Últimas

Sábado, 08 de Dezembro de 2007, 11h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

CONFRONTO

Gilney fica em 5º na disputa à presidência do PT

   O ex-deputado estadual e ex-secretário de Desenvolvimento Sustentável do Ministério do Meio Ambiente, Gilney Viana, ficou em quinto lugar na disputa pela presidência nacional do PT, que envolveu sete concorrentes. Foram apurados 326.147 votos. Ricardo Berzoini, que já comanda a legenda, ficou em primeiro lugar com 131.699 (43,42%). Jilmar Tatto ficou em segundo, com 61.440 (20,25%). O resultado leva para o segundo turno, que acontece no próximo dia 16, os candidatos "direitistas" Berzoini e Tatto. 

     Gilney recebeu 11.249 votos, ou seja, 3,79%. O mato-grossense obteve maior votação no Rio de Janeiro. Lá, 2.620 pessoas votaram nele. A preferência quanto ao nome de Gilney também foi considerável em Mato Grosso, onde teve 1.721. Nos demais Estados sua votação foi insignificante. No Acre, Gilney recebeu 5 votos e, em Roraima, apenas um.

    Também foi concluída a votação para as chapas, cujos percentuais irão definir a composição do próximo Diretório Nacional.

     Durante a campanha, Gilney Viana, da corrente Utopia e Vida, saiu em defesa de maior autonomia da legenda em relação ao governo Lula. Propôs o fim dos embates internos, reaproximação com os movimentos populares e adoção de uma verdadeira postura socialista. (Simone Alves)
  
     Confira abaixo como ficou a votação:

Candidatos

Ricardo Berzoini – 131.699 - 43,42%
Jilmar Tatto – 61.440 - 20,25%
José Eduardo Cardozo – 57.694 - 19,02%
Valter Pomar – 36.401 - 12%
Gilney Viana - 11.249 - 3,71%
Markus Sokol – 3.015 - 0,99%
José Carlos Miranda - 1.846 - 0,61%
Brancos – 16.212 - 4,9%
Nulos – 6.591 - 2%
TOTAL – 326.147

Chapas

Construindo um Novo Brasil – 42,58%
Partido é Pra Lutar – 19,42%
Mensagem ao Partido – 16,87%
A Esperança é Vermelha – 11,76%
Militância Socialista – 4,89%
Movimento Popular – 1,48%
Terra, Trabalho e Soberania – 1,23%
Democracia Pra Valer – 1,16%
Programa Operário e Socialista – 0,61%
Brancos -8,2%

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • medeiros | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    GILNEY AMORIM VIANA ("AUGUSTO")

    -Nascido em 1945, em Minas Gerais, estudou Medicina em Belo Horizonte, quando foi membro do Comitê Municipal do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

    -Achando que o PCB era muito pouco para atender às suas intenções de violência, ingressou, em 1968, na Corrente Revolucionária que deu origem à Ação Libertadora Nacional (ALN). Foi, inclusive, um dos quatro redatores do documento-base da Corrente/MG, denominado "Orientação Básica para Atuação: 20 Pontos".

    -Participou de diversas ações terroristas da Corrente/MG e da ALN/SP, das quais algumas são destacadas a seguir.

    -Em 25 Out 68, comandou a ação de roubo de um auto Simca preto, com o qual assaltou a Drogaria São Félix, na Avenida Amazonas, em Belo Horizonte, com o roubo de Cr$ 2 mil.

    -Em 01 Dez 68, às 0430h, planejou e comandou a 2ª ação armada da Corrente/MG, com o violento assalto à boite "Seis às Seis", na Avenida Nossa Senhora do Carmo, em Belo Horizonte, quando foram baleados três civis. Durante o assalto, o militante Nelson José de Almeida ("Beto"), que entrara na boite através da cozinha, atirou e feriu no peito o cozinheiro Antonio Joaquim de Oliveira. O freguês Wellington Gadelha Campelo foi ferido na região lombar por um tiro disparado por Gilney. "Beto", já dentro da boite, atirou pelas costas no gerente Antonio de Almeida Ribeiro, que estava na copa. Além dos ferimentos à bala, várias pessoas foram espancadas e roubadas em jóias e em dinheiro. Na fuga, roubaram o carro de um notívago que estava chegando na boite. O dinheiro roubado foi entregue a José Adão Pinto ("Luiz Carlos", "Evaldo"), depositário fiel da organização, e os vários relógios roubados foram partilhados entre os militantes que não os possuíam.

