatos abaixos?

Deiver Alessandro

Julio Santos

Nenhum deles

Não tenho ideia

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.