Últimas

Segunda-Feira, 02 de Junho de 2008, 08h:05 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

MEIO AMBIENTE

Governador cogita nomear Homero para a Sema

 Sem alarde, o governador Blairo Maggi começou uma sondagem nos segmentos ligados à área ambiental sobre a possibilidade de nomear como secretário de Meio Ambiente o deputado federal Homero Pereira (PR), presidente licenciado da Federação da Agricultura do Estado (Famato). Nas primeiras consultas, Maggi percebeu que há muita resistência, principalmente dos ambientalistas. Homero integra a bancada ruralista. Diante disso, deve recuar.

   Homero chegou a ser consultado pelo Palácio Paiaguás. Não demonstrou muito interesse no posto. Antes de se eleger parlamentar, ele foi secretário de Desenvolvimento Rural. O governo se vê acuado por causa de críticas à política ambiental. O quadro se agrava, com repercussão até internacional, a cada levantamento que aponta avanço do desmatamento no Estado.

  Nestes seis anos de administração, Blairo Maggi já trocou três secretários de Meio Ambiente. Começou com Moacir Pires, que enfrentou problemas, inclusive com a Justiça. Chegou a ser preso sob acusação de esquema com madeireiros. Teve o nome envolvido também em concessão de licença ilegal para funcionamento de pesqueiros em áreas de preservação permanente.

  Depois veio o promotor de Justiça Marcos Machado. Nesta época, implementou uma nova política ambiental, começando pela extinção da Fema (Fundação) e criação de uma estrutura de secretaria (Sema). Em seguida, Maggi nomeou à pasta o então adjunto Luís Henrique Daldegan, que vem enfrentando um "bombardeio" de críticas.

   Alguns deputados confirmam rumores de bastidores sobre a possibilidade de Homero vir a ser o secretário de Meio Ambiente. Os comentários surgiram em Barra do Garças, região do suplente de deputado e empresário Eduardo Moura (PPS). Se Homero vier a deixar temporariamente a Câmara, a vaga fica com Eduardo, amigo pessoal do governador.

   "Ouvi comentários nesse sentido (do Homero ser secretário), mas acho que ele não tem esse perfil. Acho até que o próprio Homero não deve aceitar", observa o deputado José Riva (PP). Ele pondera que não teve nenhuma conversa com o governador sobre possíveis mudanças no staff da Sema.

Postar um novo comentário

Comentários (17)

  • silvia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Respeito o Dep. Homero, mas é dar as galinhas para o lobo cuidar. Em Nosso Estado existe muitas pessoas competentes, compromissadas com o meio ambiente. Sempre tem que ser alguem do ramos Politico? Convida a Dep. Telma. Fim dos desmatamentos já

  • Sidney Torres | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Justamente alguém da Famato na Sema?

    Não seria prudente Governador, já basta o desastre do Daldegan e sua tchurma.

  • Francz Shwartz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabens gov.Maggi, so assim nos vamo pode trabalha, com o Homero vai acabar a robaleira, e nos vamo tambem aumentar a cumida para o mundo e acabar com essa fugunça do Minc, que nos deveria traze prá ca e faze Minc no Rolete.

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O DEPUTADO HOMERO PEREIRA ESTA MUITO BEM ASSESSORADO, INCLUSIVE CONHEÇO UM DOS ASSESSORES DELE, O ECONOMISTA ARNALDO DE PAULA, E TENHO CERTEZA DE QUE ELES VÃO OPINAR JUNTO AO CHEFE, PARA QUE ELE NÃO PEGUE ESSA BOMBA CHAMADA SEMA.DEPUTADO, O SENHOR PODE SE QUEIMAR POLITICAMENTE SE ASSUMIR AQUELE MONSTRINHO ALI.!!

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O governador têm que arrumar rapidinho alguém com foro previlegiado na Sema tendo em vista noticias da imprensa brasileira a respeito de licenças ambiental por parte desta secretaria,sem amparo legal, para construção de mini usinas por parte das empresas AMAGGI de sua propriedade e por outras empresa com ligação umbilical com a AMAGGI no total de dez,com seis começadas e embargada pelo MP federal,e quatro que certamente não o estão deixando dormir que caso não começe este ano perderá as verbas para essas destinadas.