    -Em 17 Jan 69, Gilney furtou uma caminhonete C14-16, da firma Motorauto, em Belo Horizonte. José Alfredo ("Henrique"), quando trabalhava nessa firma, tirou cópia das chaves da caminhonete, que se encontrava em reparos na oficina e as entregou a Gilney, juntamente com as informações sobre o local de guarda do veículo.

    -Em 20 Jan 69, participou da frustrada tentativa de roubo de explosivos na Pedreira Belo Horizonte, localizada no bairro São Geraldo.

    -Em 31 Mar 69, planejou e roubou o automóvel usado no assalto à Caixa Econômica Federal da Avenida Alfredo Balena, 181, em Belo Horizonte.

    -Foi preso em 1970, sendo liberado com a anistia, em 1979.

    -Foi residir em Cuiabá/MT, onde fundou o PT, em 1980.

    -Em 1994, foi o 1º deputado federal eleito pelo PT/MT.

    -Em 1996, vivia maritalmente com Iara Xavier Pereira ("Bia"), que também participou de diversas ações armadas pela ALN.

    -Em 1998, foi eleito deputado estadual pelo PT/MT.

    -Professor da Universidade Federal de MT, escreveu o livro "Massacre da Chácara São Bento", que trata da morte de seis militantes da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), fato ocorrido em 08 Jan 73.

    -É o coordenador da ONG "Flor do Cerrado"

    -No ano de 2002, participou da elaboração do programa de Governo de Lula na área de Meio Ambiente.

    -Em outubro, não conseguiu reeleger-se deputado estadual e hoje, Nov 02, foi indicado para a equipe de transição do presidente eleito.

  • Ruth | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que belo curriculum!!!!
    Estou imprensionafa.

Froner segue com o vice de Gilberto

osmar froner 400   Osmar Froner de Mello (foto), escalado de última hora para a disputa em Chapada dos Guimarães, manteve de vice o mesmo que estava na chapa de Gilberto Mello (PL), o vereador Carlos Eduardo, que era conhecido como Carlinhos do PT e agora é do PDT. Froner e Carlinhos não têm afinidades...

Ministro Tarcísio rasga elogios a Fávaro

tarcisio 400 curtinha   O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas (foto), em vídeo de congratulações, só faltou pedir voto para Carlos Fávaro, senador interino que busca à reeleição e que completou 51 anos nesta segunda. Disse que Fávaro, com quem possui bom...

Vinicius e demagogia sobre salário

vinicius nazario 400 curtinha   Em Alta Floresta, o delegado de polícia Vinicius de Assis Nazario (foto), candidato a prefeito pelo Podemos, tem se apresentado como "o novo", prega honestidade, transparência e renovação, mas, em algumas pautas, nada diferente dos demais políticos. Uma de suas propostas, mais de...

2 candidaturas vetadas em Torixoréu

ines coelho 400 curtinha torixoreu   Em Torixoréu, de três candidaturas a prefeito, a Justiça Eleitoral já barrou duas, em decisão de primeira instância. O juiz da 9ª Zona Eleitoral de Barra do Garças, Douglas Romão, indeferiu o pedido de registro da candidatura do ex-prefeito e ex-deputado...

Apoio sem influência de Luciano Hang

otaviano pivetta 400 curtinha   O empresário e vice-governador Otaviano Pivetta (foto), do PDT, contesta a informação de que teria sido convencido por Luciano Hang, dono da Havan, e pelos primos Maggi a apoiar para o Senado a coronel Rúbia Fernanda. Pivetta diz que quem o conhece sabe que nunca foi garantista na...

Sem o agro e apoiado pela Fetagri

carlos favaro 400 curtinha   Na corrida pela cadeira no Senado, na suplementar de 15 de novembro, alguns concorrentes têm rotulado o senador Carlos Fávaro (foto) como candidato dos grandes produtores. Mas as entidades que compõem o Fórum Agro MT estão todas com Nilson Leitão, à exceção...

MAIS LIDAS