Últimas

Domingo, 06 de Janeiro de 2008, 08h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

ARTICULAÇÃO

Furlan deixa a Indústria e defende Bedin à vaga

 Nome mais cotado é de Pedro Nadaf, mas estão no páreo também o ajunto Palma, além de Chicão Bedin, Piero Parine e Jairo Mioto 

O governador Blairo Maggi retornou a Cuiabá, após oito dias de folga no Balneário Camboriú (SC), e esta semana já deve comunicar oficialmente a exoneração do primeiro escalão do secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Alexandre Furlan. No governo Maggi desde janeiro de 2003, o próprio Furlan desconfiou que está levando a pasta "com a barriga". Pediu para sair. Ele só permanece até 1º de fevereiro, quando vence o seu período de férias.

   Furlan integra a diretoria da Confederação Nacional da Indústria e tem dividido a agenda entre compromissos particulares de sua empresa, atividades em Brasília como membro da CNI e atuação como secretário, pelo qual recebe R$ 11,3 mil mensais. Essa rotina de mais ausência do que presença na secretaria levou alguns deputados a cobrarem a queda de Furlan desde meados do ano passado. Entendem que a gestão da indústria da máquina estatal precisa de um choque de gestão.

   Maggi estuda o nome de Pedro Nadaf para a vaga de Furlan. Nesse caso, tiraria Nadaf da pasta do Desenvolvimento do Turismo, que, por sua vez, passaria a ter como secretário Moisés Sachetti, ex-presidente do Detran e atual assessor especial do governador. Outra solução caseira não descartada pelo governador seria efetivar o ex-prefeito de Cuiabá, Rodrigues Palma, adjunto e que desde o último dia 2 responde, pela segunda vez, pela pasta da Indústria porque Furlan está de férias.

   Já Furlan defende nos bastidores o nome do empresário Chicão Bedin para sucedê-lo. Bedin, do Sindicato das Indústrias Madeireiras no Nortão (Sindusmad), é de Sorriso e em 2004 concorreu a prefeito pelo PMDB. Perdeu para o hoje prefeito Dilceu Rossato (PR) por uma pequena diferença. Um grupo de industriais ligados a Fiemt se mobiliza para tentar emplacar no comando da pasta Piero Vincenzo Parine, do Sindalcool-MT. Outro que também corre por fora é o empresário Jairo Mioto. Em meio a tantas articulações, o cenário aponta hoje para uma maior chance de escolha do nome de Pedro Nadaf, apoiado pelos segmentos do comércio.

    Outras pastas

    Em meio a essa engrenagem, o governador ainda definirá o novo secretário de Fazenda. As articulações apontam para o nome do executivo Éder de Moraes, presidente da MT Fomento. O secretário de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, sai do staff no final deste mês. Sua vaga é disputada pelo PP e pelo PT. Entre os nomes mais cotados está o do professor universitário e militante do PT, Fabrício Carvalho, maestro da orquestra da UFMT. Outro que tende a deixara o staff é o secretário de Ciências e Tecnologia, Chico Daltro (PP). Ele é o primeiro suplente do deputado federal Pedro Henry, que está com mandato cassado.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • celio oczinski | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    si eu fosse o blairo colocaria o jairo mioto si ele for igual ao irmao dele aqui de amtupa o omi e bao... e o melhor prefeito de mt

  • Mauro Sergio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vcs deviam mudar o título acima de ARTICULAÇÃO para ESPECULAÇÃO. É mais cabível e sensato.

  • Jose Alberto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Governador, nao cometa a besteira de ouvi só os politicos para a pasta da cultura.Ouça a classe ela é quem sabe das suas necessidades e é o povo que voto e elege os governantes. O senhor quer seguir carreira nacional comece ouvindo. Para a cultura o melhor nome é o Kelson Panosso, pessoa capacitada e com respaldo, servços prestados, atuação permanente e nao é um oportunista de plantao, querendo apenas poder. Vamos quebrar paradgmas Governador como foi dito na sua campanha.

  • Jerônimo schuevich | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    oh! Blairo vê se tira esses "papa ovo" coloca nessas pastas "peixe novo", tem tantos por ai, que vão se sair como uma revelação, ou melhor "um Blairo", isso é inovação, esses que tão ai só quer aparecer, fazer fortunas ou acabar com o seu governo. Te cuida amigo. Tira esses carapatos da tua bota.

