Últimas

Quarta-Feira, 02 de Abril de 2008, 13h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

SAÚDE PÚBLICA

Fornecedores temem calote e cobram secretário

Luiz Soares, secretário de Saúde da Capital Fornecedores e prestadores de serviços estão na bronca com o novo secretário de Saúde de Cuiabá, Luiz Soares, por este ter priorizado o pagamento a partir de sua gestão e engavetado quitação de despesas referentes à administração do antecessor Guilherme Maluf. Eles temem calote.

   São fornecedores de medicamentos e materiais, assim como prestadores de serviços, como os hospitais Geral, Santa Helena e Santa Casa de Misericórdia e as clínicas que atendem ao Município. Alguns estão recorrendo à Justiça ou ao Ministério Público. Em 2001, quando Soares assumiu o comando da Saúde da Capital pela primeira vez, na gestão Roberto França, ele não autorizou pagamento de vencimentos "herdados" de novembro e dezembro do ano anterior e até hoje fornecedores e prestaores de serviços continuam no prejuízo. Há temor que isso venha ocorrer agora. O clima é de conflitos. Mais de 30 médicos que atendem nas policlínicas já pediram demissão por divergências com o secretário do prefeito Wilson Santos (PSDB).

   Os vencimentos de dezembro do ano passado, por exemplo, não foram equacionados até hoje. Somente com a Santa Casa de Misericórdia, a Saúde acumula R$ 1,1milhão. Soares propôs pagá-lo em até três parcelas e, mesmo assim, está "enrolando" a instituição.

   Cauteloso, o administrador da Santa Casa, médico Luiz Sabóia, prefere não entrar em confronto. Ele revela que os pagamentos pela prestação de serviços referentes a janeiro e fevereiro foram repassados pela Prefeitura da Capital, por meio da secretaria de Saúde. Já quanto a dezembro do ano passado, época do então secretário Maluf, não conseguiu receber. "Estamos buscando uma negociação com tranquilidade. A gente precisa ter uma boa relação com o prefeito e com o secretário. Não vale a pena brigar porque, senão, fica pior. Agora, estamos passando apurados para manter a Santa Casa em funcionamento", enfatiza o administrador.

   Segundo Sabóia, o prefeito mostra interesse em resolver as pendências. "Estou igual negociador inglês: qualquer proposta que me apresentarem, eu digo tá bom!, afinal temos 400 funcionários, uma média de 200 pacientes e uma rotina de 20 cirurgias realizadas diariamente. Não é fácil manter essa estrutura aqui", enfatiza.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Não foi por falta de aviso, Wilson sempre soube que o atual Secretário de Saúde é uma pessoa destemperada, péssimo gestor e sem nenhum senso ético que lhe permita entender que a administração pública é a continuidade de ações. Não existe essa de da minha gestão prá frente eu pago e o quê ficou prá trás não é meu. Esse discurso era muito usado há uns 30 anos atrás e pelo ex-prefeito (RF), atualmente temos uma Lei de Responsabilidade Fiscal e outros instrumentos de garantia aos credores. Isso é que dá empregar incompetentes. Abre o olho Wilson, quem vai responder perante o Tribunal de Contas e diante das urnas é somente você.
    Seria muito bom se pudéssemos acordar no dia 1º de janeiro e dizer: só pago as contas deste ano prá frente e que se danem os credores do ano passado. Essa não cola.

  • Nelson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quando assumiu a prefeitura, WS falava que a saúde seria vidrini de sua administração, no entanto parece que o tiro saiu pela culatra.
    Até o presente momento nao vi o prefeito colocar ninguem comprometido com a saúde, todos preocupados em fazer nome e mais nada.
    Agora é so esperar para colher os freutos nas urnas....

  • sergio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É seu prefeito,sua promessa de campanha o senhor dizia que colocaria secretario técnico ou melhor médico, não é isso que esta acontecendo.

