Últimas

Quinta-Feira, 03 de Abril de 2008, 22h:57 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

CONFRONTO

França chama Santos de pinóquio e demagogo

Ex-prefeito Roberto França responde às críticas do sucessor Wilson Santos  Ex-prefeito utiliza seu programa de TV para se defender, compara as gestões e "detona" o prefeito tucano

  O ex-prefeito por dois mandatos (1997/2004) e deputado estadual Roberto França (sem partido) classificou nesta quinta à noite o seu sucessor em Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), de "demagogo", "pinóquio", "mentiroso" e "leviano". Ele aproveitou o seu programa Resumo do Dia, da TV Rondon (afiliada da Rede TV!), para detonar o prefeito. Disse que esta foi a melhor maneira que encontrou para responder aos ataques.

   Segundo França, o tucano passou a fazer duras críticas a sua administração e citou especificamente o caso das dívidas com INSS. O prefeito o culpa por um suposto calote, ao ponto de levar a prefeitura a ter o nome inscrito no Cadin. França apresentou na TV certidões do INSS para garantir que renegociou, enquanto prefeito, todos os débitos previdenciários. "Peguei a prefeitura com mais de R$ 40 milhões de dívidas e nem por isso critiquei os ex-prefeitos Dante de Oliveira e José Meirelles", diz França para, em seguida, chamar o prefeito de demagogo.

   Ele disse que as certidões do INSS com datas de dezembro de 2004, e de janeiro, abril e outubro de 2005 revelam que não havia dívida por renegociar com a Previdência. "Se depois que eu saí da prefeitura surgiram débitos a partir de novos levantamentos, aí é outros quinhentos. Se eu paguei R$ 400 milhões de dívidas, porque o senhor Wilson Santos, ao invés de fazer sansacionalismo barato e demagógico, já querendo ganhar as eleições, não renegocia as dívidas?".

   Em "discurso" de mais de 5 minutos no seu programa de TV, França lembrou que pegou a prefeitura atolada em dívidas e apresentou um balanço comparativo com a gestão do sucessão. "Eu fiz mais de mil obras, senhor Wilson Santos, e o senhor só fica na promessa. Construi 45 creches e até agora o senhor não fez uma sequer, o que é uma vergonha".

   Na sequência dos comparativos, o ex-prefeito lembrou que implantou 10 centros odontológicos, enquanto a atual gestão não construiu um. "E ele (Santos) ainda fala em dobrar esse número!". França afirmou que seu governo construiu 14 sedes do Programa Saúde da Família e o seu sucessor até agora não fez uma sede própria do PSF. Também citou 25 miniestádios construídos, enquanto o prefeito não inaugurou um nos três anos de mandato.

   Diz também ter construído 360 novas salas-de-aula, o que daria 80 escolas, e o gestor Santos, segundo França, "fez 40 e está agindo com demagogia barata". "Ele (prefeito) está fazendo propaganda enganosa e vamos começar a desmascarar essa demagogia". Segundo França, de fato a prefeitura paga hoje o melhor piso para os professores, mas observa que isso não foi medida adotada pelo atual prefeito, mas sim no período em que comandava o Palácio Alencastro.

   "Essa lei é minha. Foi feita pelo secretário Carlos Maldonado junto com o Sintep e o senhor (Santos) mente para o povo!. O senhor diz que o transporte coletivo melhorou, mas esquece de dizer que fui eu quem assinou o decreto, em agosto de 2004, obrigando a renovação da frota de ônibus", disparou França.

    Passe-livre

   O ex-prefeito observou também que o prefeito se gaba de dizer que o passe-livre hoje representa a maior transferência de renda, inclusive mais do que o Bolsa-Família, mas não mencionou que foi na gestão França que o benefício foi instituído. "O senhor, prefeito, tentou acabar com o passe-livre. Então, está na hora de acabar com essas mentiras. Vou colocar a verdade em pratos limpos, doa a quem doer. Se precisar vou peitar. Eu tenho serviços prestados, com mais de mil obras e serviços sociais."

  Por fim, França, que comandou a Capital por 8 anos, conclui: "Está dado o recado. Essa é a posição oficial do Roberto França para que mentiras de pinóquio não prevaleçam".

