Últimas

Sábado, 22 de Setembro de 2007, 08h:55 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

Artigo

Futuro? Consulte os jovens

     A respeito do artigo “Futuro não é caos” escrito neste espaço no último domingo, recebi muitos e-mails surpresos com a existência, considerada por alguns, como apenas possível, do nascimento constante de crianças com habilidades especiais, as chamadas crianças índigo.
     Para não parecer doido sozinho, resolvi recordar aqui a palestra proferida em Cuiabá na semana passada, por Rubem Ludwig, sobre o tema “Criatividade e Inovação”. Com extremo bom humor, o palestrante começou dizendo: “se você quiser saber como será o futuro, pergunte aos jovens. Eles não erram”. E gastou boa parte da palestra de duas horas, associando os jovens ao futuro.” Velho sabe do passado”.
    Um dos pontos mais curiosos levantados, é o da linguagem e da escrita. Os jovens, pelo contínuo uso da internet, estão abolindo as vogais. Primeiro, porque querem ganhar tempo, querem simplificar a escrita e, por último, querem eliminar essa coisa chata dos acentos que eles realmente não sabem e nem querem saber. Já existem até livros de poemas escritos na nova linguagem meio tcheca ou polonesa, onde várias consoantes se associam em estranhas pronúncias. Ludwig garante: “se você pensa que a sua linguagem rebuscada vai prevalecer, está profundamente enganado. Vai prevalecer a deles, por sempre foi assim. Os jovens é quem determinam o futuro”.
    Realmente, as professoras se matam de desespero na sala de aula porque os alunos não sabem ler e nem lêem livros. Não lerão, isso é certeza absoluta. As fontes de informação que eles buscam são objetivas e imediatas, que os livros não respondem na forma como precisam. A internet é uma delas e aí é terreno deles onde “qq” significa “qualquer”, “axo” é “acho”, aki” é “aqui”, “add” é “adicionar”, “bfs” é “bom fim de semana”,  “blz” é “beleza”, “td d bm” é “tudo de bom”, etc.etc.
    Outro exemplo magnífico dessa transição, que ele citou, achei (ou “axei”?) ótimo. Disse que sua avó possuía apenas o “necessário”, um vestido, um sapato, etc. Sua mãe, já prefere o “conforto”, e tem vários sapatos, vários vestidos, etc. Ele prefere “produtos” com marcas e grifes . Seu filho adolescente, convidado para acompanhá-lo em uma palestra, se dispôs a ir de calça jeans, camiseta surrada e tênis. Ele não aceitou e o filho voltou vestido com a mesma calça e tênis, mas numa camiseta rasgada escrito no peito “salve as baleias”. E justificou a camiseta: “pô, pai, estou vestindo uma atitude”. É o tempo das “idéias”.
    E, realmente, idéias para o futuro é coisa de jovens mesmo, com sua imensa capacidade de inovação para os produtos e muito especialmente, para as idéias que os produtos venham a representar para eles.
    E brincou: “imagine como seria o telefone celular, se tivessem consultado o meu avô para opinar quanto ao modelo?. Seria um orelhão digital...”.
    Se as idéias são o valor que os jovens de hoje apreciam, somadas com valores éticos e esperanças num mundo mais simples em relação ao atual num monte de coisas, e complicadíssimo em outro, então, a questão permanece: “se quiser saber sobre o futuro, pergunte aos jovens. Vc não axa?

 

Onofre Ribeiro é articulista deste jornal e de RDM (onofreribeiro@terra.com.br)

           

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Silvio provoca debandada no PTB-VG

silvio fidelis 400 curtinha   Silvio Fidélis (foto), afilhado político de Chico Galindo e que se tornou fiel escudeiro da prefeita várzea-grande Lucimar Campos, de cuja gestão é secretário de Educação, provocou debandada geral no PTB local. Inconformado com a decisão de Emanuelzinho de...

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.