  • miguel godoy bedin | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    GOVERNADOR, Já passou da hora de mudar lá na sema, pois nada anda lá, os técnicos estão totalmente desmotivados e têm secretário adjunto que está apelando muito para liberar projeto. está um caos na sema, abra o olho.

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O FURLAN JÁ AI TARDE,O QUE DÁ AO GOVERNADOR A OPORTUNIDADE DE DAR UMA SACUDIDA NA GESTÃO DA SECRETARIA DE INDUSTRIA E COMERCIO.

    POLITIZAR A SECRETARIA É UM RETROCESSO, ESSA SECRETARIA NECESSITA DE UM TECNICO COM VISÃO MACRO DO SETOR PRODUTIVO.

    É CLARO QUE NÃO PODE SER UM POLITICO E NEM TÃO POUCO UM EMPRESARIO PROVINCIANO.

    AGORA COLOCAR UM PEDRO NADAF COMO SOLUÇÃO CASEIRA É BRINCADEIRA,POIS ESSE ESTÁ PROVADO, É INCOMPETENTE EM QUALQUER POSIÇÃO.

    GOVERNADOR BLAIRO,VAMOS LEVAR ESSE GOVERNO Á SÉRIO , O POVO JÁ ESTÁ DE OLHO NA SUA GESTÃO,NOVAS ELEIÇÕES ESTÃO A CAMINHO.

    A SUA CHAPA JÁ ESTÁ ESQUENTANDO,QUEM AVISA AMIGO É............

  • Bruno | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Governador,
    Qual foram os resultados práticos destes senhores secretários? Propostas, projetos, em benefício do estado e em seu beneficio, já que considero-os e muito. Quem não quer ser secretário em início de gestão.....Tdo novinho. Cherosinho.
    Agora neste momento, o povo está ficando esperto.De zoio bem aberto.
    Secretário tem que tem gabarito.E troca , troca, não tá com nada.




Mauro, desgastes e projeto à reeleição

mauro mendes curtinha   Não há como negar que o governo Mauro Mendes (foto) enfrenta forte desgaste por causa das medidas restritivas de combate à Covid e, principalmente, devido à exigência da sociedade de maior investimento e planejamento na Saúde. Por mais que o Executivo divulgue feitos e liste...

Thiago, respaldo da igreja e reeleição

thiago silva _curtinha_400   O deputado estadual Thiago Silva (foto) começa a labuta pela reeleição e não terá uma tarefa fácil pela frente. Thiago faz parte do grupo da Assembleia de Deus, que sempre prioriza o colega de Parlamento Sebastião Rezende, que vai tentar o sexto mandato. Curiosamente,...

2 suplentes já estreiam em Cuiabá

alex rodrigues 400   Com menos de quatro meses de mandato, dois dos 25 vereadores cuiabanos reeleitos no ano passado já pediram licença para abrir espaço a suplentes. Diego Guimarães (Cidadania) se afastou por 30 dias. Em sua cadeira está Maysa Leão, do mesmo partido. Marcrean Santos (PP) pediu afastamento...

Governista 2 e o desafio da reeleição

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto), que conseguiu retornar à Assembleia "sangrando" nas urnas de 2018, impactado pelo desgaste pela defesa intransigente do Governo Pedro Taques, se prepara para atravessar outro purgatório no próximo ano, em busca de mais um mandato. O deputado tucano carrega desgaste...

Nobres chora a morte de ex-prefeito

flavio dalmolin 400   A pequena e turística Nobres, de 16 mil habitantes, parou neste Feriado de Tiradentes em comoção pela morte, por Covid-19, do ex-prefeito Flávio Dalmolin (foto). Um cortejo percorreu ruas e avenidas, parou em frente ao estádio municipal Balizão e à prefeitura, onde...

Derrotado ensaia disputa ao Governo

reinaldo morais 400 curtinha   O empresário Reinaldo Morais (foto), o rei dos porcos, está disposto a gastar mais uns milhões com nova candidatura majoritária, agora para governador. No ano passado, concorreu ao Senado e obteve votação decepcionante. Foi o penúltimo colocado numa corrida com 11...