Últimas
Terça-Feira, 13 de Novembro de 2007, 15h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Fecómercio vai à Justiça contra feriado do dia 20
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio), presidida por Pedro Nadaf, ajuizou medida cautelar com pedido de liminar na última sexta junto à 5ª Vara Especializada de Fazenda em Cuiabá para que seja decretado ponto facultativo no próximo dia 20, Dia Nacional da Consciência Negra, ou feriado do Zumbi dos Palmares, como é conhecido popularmente. Conforme a entidade, a Lei 7.879/2002, que determina o fechamento do comércio nessa data, pode causar prejuízos financeiros de até 20% para o segmento em todo o Estado.
No calendário de comerciantes constam três feriados neste mês de novembro: Dias de Finados, da Proclamação da República e ainda da Consciência Negra. Tanto a Fecomércio quanto à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) são feriados excessivos. "A previsão é que vamos perder quase 20% de vendas em relação ao ano passado, por isso concordo totalmente com a ação da Fecomércio. A data poderia ser apenas comemorada e não fechar as lojas", critica José Alberto Vieira de Aguiar, presidente da CDL. "Zumbi é de Alagoas e nem lá é feriado. Poderia ser um chamativo cívico comemorado no domingo, senão daqui a pouco vamos comemorar o dia do imigrante Japonês", completou.
Esta é a segunda vez que a Fecomércio tenta decretar ponto facultativo para o segmento comerciário. No ano passado, a entidade ingressou um mandado de segurança no dia 3 de novembro. Não oteve êxito. O pedido foi julgado pela Justiça 12 dias depois. (Simone Alves)
Postar um novo comentário
Comentários (5)
-
Rose | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Concordo com Jacy Proença, por que não cancelar então o feriado do dia 15 de novembro???!!! Vai perguntar nas ruas pra vem que sabe sobre a data...kkk Sinceramente, se o imigrante japonês tivesse a importância do negro para a composição étnico-racial do país talvez até poderia cogitar um feriado para ele sim. O comentário do José Alberto Aguiar é ofensivo, assim como o posicionamento de Pedro Nadaf contra a licença-maternidade de 6 meses. Não se pode buscar o fim da violência no país com esse tipo de posicionamento, infelizmente, essa gente vai continuar ocupando espaço nas páginas policiais: furto, roubo, assalto, sequestro...Ah, eu não sou negra, nem membro de associações. Jornalista, loira, olhos verdes e descendentes de imigrantes italidanos e espanhóis, mas sou a favor da valorização dos negros, porque reconheço neles o pilar da nossa sociedade.
-
harlly | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Será ou não seria justo que pessoas negras trabalhem neste feriado dia 20 de novembro, a pedido do patrão do mesmo? Boa pergunta gostaria que alguem respondesse.
-
José Delgado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Sempre ao lado do poder, o Sr. Pedro Nadaf, nos deixa triste. Num Estado, formado por várias raças, principalmente a negra, que aquece da mesma forma, indistintamente, o comércio nas datas próprias para presentear, sequer na visão deste Representante da Burquesia, reconhece sua importância. Em suas palestras repetitivas, ele aborda este assunto? Não. Pois, para o consumo elas são de vital importância.
-
Ruth | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Feriado é como uma moeda, tem dois lados.
Para o funcionario publico é maravilhoso poder desfrutar de 6 dias de folga sem contar como férias.
Já para os empresarios e autonomos isso representa uma grande perda de renda e que muitas vezes acarreta em falta de dinheiro para cobrir os custos. Deveriam estabelecer nvas regras para que ninguém fosse prejudicado.
Negros, brancos, índio, amarelos são todos seres humanos, filhos de Deus e como tal todos tem seu valor. Independente de feriado. -
Cristina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Todo ano os empresários vem com papinho furado. Um dia com as portas fechadas serão compensadas quandos eles forçarem os funcionários a jornadas de 12 horas de trabalho nas vésperas do Natal e Ano Novo. Época em que eles (donos) engordam o bolso.
Por favor, em 2008, poupe a gente desse discurso de que o Dia da Consciência Negra atrapalha vocês. Não sou negra e nem funcionária pública, mas tenho respeito pelos negros que compõe a maioria da população e não se vê representada pelos "heróis" nacionais e os funcionários públicos, classe tão desprezada, inclusive pelos comerciantes, que sobrevivem do salário e juros cobrados dos mesmos servidores públicos.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga