Últimas

Domingo, 09 de Agosto de 2009, 10h:54 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

SAÚDE

Fechamento de Pronto-Socorro gera polêmica na Capital

   A decisão do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), de fechar o Hospital e Pronto-Socorro de Cuiabá por 6 meses para realizar uma reforma, tem causado polêmica entre os moradores da Capital. Uma matéria postada no RDNews sobre o assunto - veja aqui, motivou um debate no mínimo "acalorado" entre os leitores. Augusto Neto, por exemplo, se diz favorável ao fechamento da unidade de saúde para a reforma, sob o argumento que o hospital atende a população de todo o Estado. "Nosso prefeito esta tentando resolver um problema secular. O PSMC de cuiaba atende todo Estado, resolvendo problemas urgentes de todas as classes sociais. O PSMC é, na realidade, um salvador de vidas" diz o leitor.

   Naldo Rosa também faz parte do time que incentiva o fechamento para uma reestruturação e pede ações dos secretários municipais para melhorar outros setores da Capital. "É isso aí prefeito, tem que ter coragem para enfrentar os problemas de frente. Já que a iniciativa foi tomada, agora falta arranjar secretários com coragem para consertar o trânsito". Já José Eduardo Rosa tem uma opinião diferente. Segundo ele, seria melhor construir um novo hospital a reformar o atual.

   O leitor José Antônio reclama do atendimento nos hospitais e policlínicas de Cuiabá e cobra a concretização de promessas feitas pelo prefeito durante a campanha eleitoral do ano passado. "Prezado prefeito, vossa excelência não afirmou na campanha que faria um Pronto-Socorro para cada bairro? Não afirma sistematicamente que tem policlínicas funcionando em todos os bairros? Isso é mentira. Nesta quarta levei minha filha à policlínica do Coxipó com febre. Chegamos às 16h e fiquei na fila até as 20h, quando a médica disse que tinha acabado sua jornada de trabalho e foi embora deixando-me na mão", reclama.

   Valmir Molina, que faz parte da juventude tucana do PSDB, faz um contraponto em relação a alguns comentários. Ele diz que não é verdade que Wilson Santos esteja em final de mandato para disputar o Palácio Paiaguás em 2010. Quanto à reforma, Molina diz que a construção de um novo Pronto-Socorro é responsabilidade do governo estadual. "Por pertencer ao partido do prefeito, sinto-me no dever e contestar alguns pontos de vista, começando por dois internautas que afirmam que o prefeito encontra-se em final de mandato. Ledo engano senhores. Ele está no sétimo do mêsdo segundo mandato, por isso, falta muito para o fim. Sobre a construção de outro PSMC, com todo o respeito, vá cobrar isso do governo do Estado, completamente acéfalo na área da saúde".

   Por fim, o leitor Gerson Luiz Alves pondera que nos últimos 30 anos, todos os prefeitos cuiabanos reformaram o local que, segundo ela, continua ruim. "Se pegarmos os jornais das últimas três décadas, as reformas sempre se deram antes das eleições. O que Cuiabá necessita é de outro Pronto-Socorro. A Copa vem aí. Se este já não consegue atender a população, imagina os turistas que virão para a Copa?". (Flávia Borges)

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • LIBERMAN LOPES SILVA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    se existe um órgão que deveria fechar as portas é o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso. Um órgão. sabidamente que serve para cabide de emprego para políticos desempregados e que estão lá para acomodar as contas de gestores desonestos como Lutero Ponce, Chica Nunes e tantos outros. que maravilha seria toda aquela estrutura transformada em um hospital público, para atende quem realmente precise. utopia, utopia.......

  • José Pires da Conceição Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse Valmir Molina só fala besteira, o Wilson Santos prometeu e não cumpriu, o Governo só não ajuda mais |Cuiabá é porque falta habilidade política do PSDB conduzir o processo, e por falar no Molina e o irmão dele que é funcionário fantasma da Câmara!

  • rafael | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    parabens wilson, pela coragem e audácia de um gestor publico, agora o que tem que acontecer é os demais prefeitos cuidarem das pessoas em suas cidades, para que desafoguem o pronto socorro de cuiaba.

  • renne Taiffer | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O leitor Jose Antonio reclama de ter ficado 4 hs nas fila para ser atendido. Pensa ele que nos planos particulares eh muito diferente?
    Os plano anunciam mil e uma vantagens, mas a maioria dos medicos atende pelos convenios pela fila de espera de acordo com a hora de chegada. Quanto a medica ter terminado o plantao e ter ido embora sem atender sua parente, plantao tem hora para iniciar e acabar eles nao ganham horas extras;em tempo nao sou baba ovo de medicos, mas se o SUS um dia terminar,todos os que o acham ineficiente vao se arrepender pois ficarao sem opcao. Portanto para quem nao tem acesso a medicina privada o SUS eh a solucao e o atendimento melhorou em muito em relacao a gestao do ex secretario municipal de saude .

