Últimas
Domingo, 12 de Abril de 2009, 12h:49 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22
Fim do vestibular tira propaganda de Santos e Pátio
O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou neste domingo que 2010 pode ser o último ano de vestibulares para ingressos de estudantes nas universidades públicas e privadas. O critério que passa a valer é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em entrevista ao repórter Demétrio Weber, publicada em O Globo, Haddad afirma que o novo exame enfraquecerá o sistema dos cursinhos pré-vestibulares, chamados por ele de "anomalia brasileira". Aposta que o Enem servirá para reestruturar o ensino médio. Os cursinhos, porém, começam tambem a se adaptar à novidade.
Além dos prefeitos de Cuiabá e de Rondonópolis,
gestão Maggi também perde no marketing porque
novo formato do Enem substitui o tradicional teste
para ingresso às universidades públicas e privadas
-
Confira aqui a entrevista no blog Educação à Brasileira
O fim do vertibular será um balde de água fria nas administrações dos prefeitos mato-grossenses Wilson Santos (PMDB), de Cuiabá, e de Zé do Pátio (PMDB), de Rondonópolis, assim como do governador Blairo Maggi (PR), que anunciou para este ano realização do MT Pré-Vestibular em 25 municípios. O Estado vai gastar R$ 4,9 milhões para efetivar o programa, por meio de um sistema telepresencial, para atender a 10 mil vestibulandos carentes. As aulas são gratuitas.
Em Rondonópolis, Pátio colocou em prática o cursinho pré-vestibular, uma de suas principais promessas de campanha. O projeto já foi aprovado pela Câmara Municipal. Na Capital, o prefeito Wilson Santos implantou o Cuiabá-Vest desde 2005, logo no primeiro ano de sua administração. Como o programa deu certo e tem atraído milhares de estudantes a cada ano, Santos tem feito propaganda e tirado proveito político da situação
Agora, o Ministério da Educação vai mudar a forma de testar alunos de ensino médio que buscam espaço no terceiro grau. Na avaliação do ministro Haddad, "o mundo não trabalha com o conceito de cursinho pré-vestibular." Com o novo formato do Enem, surge junto outra forma de realização das provas, vindo a substituir o vestibular. Nesse caso, não haveria mais razão para os cursinhos pré-vestibulares, mantidos pelo governo estadual e pelas prefeituras de Cuiabá e de Rondonópolis.
Postar um novo comentário
Comentários (3)
-
Sueli | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Bem feito sabe prá quem?????
Pro traidor do Sérgio Cintra. -
RONEI DUARTE advogado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
A universalização do ensino público brasileiro a partir da década de 70, acarretou como consequencia a perda da sua qualidade e excelencia. O Ensino Básico responsabiliade dos municipios e o Ensino Médio responsabilidade dos Estados (depois da Constituição Fedreal de 1988) não receberam a devida atenção dos governantes,haja vista que, temos escolas estruturalmente inadequadas,professores desmotivados e alunos decepcionantes e decepcionados. A escola pública atualmente não prepara o aluno nem para o exercício da cidadania,nem para a inserção no trabalho dentro do sistema econômico capitalista,muito menos para a vida.
As autoridades e os governantes conscios dessa realidade procuram capitalizar votos, demagógicamente, proporcionando os famosos cursos pré-vestibulares. Tais cursinhos são ao invés de serem alardados como virtudes e boa ação dos políticos, na verdade, deveriam ser vistos por todos como um autentico reconhecimento da falência,banalização e degeneração do ensino público brasileiro. Portanto,motivo de vergonha para prefeitos e governadores que não cumprem suas obrigações para proporcionar um ensino público de qualidade. -
Antonio Etico R. Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Agora o Sergio Cintra poderá adptar o trabalho dele para curso de CORTE E COSTURA e apresentar ao governador, com isso nao perderá seu contrato de trabalho.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga