Últimas

Domingo, 29 de Junho de 2008, 09h:40 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

RUMO ÀS URNAS

Galindo é escolhido vice da chapa de Santos

  O deputado licenciado e empresário Chico Galindo (PTB) é o candidato a vice da chapa do prefeito tucano Wilson Santos, que busca a reeleição em Cuiabá. Santos fechou o acordo neste domingo, a poucas horas do início da convenção do PSDB. Ele fará o anúncio oficial a partir das 11h, na Associação dos Delegados de Polícia, onde acontece o congresso. De uma lista de 5 possíveis candidatos a vice, Santos começou o processo de exclusão a partir da sexta. Em princípio, queria a deputada federal Thelma de Oliveira, mas enfrentou resistência dos partidos aliados que não aceitaram chapa pura. Outra opção seria o médico Kamil Faris, presidente da Unimed-Cuiabá, mas esbarrou também na tese da chapa própria.

   Já no "apagar das luzes", o tucano, ao reavaliar as sugestões das lideranças e representantes das siglas que compõem o arco de alianças, definiu pelo nome de Galindo, irmão do dono e reitor da Universidade de Cuiabá (Unic), Altamiro Galindo, numa composição PSDB-PTB. Chico é deputado de primeiro mandato. Antes, tentou, sem êxito, a Prefeitura de Presidente Prudente (SP). Ele é o coordenador-geral da campanha à reeleição de Santos e presidente a legenda petebista na Capital.

   Às 9h40 deste domingo, o prefeito reuniu representantes dos 12 partidos aliados e fez o comunicado oficial de que Chico Galindo será o vice de sua chapa. Às 11h, o prefeito se desloca para a convenção, acompanhado de Chico e dos dirigentes das demais siglas. Estão no arco, além do PSDB e PTB, mais 10 partidos: PDT, PPS, PV, PMN, PSL, PSC, PRB, PRTB, PSDC e PTC. O tucanato alimenta expectativa de atrair também para o palanque o PC do B.

   Wilson Santos, que foi vereador, deputado estadual e federal e se elegeu prefeito da Capital, no segundo turno em 2005, busca a reeleição e já com as atenções voltadas para 2010. O PSDB já o tem como pré-candidato a governador, desde que passe no teste das urnas de 5 de outubro deste ano. Caso isso venha ocorrer, o vice Galindo terá chance de assumir o comando do Palácio Alencastro por 2 anos e 9 meses já que Santos, uma vez candidato a governador, terá de renunciar ao mandato de prefeito a partir de outubro de 2010.

(10h10) - Siglas se reúnem e referendam indicação

   Em reunião neste domingo no escritório da deputada federal licenciada Thelma de Oliveira (PSDB), os 12 partidos do arco de alianças aprovaram, por unanimidade, o nome de Chico Galindo como candidato a vice-prefeito da chapa de Wilson Santos. O encontro foi coordenado pelo própria Thelma, que era uma das cotadas para composição da chapa. Os líderes partidários referendaram a escolha de Galindo e a coligação majoritária PSDB-PTB. Agora, os candidatos começam a esboçar o discurso que farão no encerramento da convenção, às 11h, na sede da Andepol. Num "jogo combinado", Santos e Galindo vão chegar juntos no evento. Até foguetório está sendo preparado para a recepção.

(10h20) - Grupo do PMDB vai à convenção tucana

   Mesmo com seu partido coligado com o candidato do PR, empresário Mauro Mendes, um grupo de militantes do PMDB compareceu à convenção da sigla tucana, que oficializa neste domingo o nome do prefeito Wilson Santos para a corrida à reeleição. Eles chegaram com faixas, cartazes e apitos e gritaram o "Wilson Santos prefeito". A posição desses rebeldes contraria a decisão oficial do PMDB, presidido na Capital pelo vereador Lutero Ponce. O partido fechou aliança com o PR, em apoio ao nome de Mendes.

(10h30)"Não fomos nem apresentados a Mendes"


Cartaz traz mensagem do PMDB comunitário em apoio a Santos, enquanto oficialmente o partido está aliado com Mendes

   O comediante Valdenor Jesus de Campos, o Pocholito, um dos líderes do movimento comunitário, foi quem cortou um pedaço da corda que ligava o PMDB ao candidato Mauro Mendes e o trouxe para os braços do tucano Wilson Santos. Ele está presente na convenção do PMDB. "Dentro do PMDB, temos a ala do Movimento Comunitário, com 45 membros e, infelizmente, a cúpula do partido não consultou a gente. Considera nós insignificante. Não dá espaço para a opinião da militância", afirma Pocholito, ao justificar sua presença no encontro do tucanato, junto com outros peemedebistas. Segundo ele, os comunitários, sequer, foram apresentados ao candidato Mendes. "Isso causou revolta na militância. Agora, vamos apoiar o Wilson Santos e ainda vamos trazer também a Juventude do PMDB para cá", declarou o líder comunitário.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Joao Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    Espero que o Sr Galindo saiba realmente o que está fazendo. Acho uma temeridade renunciar dois anos de mandato de deputado,ir para uma vice sem ter certeza absoluta do que acontecerá daqui dois anos. Todos sabemos que o panorama político muda de uma hora para outra. Tomara que o arrependimento não chegeu. Tremenda vacilada.

  • jose alberto brito | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Com essa chapa fraca, nem comprando votos vai evoluir.

  • Aline Batista | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O melhor para compor a chapa do Prefeito Wilson Santos, deputado Chico Galindo, é um homem de honra, humilde, e fará uma bela parceria com o prefeito, que também tem a mesma linha de pessoa...Parabéns Wilson, vai em frente, porque não tem pra ninguém agora, sou cuiabana, e estou feliz hoje, por saber que vamos ter continuidade de um governo abençoado por Deus....Papai do céu é com vcs!

    E 45 nos Blagiossss....hehhehe

  • Cilbene Cristina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    A escolha de Galindo com vice, vislumbro que Wilson santos são será o candidato ao Governo em 2010.
    Como que um prefeito saí candidato a governo e deixa a maior prefeitura do estado nas mãos de outro partido, e que historicamente esse partido acompanha Jaime campos, tanto é, que em Várzea Grande estão coligados. Então se Wilson tiver que sair candidato vai dar um tiro no escuro, pois Jaime já está muito bem organizado e estruturado para a candidatura a governo. Já pensou se WS sair candidato e o PTB fizer parte do arco de Alianças do Jaime Campos ????
    Cada um é responsável pela própria escolha..........
    Há não ser que Wilson Santos seja candidato ao Senado na Chapa de Jaime Campos, daí sim há lógica da escolha hj do vice de WS.
    Boa Sorte a todos....

  • SILVIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    NÃO SEI DE ONDE VEIO ESTE DESEJO DE SER VICE, COLOCANDO UMA IMPLACAVEL E FALSA IMAGEM DE BOM DE VOTO, SENÃO VEJAMOS. EM 2006

    GALINDO VOTOS EM CUIABÁ 7215
    THELMA DE OLIVEIRA VOTOS EM CUIABÁ 30786

    2+2 = 4

  • Sandro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Com essa composição, dá Walter Rabello na cabeça.
    Wilson Santos, professor, porém diferente das propagandas caríssimas que veiculam na TV, Cuiabá está nas piores estatísticas no âmbito nacional.
    Galindo, empresário da educação, também contribui para uma das piores estatísticas do ensino superior na capital.
    O que essa dupla tem a oferecer para o povo ?
    NADA.

  • Jaime | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É isso !!! PSDB com PTB para salvar nossa capital do novo Lino Rossi...

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.