    Este atual secretario de saúde não gosta de Cuiabá. já estava dando seus calotes em alto garças o senhor prefeito nos traz este presente de Grego..

    sou o Sergio do cpa seu ex eleitor

  • valmir molina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Em 1 lugar,é duro quando a pessoa escreve e não se identifica,esse tal cuiabano não conhece ou tem raiva por algum motivo do atual secretário Luis Soares.todos sabem do seu zelo como gestor público,do seu reespeito pelo usuário do SUS e do seu repúdio contra os sanguessugas as da saúde.Quando o poder público tem em seus quadros pessoas sérias e honestas,isso incomoda muito,pois acabam-se os agrados de todo tipo.Alô internautas vamos assumir nossas opiniões,vamos nos identificar.

  • EDGAR MARQUES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Po molina, vc e mais um dos puxa saco asumido do cabeção, que nunca trabalha pra nimguem, o cuiabano tem seus motivo e o direito que lhes assiste, agora que esse secretario tem um nome sim, ditador, não conhece as leis trabalhista,ainda coloca o prefeito em maus lenções, disem que o trem da alegria so tem mão de obra desqualificada, so sabem faser politica, haaa quem aguenta um trem desse!!!e tem mais, cade o pagamento de dezembro e janeiro da saude? repasse do estado,estamos de olho turma do verde abacate...

  • Jeovaldo Rosa Magalhães | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu venho aqui em público agradecer ao Secretario por ter tirado o nosso Parasita que se dizia médico, daqui do PSF Novo Colorado, e que sua nova substituta seja bem vinda. E que faça um bom trabalho junto da comunidade. Muito Obrigado Secretário. A comunidade Coloradense agradeçe. E que Deus vos abençoe nessa nova missão.

MPE suspende censo previdenciário

jose antonio borges 400 curtinha   O procurador-geral de Justiça, promotor José Antonio Borges (foto), suspendeu o censo previdenciário cadastral dos membros e servidores inativos e pensionistas do MPE. O recadastramento deveria ter iniciado no último dia 11 para ser concluído no final de fevereiro. Borges tomou...

Juca e os 7 secretários da Câmara

andre pozetti 400 curtinha   O presidente Juca do Guaraná definiu sete dos nove secretários que vão ajudá-lo a administrar a Câmara de Cuiabá. O secretário de Administração é Bolanger José de Almeida. O coronel PM da reserva Edson Leite conduz o Patrimônio e...

Morre mais um pastor da Assembleia

pastor jose alves de jesus 400   A Covid-19 transforma mais um pastor da Igreja Assembleia de Deus em vítima fatal. Morreu nesta terça José Alves de Jesus (foto), que presidia há vários anos o Campo Eclesiástico Autônomo da Igreja de Primavera do Leste e região. Ele estava hospitalizado com o...

Mauro e os "cabeças chatas" do CE

mauro mendes 400   O governador Mauro Mendes está disposto a conhecer a experiência da  educação pública  do Ceará, que há anos apresenta os melhores índices no Ideb e é orgulho dos irmãos Ciro e Cid Gomes, ex-prefeitos de Sobral e ex-governadores. Até pretende...

Seduc e microônibus para municípios

alan porto 400 curtinha   A secretaria estadual de Educação, sob Alan Porto (foto), tem buscado parcerias com prefeituras para construir quadras poliesportivas, laboratórios de informática e escolas, além de ampliar salas de aula, adquirir ares condicionados e microônibus escolares, de modo a atender...

Emanuel é quem mais realizou obras

emanuel pinheiro 400 curtinha   Um levantamento da empresa Percent Pesquisa & Consultoria, feita em Cuiabá entre os últimos dias 13 e 14, destaca que, na percepção de 49% dos cuiabanos, o prefeito reeleito Emanuel Pinheiro (foto) foi o que mais fez obras e serviços. Em segundo lugar, com 19,8%, é citado...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.