   França e Santos já foram aliados no passado. Atuaram juntos no PSDB. Em 2000, se enfrentaram nas urnas, quando França se reeelgeu prefeito. O ex-prefeito tem hoje a esposa, ex-vice-governadora Iraci França, como pré-candidata do DEM à sucessão municipal. Sem partido desde o ano passado, após atuar no PTB, PSDB e PPS, Roberto França tende a migrar também para o DEM. Sinaliza para forte oposição ao prefeito Santos, que já está em pré-campanha por um novo mandato.

Postar um novo comentário

Comentários (21)

  • CIDADÃO DESESPERANÇADO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    estes comentarios de elogio ao ex- prefeito RF devem ser de funcionarios da sanecap, que se voce perguntasse onde era o predio da sanecap eles não sabiam, ou então de presidentes de Bairro
    Eu não sou eleitor do Sr WS eu votei muito no RF quando ele dizia Prometer e não cumprir é pior.....
    Quando ele se dizia A voz que não se cala......
    quando ele fez a lei de se pagar juros de salarios atrasado, durante os 08 anos ele pagou?e as mil obras tudo obra tipo casca de ovoe o cano que ele deu na outra empresa de coleta de lixo?
    então aos puxa-saco do RF nada à declarar.......

  • helio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    cuiaba cuiaba tantos ficaram ricos na cadeira do alencastro, quem sofre com isso é a população com falta de medicos nas policlinicas dinheiro publico tem que haver seriedade...

  • Milton Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nota-se que os comentários tendem a agradar os seus respectivos chefes,ou então em tom de campanha.

    A Razão não pode sobrepor a emoção, jamais!

    Disse em comentários anteriores que o Pecado de Roberto não foi deixarem dia o salário dos funcionários.

    Daí afirmar quer Robertonão foi um bom Prefeito, que nada fez, é pura babaquice, idiotice, é ser muito otário e tentar mentir para sí próprio.

    Roberto transformou Cuiabá, a Cidade era uma vergonha de tanto buraco e mato, suja!!
    Se construiu as 1.000 obras com recursos oriundos do Governo Federal ou Estadual,não importa!, o importante é que Ele (Roberto) cumpriu sua obrigação como Gestor, e será muito dificil outro Prefeito fazer o que Ele fez por Cuiabá!

    Nem por isso criticava seus antecessores, pelo contrário, Ele tinha ombridade de em cada obra que inaugurava Dizia: Foi o Deputado tal...que alocou rescursos para esta Obra, ou foi o Senador fulano de tal....

    É simples, os Cartões Postais de Cuiabá, foram construídos em qual gestão?

    Se Jesus Cristo voltar na terra, com certeza, mesmo sabendo que é o Cristo,o homem o crucificará de novo!

    Ninguem tem o dom da perfeição!! somos dotados de erros e acertos, mas mente sã e coerência consigo mesmo, creio fazer parte da formação do cidadão!

  • sidney queiroz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EU ACHO QUE ESTAS MIL OBRA QUE ROBERTO FALA QUE ELE FES NAO FOI ELE FOI O SAUDOSO DANTE MARTIS QUE FOI O MELHOR GOVERNADO QUE AJUDOU CUIABA . WILSON ESTA SO POR DEUS SEM AJUDA DESTES VIRA LATA DE MAGGI ESTE LULA QUE ESTA MEM AI COM CUIABA VAMOS POVO ABRIL OS OLHO QUANTO E TEMPO ..SE NAO VIRA LATA VAI COLOKA CUIABA NA LATA DO LIXO RSRSRSRSRSR

  • Antonio B. Canavarros Junior | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    se o Roberto França se gaba tantocom as mas de mil obras porque nao foi eleito deputado na ultima eleição, fica chorando para o Deputado Gilmar Fabris ficar de licença para assumir a vaga de deputado. ELE ACHA QUE O POVO E BURRO....


    Essas obras que ele tanto gaba, ela foi feita na gestão do ex=governador DANTE DE OLIVEIRA. Que repasava muito mais verba para Cuiaba do que o atual governo.


    NAO ADIANTA FAZER MIL OBRAS, E SE ESQUECER doFUNCIONALISMO PUBLICO QUE NA SUA GESTAO FOI MUITO MALTRATADO SALARIO ATRAZADOS POVO PASSANDO FOME. NUNCA VOU ESQUECER DO CDC QUEM SE LEMBRA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Agora quero ver o inlustre ministerio publico. se pronunciar sobre essa propagana eleitoreira.

