Últimas
Sexta-Feira, 04 de Abril de 2008, 12h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20
Governador já prepara uma conferência com Lula
Blairo Maggi nesta 6ª com deputados, AMM e produtores
Foto: Lenine Martins
Assustado com a inclusão de mais 67 municípios mato-grossenses na lista dos que mais desmataram, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o governador Blairo Maggi (PR) resolveu organizar uma conferência que deve contar com a participação do presidente Lula. Segundo o deputado Dilceu Dal Bosco (DEM), que participou da reunião desta sexta (4), a idéia é promover um megaevento e reunir os prefeitos dos 86 municípios, a classe produtora e parlamentares ligados ao setor, para "definitivamente" chamar a atenção do governo federal.
Por força da Portaria 96, deste ano, cerca de 1,2 mil propriedades estão embargadas. Dal Bosco avalia que os que estão agindo ilegalmente devem ser punidos, mas o problema é que novamente resgataram desmatamentos antigos. "O que a ministra Marina Silva está fazendo está custando o nosso sangue e suor", reclama o parlamentar.
Agora, a secretaria estadual de Meio Ambiente, sob Luís Henrique Daldegan, deverá conferir se os dados da portaria são de fato verídicos. Com essa mudança, 60% das regiões do Estado estão embargadas. Assim, ficam impedidas de executar qualquer ação, antes de recuperar totalmente a área devastada. Isso ocasiona problemas aos produtores que precisam comercializar os grãos. "Não é porque há algumas ilegalidades que vamos sacrificar todo o Estado", disse Dal Bosco.
Conferência
A organização da conferência ficou a cargo do jornalista Onofre Ribeiro, para quem deve haver uma unificação da linguagem quanto à questão do desmatamento. "Precisamos unificar o discurso ambiental, para as vozes não ficarem isoladas", disse Onofre. Segundo ele, serão convidados para a discussão o Ministério Público Federal, a Justiça Federal, cientistas, Ongs ligadas ao meio ambiente e ainda a classe política. "Todos os setores precisam se juntar para levar a mensagem para fora do Estado", diz o jornalista. (Pollyana Araújo)
(Às 13h04) - Maggi define diretrizes com Ibama na 2ª
Após reunião nesta sexta, com representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com o secretário Luis Henrique Daldegan, o governador Blairo Maggi marcou um encontro na próxima segunda (7), às 17h, em Brasília, com o presidente nacional do Ibama, Bazileu Alves Margarido Neto. O intuito é definir as diretrizes da conferência a ser realizada com o presidente Lula, inclusive os problemas que o governo enfrentou com o próprio Ibama. Um deles se deu por causa da Operação Arco de Fogo, que, segundo os madeireiros, foi feita de forma brutal por parte dos fiscais do órgão federal.
Postar um novo comentário
Comentários (2)
-
Zé Timbó | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Maiz uma veiz vai o guvernadô Brairo contestá o Governo Federar nu caso do desmatamento é ibama; quein num tá vendo que ele tá politicanu in causa própria? É isso u que a Turma da Butina sabe fazê. Cadê o Promotor de Justiça que tein corage de incarar o Brairo?
-
Paulo Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
olhem aí onde acontece os desmatamentos, NAS FAZENDAS DESSES QUE CONTESTAM OS DADOS DO INPE: bLAIRRO mAGGI E ALGUNS DEPUTADOS.. QUE VERGONHA.. TAÍ O INTERESSE DELES EM DIZER QUE EM MATO GROSSO NÃO TEM DESMATAMENTO. nESSA PQUENA VISTORIA, 1.200 E POUCAS FAZENDAS.. IMAGINEM SE FOR A FUNDO, VÃO DESCOBRIR MUITO MAIS.
ENGANA A POPULAÇÃO BLAIRO MAGGI, DIZENDO QUE É CONTRA A AGRESSÃO DA NATUREZA E QUE TEM UMA POLÍTICA DE MEIO AMBIENTE NO ESTADO... ENGANA.. A MIM NÃO.
OS DADOS E NÚMEROS, BEM COMO A RELAÇÃO DE PROPRIEDADES ESTÃO AÍ, E A TUA, ESTÁ NO MEIO.
FAZES JUS AO APELIDO DE MOTOSSERRA DE OURO.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga