Últimas
Terça-Feira, 04 de Novembro de 2008, 12h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21
Fulô tenta presidência; PR lança Zaher e Pichioni
Três vereadores brigam pela presidência da Câmara Municipal de Rondonópolis. Do grupo que fará oposição ao prefeito eleito Zé do Pátio, estão os republicanos Mohamed Zaher e Hélio Pichioni. Já do bloco situacionista está o veterano Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (PMDB). No caso de Fulô, sua esperança é que consiga atrair os vereadores Reginaldo dos Santos (PPS) e Cido Silva (PP). Ele admite que, sem os dois no seu grupo, dificilmente terá maioria.
A partir de 1º de janeiro, o município, terceiro maior do Estado, passa a ter o peemedebista Pátio como prefeito. Hoje, o Legislativo está sob o vereador reeleito Ananias Filho, do PR, partido do prefeito derrotado nas urnas Adilton Sachetti. Pátio teve uma vitória aperdada com 49,7% dos votos válidos ( 51.775 votos), enquanto Sachetti, apoiado pelo governador Blairo Maggi, obteve 45,1% dos votos válidos (46.975 votos). O prefeito eleito está alheio à disputa da Mesa Diretora da Câmara mas, no fundo, se mostra preocupado porque o sucesso ou não de seu governo se deverá, em parte, ao comportamento dos vereadores.
Hoje, a oposição ao novo prefeito, nas asas do PR, representa maioria. Os republicanos garantiram 6 das 12 cadeiras de vereador. Já o PMDB de Pátio assegurou 4 vagas e luta para atrair mais 2 na briga pela Mesa Diretora. "Nossa única chance é trazer mais dois vereadores para a base. Estamos conversando com Cido Silva (PP) e com Reginaldo dos Santos (PPS). Eles são a nossa única chance de vencer essa disputa com o PR", analisa Fulô, reeleito com 2.155 votos.
O peemedebista afirma que dentro da cúpula do PR os nomes mais cotados à presidência são dos vereadores reeleitos Hélio Pichioni (3.273 votos) e Mohamed Zaher (2.973 votos). "Tudo ainda está nebuloso, mas esses dois são os nomes que despontam", admite. Mesmo assim, Fulô assegura que o PMDB não abandonará a luta e vai disputar a cadeira de presidente. "Vamos ter candidato. Se nenhum dos meus companheiros quiser, eu colocarei meu nome a disposição, mas vamos lutar", diz Fulô, numa referência a Mariúva Valentin Chaves e a Adonias Fernandes. Sobre a cooptação, Fulô diz que as conversações estão adiantadas. "Espero que eles (Reginaldo e Pichioni) venham para o nosso lado".
Oposição
O vereador disse ainda que não acredita em uma oposição "ferrenha" para 2009. "Espero que façam uma oposição normal, sem agressões. Afinal, quando a prefeitura vai mal a Câmara vai mal". Perguntado sobre fragilidade da base aliada, principalmente por ser minoria, Fulô descarta problemas administrativos. "Já fomos maioria na oposição e nunca desrespeitamos o povo. Projetos bons têm que ser votados e, os ruins, rejeitados. Se Pátio mandar projetos ruins também votaremos contra, do contrário eles serão aprovados".
Já sobre rumores de que a Câmara Municipal poderia instaurar uma CPI para investigar suposta compra de votos por parte da coligação do prefeito eleito Fulô foi taxativo."Isso não é da nossa responsabilidade. A Justiça já está investigando". (Patrícia Sanches)
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
Antonio Alves da Silva | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Sem chance pro PMDB mesmo com reginaldo e Cido silva, vereadores este que o PR não conta mesmo a presidencia é do PR, pois os ais velhos é deles Mohamed , helio e Olimpio...so resta continuarem unidos ah é o FRulô so votou contra o Adilton e agora quer oposição simples ...vai ser no cacete com o PR
-
maria almeida | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Engraçado, agora o fulô fala em oposição ética e tudo mais.
gostaria de saber o que ele tem a dizer sobre a oposição raivosa que fez na camara, onde chegou a ter um infarto. -
José Leôncio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O pessoal do PMDB será que está achando que o zé do pátio vai tomar posse ma prefeitura de Rondonópolis? Se tiver alguém com um pouquinho de inteligência sabe que não vai, mas não pode demonstrar para o povo que votou no zé.
Já foram cassados 5 prefeitos eleitos em MT, tudo por compra de votos, está faltando Rondonópolis mais algumas cidades, aqui em Rondonópolis vai ser cacete, cassação de verdade, aguardem pessoal do PMDB. O zé tinha 20 postos de compra de votos na cidade, foi pega uma a nº 04 do Miguel Milane, a cobra vai fumar e o PMDB vai engolir a fumaça. -
RBD | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Além dos vereadores já citados na matéria que trata sobre a corrida à Presidência do Legislativo Municipal,
Acredito que o Vereador Dr. MANOEL, que obteve uma votação expressiva na eleição do dia 05/10/2008, sendo o 2º mais bem votado, possa ser sim um candidato de CONCENSO entre os Edil, e venha ocupar a Presidência da Câmara com muita Compentência, Tranquilidade e Serenidade, fazer assim uma GESTÃO Séria, Democrática e Participativa com todos os segmentos que compõem a Sociedade Rondonopolitana.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga