Últimas

Sexta-Feira, 04 de Abril de 2008, 12h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:20

MEIO AMBIENTE

Governador já prepara uma conferência com Lula


Blairo Maggi nesta 6ª com deputados, AMM e produtores
Foto: Lenine Martins

  Assustado com a inclusão de mais 67 municípios mato-grossenses na lista dos que mais desmataram, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o governador Blairo Maggi (PR) resolveu organizar uma conferência que deve contar com a participação do presidente Lula. Segundo o deputado Dilceu Dal Bosco (DEM), que participou da reunião desta sexta (4), a idéia é promover um megaevento e reunir os prefeitos dos 86 municípios, a classe produtora e parlamentares ligados ao setor, para "definitivamente" chamar a atenção do governo federal.

   Por força da Portaria 96, deste ano, cerca de 1,2 mil propriedades estão embargadas. Dal Bosco avalia que os que estão agindo ilegalmente devem ser punidos, mas o problema é que novamente resgataram desmatamentos antigos. "O que a ministra Marina Silva está fazendo está custando o nosso sangue e suor", reclama o parlamentar.

   Agora, a secretaria estadual de Meio Ambiente, sob Luís Henrique Daldegan, deverá conferir se os dados da portaria são de fato verídicos. Com essa mudança, 60% das regiões do Estado estão embargadas. Assim, ficam impedidas de executar qualquer ação, antes de recuperar totalmente a área devastada. Isso ocasiona problemas aos produtores que precisam comercializar os grãos. "Não é porque há algumas ilegalidades que vamos sacrificar todo o Estado", disse Dal Bosco.

   Conferência

   A organização da conferência ficou a cargo do jornalista Onofre Ribeiro, para quem deve haver uma unificação da linguagem quanto à questão do desmatamento. "Precisamos unificar o discurso ambiental, para as vozes não ficarem isoladas", disse Onofre. Segundo ele, serão convidados para a discussão o Ministério Público Federal, a Justiça Federal, cientistas, Ongs ligadas ao meio ambiente e ainda a classe política. "Todos os setores precisam se juntar para levar a mensagem para fora do Estado", diz o jornalista. (Pollyana Araújo)

(Às 13h04) - Maggi define diretrizes com Ibama na 2ª

   Após reunião nesta sexta, com representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e com o secretário Luis Henrique Daldegan, o governador Blairo Maggi marcou um encontro na próxima segunda (7), às 17h, em Brasília, com o presidente nacional do Ibama, Bazileu Alves Margarido Neto. O intuito é definir as diretrizes da conferência a ser realizada com o presidente Lula, inclusive os problemas que o governo enfrentou com o próprio Ibama. Um deles se deu por causa da Operação Arco de Fogo, que, segundo os madeireiros, foi feita de forma brutal por parte dos fiscais do órgão federal.

Postar um novo comentário

Comentários (2)

  • Zé Timbó | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Maiz uma veiz vai o guvernadô Brairo contestá o Governo Federar nu caso do desmatamento é ibama; quein num tá vendo que ele tá politicanu in causa própria? É isso u que a Turma da Butina sabe fazê. Cadê o Promotor de Justiça que tein corage de incarar o Brairo?

  • Paulo Campos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    olhem aí onde acontece os desmatamentos, NAS FAZENDAS DESSES QUE CONTESTAM OS DADOS DO INPE: bLAIRRO mAGGI E ALGUNS DEPUTADOS.. QUE VERGONHA.. TAÍ O INTERESSE DELES EM DIZER QUE EM MATO GROSSO NÃO TEM DESMATAMENTO. nESSA PQUENA VISTORIA, 1.200 E POUCAS FAZENDAS.. IMAGINEM SE FOR A FUNDO, VÃO DESCOBRIR MUITO MAIS.

    ENGANA A POPULAÇÃO BLAIRO MAGGI, DIZENDO QUE É CONTRA A AGRESSÃO DA NATUREZA E QUE TEM UMA POLÍTICA DE MEIO AMBIENTE NO ESTADO... ENGANA.. A MIM NÃO.

    OS DADOS E NÚMEROS, BEM COMO A RELAÇÃO DE PROPRIEDADES ESTÃO AÍ, E A TUA, ESTÁ NO MEIO.

    FAZES JUS AO APELIDO DE MOTOSSERRA DE OURO.

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

Hospital cobra R$ 2,4 mi da prefeitura

luiz carlos pereira 400 tce   O Instituto de Saúde Santa Rosa recorreu ao TCE, na esperança de encontrar respaldo para receber R$ 2,4 milhões da secretaria de Saúde da Capital. Argumenta que a prefeitura, com quem mantém contrato desde 2019, está inadimplente, pois não teria pago integralmente os...

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

Afilhado de Bezerra nomeado adjunto

clovis cardoso 400   O MDB, sob o cacique político Carlos Bezerra, "emplacou" mais um filiado histórico em cargo relevante na gestão Mauro Mendes. O advogado e ex-superintendente regional do Incra-MT, Clovis Figueiredo Cardoso (foto), foi indicado e já nomeado para o cargo de secretário-adjunto de Agricultura...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.