    PORQUE ELE NAO FOI NA TRIBUNAL DA ASSEMBLEIA SORRAR LA, E PORQUE LA NAO TEM IBOPE.

  • ALGUEM | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CADA VEZ É MAIOR A DESCEPIÇAO EM REL~ÇÃO AOS NOSSOS POLITICOS. ESSE TAL RODIZIO SÓ SERVE PARA ONERAR O ESTADO COM MAIS UM COMISSIONADO, OS COITADOS DOS EFETIVOS SÓ SERVEM MESMO É PARA DIZER QUE A TAL SECRETARIA TEM E PARA MAIS NADA, QUEM MANDA SÃO OS INDICADOS QUE NÃO SABEM FAZER NADA SÓ RECLAMAR E BRINCAR NO COMPUTADOR.

    RF NÃO SE ESQUEÇA O POVO TEM MEMORIA.

    MP PRESTA ATENÇÃO NO NIVEL DOS PROGRAMAS DE TV, É SÓ POLITICAGEM

  • marcio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    srº roberto frança vc tem que ter respeito para falar do prefeito wilson santos,vc não tem dignidade para falar do srº wilsom santos, ou vc acha que o povo ja esqueceu das suas contas que forão todas reprovada pelo tribunal de contas,atraso de salario, o cloro da sanecap e outros,sem falar que o srº mamou nas tetas do ex. pres. fernando henrrique e do governador dante de oliveira para construir estas obras que o srº tanto fala e hoje si que lembra do ex.presidente e do falecido ex. governador,não venha não roberto vc viu nas urnas passada si que o povo te elegeu para dep.estadual fui seu fã mais não vem com demagogia não.

  • Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Muito Bem Roberto, mostre a esse pinóquio, que quem tem serviço prestado nada tem a temer, continue a ser o Roberto de sempre.cuiabá vai demorar e muito para te um prefeito igual a você.

  • Flavio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Os outros internautas já disseram que as obras foram feitas com dinheiro do Governo do Estado, comandado por Dante e do Governo Federal, à época com FHC. Não existe uma única óbra com dinheiro da Prefeitura. Além do que, não existe uma única óbra macro. Não existe óbras estruturais, que abragem a cidade como um todo. França não conseguiu solucionar o problema de água da cidade. Aliás, acho que ele fez foi piorar.
    Mas, o pior que eu acho, é que mesmo recebendo ajuda do Governo do Estado e Federal, França não conseguiu, em oito anos, colocar a folha de pagamento em dia. Por que será que ele não explicou como ele conseguiu essa façanha? Só dele ter ficado oito anos com salário atrasado, e Santos ter, em menos de noventa dias, colocado o salário em dia, e, sem ajuda dos demais governos, só esse fato já impede que se considere qualquer critica de França a Santos.
    Não vou aqui ficar citando as obras do Prefeito Wilson Santos, pois não tenho procuração para falar por ele, mas, apenas três obras que estão sendo realizadas, superam, em muito, as mais de mil obras de França, pois, são obras que projetam Cuiabá para o futuro, e, que terão alcance de toda a população.

2 caciques não disputam Alto Garças

roland trentini 400 curtinha   Após décadas de rixas, de campanhas ostentadoras, rachas e brigas eleitorais intermináveis em Alto Garças, os ex-prefeitos Rolando Trentini (foto) e Júnior Pitucha resolveram não mais concorrer ao Executivo. Mas, um deles segue se movimentando nos bastidores. Pela...

Um ex-prefeito inelegível em Poconé

clovis martins 400   Dificilmente o ex-prefeito petebista Clovis Damião Martins (foto) terá registro de candidatura a prefeito de Poconé deferido pela Justiça Eleitoral. O promotor de Justiça, Mário Anthero, já pediu impugnação do registro do petebista por inelegibilidades. Clovis, que...

Briga em Sinop entre Juarez e Dorner

juarez costa 400 curtinha   Em Sinop, a briga eleitoral caminha para tensão e acirramento entre o emedebista Juarez Costa (foto) e Roberto Dorner (Republicanos). Hoje, o ex-prefeito seria eleito, mas Dorner vem crescendo nas adesões, com ajuda do vice de sua chapa, ex-vereador Dalton Martini (Patriota). O apoio da prefeita Rosana...

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...