  • elizeu | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    para termos uma noção de como o governo estadual trata a questão da saude em matogrosso e principalmente em cuiaba, é o fato de que não tem nenhuma vaga aberta na area de saude neste concurso publico de 10086 vagas.

  • Cristina Almeida | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É isso ai prefeito faltava coragem para reformar o pronto socorro. agora teremos um hospital de fato e de direito, que ja é referência até internacional. Aqui vem gente de todos os lados até da Bolívia. So falta o governo estadual ajudar e criar vagas nos hospitais para ajudar o município que arca com tudo sozinho

  • João Luis | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Minha cidade é referencia para todos os municipios de MT na area da saude pública. Está de parabénms o prefeito quando resolve reformar o pronto socorro, onde a urgencia e emergencia funcionam muito bem. A população deve, no mínimo, apoiar essa iniciativa que já passava da hora.

  • PAULO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Espero q nao fechem todas as alas do PSMC de uma só vez, seria de uma imbecilidade sem fim.Primeiro pq nao haveria a menor possibilidade das Policlinicas absorver o grau de complexidade e as demandas do PSMC.Vale lembrar q a Policlinica do Verdao ainda esta desativada, por estar em reforma.Nao podemos confundir coragem com loucura.Fechar todo o PSMC hoje é ,sem dúvida ,condenar a morte vários usuarios.Esse tipo de coragem nao partiria de um homem tao centrado qto nosso prefeito Wilson Santos.Rogo a Deus q eu esteja certo.

  • judith aparecida batista | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CUIABÁ NOS UTIMOS 20 ANOS FECHARAM VARIOS HOSPITAIS- STA CRUZ , HOSPITAL MODELO ETC E NÃO FOI CONSTRUIDO NENHUM NOVO HOSPITAL. È ASSIM QUE QUEREM TRAZER A COPA PRA CUIABÁ? A CIDADE NECESSITA DE UM NOVO PRONTO SOCORRO PARA DESAFOGAR O ATUAL CUJO UNICO PROBLEMA É FALTA DE GERENCIAMENTO E A FALTA DE ESPAÇO FISICO. TODOS PREFEITOS REFORMARAM O PS E ELE CONTINUA PÉSSIMO. O PS NA VERDE É UM HOSPITAL DE PRONTO SOCORRO SO NO NOME. VAMOS CONSTRUIR UM PRONTO SOCORRO DECENTE COM AREA SUFICIENTE PARA ESTACIONAMENTO. HELIPORTO E LOCAL APROPRIADO PARA RECEPÇAÕ DE PACIENTES . E COM TODOS OS REQUISITOS TECNICOS E ARQUITETÔNICOS PARA FUNCIONAR COMO UM VERDADEIRO PS.HJ P PS É UMA FEIRA LIVRE COM PACIENTES EM MACAS, SENTADOS PELOS CORREDORES ...È ASSIM QUE CUIABÁ RECEBERA OS TURISTAS PARA A COPA DO MUINDO ?... É MUITO FALTA DE COMPETENCIA E PLANEJAMENTO. A REGIÃO METROPOLITANA DE CUIABA HJ POSSUI MAIS DE 1 MILHÃO DE HABITANTES NÃO É POSSIVEL QUE UM PC CONSTRUIDO A DECADAS POSSA COMPORTAR A DEMANDA EXISTENTE HOJE.

  • dejango | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EU TENHO PROMETIDO A MIM MESMO QUE NÃO VOU MAIS ME MANIFESTAR, MAS QUANDO VEJO UMA ATITUDE DE UM PREFEITO COM ESSE PROPÓSITO DE FECHAR UM PRONTO SOCORRO MESMO QUE PRA REFORMA COM A IMPORTANCIA QUE ELE TEM ISSO ME REVOLTA.
    ACREDITO QUE O PROPÓSITO SEJA OUTRO, ESTAMOS NO MEIO DE UMA PANDEMIA DE GRIPE SUINA E EM MATO GROSSO COM CERTEZA AS FILEIRAS DE PESSOAS INFECTADAS IRÁ AUMENTAR MUITO, ENTÃO É CONVENIENTE FECHAR AGORA DO QUE SER TAXADO DE INCAPAZ EM ATENDER A GRANDE QUANTIDADE DE PESSOAS QUE COM CERTEZA IRÃO PRECISAR.
    SE O CASO FOSSE DE REFORMAR ISSO PODERIA ESTAR SENDO FEITO POR ETAPAS SEM PREJUIZO AO ATENDIMENTO, MAS TENHO CERTEZA QUE O OBJETIVO É A PREVISÃO NÃO MUITO SOMBRIA PARA OS PRÓXIMOS MESES E TRANSFERIR A RESPONSABILIDADE TODA PARA O GOVERNO.
    NESSE WILSON EU JÁ NÃO ACREDITO MAIS....

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.