  • Rafael Damian | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A melhor forma de definir essa possível nomeação é usando da célebre palavra do ilustre Fernando Collor de Melo:

    Isso é uma patuscada

  • helio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    o dep. homero tem que ficar como deputado federal afinal ele foi eleito para isso, por que o governador não coloca um albientalista na sema?

  • CARLOS ROBERTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ERRATA: ME REFERI AO SR ARNALDO DE PAULA, DA EQUIPE DE ASSESSORES DO DEP HOMERO PEREIRA, COMO ECONOMISTA, NA VERDADE, ELE É FORMADO EM ADIMINISTRAÇÃO DE EMPRESA, E EM GESTÃO PÚBLICA. E ACHO QUE EM GASTRÔNOMIA TAMBEM, POR QUE ELE COZINHA QUE É UMA BELEZA, AINDA VOU LEVAR O ROMILSON DOURADO PARA COMER UM FEIJÃO COM TUDO DENTRO NA CASA DELE. PODE SENHOR ARNALDO ???

  • Senhor Entediado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A frese do Collor não seria: Isso é uma patomima!!? No caso em tela, suponho que ao governador só lhe resta optar pela mudança, ainda que tardia, no meio ambiente. Duas devem ser as prioridades de fim de mandato e pretensa continuação, leia-se 2010, quais sejam, Meio Ambiente e trafegabilidade nas estradas de Mato Grosso. Quanto à Transporte já tem o Pagot e quanto a Sema resta-lhe trocar o secretário Daldegan (O FERA) para tentar dar nova visibilidade a essa pasta, ainda que tardiamente, mas antes tarde...

  • Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Depois desta última declaração do Ministro CArlos Minc Trodeau, sua excelencia deveria parar para pensar, e isso equivale a não mexer em ninguem.
    Homero deve continuar na esfera Federal, para após às eleições abandonar a vida publica, já que seu sonho e promessa de sua excelencia, não serão cumpridas, ou seja ele, Homero não irá para o Tribunal de Contas.
    O Secretário da Sema deve sim, ser apoiado pelo governador e por todos os secretários, é um bom secretário.
    Sua excelencia deve acabar com estas trocas, que só visam, arrumar um culpado para a sua própria incopetencia em fazer politica.

Investimentos em segurança pública

alexandre bustamante 400   Alexandre Bustamante (foto), secretário estadual de Segurança Pública, é enfático ao afirmar que o Estado tem investido em equipamentos e infraestrutura para combater a criminalidade. Segundo ele, a maior prova disso são os projetos que integram o programa MT Mais. Ao todo, devem...

Folha antecipada em Várzea Grande

kalil baracat 400 curtinha   Com o privilégio de ter assumido a prefeitura em janeiro com superávit de R$ 74 milhões da antecessora Lucimar Campos, o prefeito várzea-grandense Kalil Baracat (foto) quitou a folha de fevereiro na última quinta (25), três dias antes da virada do mês. São cerca de...

Grupo de risco em casa até 31 de maio

Em novo decreto, dentro das medidas emergenciais e temporárias de prevenção ao Covid-19, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro determinou que servidores municipais que integram o chamado grupo de risco não devem trabalhar presencialmente nas secretarias e/ou órgãos da administração. São considerados desse grupo servidores acima de 60 anos, imunodeprimidos e/ou portadores de doenças crônicas e servidoras grávidas e...

Beco do Candeeiro só abrirá em abril

Carlina 400   A secretária municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Jacob (foto), em visita ao Grupo Rdnews, revelou que a revitalização do Beco do  Candeeiro, que foi concluída em janeiro, será entregue à população em abril, nas comemorações dos 302 anos de...

Águas, expansão e investimentos

william figueiredo 400 aguas cuiaba curtinha   O diretor-geral da Águas Cuiabá, executivo William Figuereido (foto), disse, em visita à sede do Rdnews, quando aproveitou para conceder entrevista à tv web Rdtv, que a concessionária já distribui água para toda Cuiabá e que, em quase quatro anos...

Creci combate empresas irregulares

benedito odario 400 curtinha   O presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado, Benedito Odário (foto), aproveitou a operação desenvolvida na quinta, com apoio da Polícia Civil e da Decon, para enfatizar que não dará trégua àquelas empresas que, irregularmente,...