Últimas

Domingo, 27 de Janeiro de 2008, 12h:30 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

MEIO AMBIENTE

Governador vê mentira em dados sobre desmate

  Acuado por causa dos últimos dados de desmatamento na Amazônia do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que colocam Mato Grosso como um dos Estados que mais derrubam a floresta ilegalmente, o governador Blairo Maggi reagiu. Ele contesta os números. Em entrevista ao Estado de S. Paulo deste domingo, o rei da soja lança suspeita sobre o Inpe.

   "O Inpe está mentindo a serviço de alguém." O governador mato-grossense ainda classifica de "besteira" a suspensão de créditos, uma das medidas adotadas pelo governo federal: "Ninguém pega crédito para desmatar."

  • Veja aqui a reportagem completa.

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • silvana coelho casagrande | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Existe aquele ditado popular que diz "o pior cego é aquele que não quer ver". o que será que faz com que o governador seja teimoso e não admita que errou, que tenha humildade em refazer paradigmas e escolher melhor seus assessores na área ambiental? com certeza, a pressão de grupos econômicos (aprosoja, ampa, sindialcool,etc.)que não admitem os seus exageros e os interesses acima da questão do meio ambiente. Concluimos que o governador está a deriva, sem referências, e preso aos compromissos com grupos que não querem de forma alguma que mude os rumos do governo em direção a sustentabilidade, e com isso, cria-se um hiato entre o discurso do governador e a prática executada pelo órgão ambiental. Concluimos então que o governador está refém de suas próprias escolhas.

  • zildo siqueira amorim | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O governador têm que assumir os seus próprios erros, nessa entrevista por várias vezes ele menciona "nossos técnicos" fizeram fiscalização, que estão certos sobre os focos de desmatamento, etc. ora, senhor governador, os técnicos da sema não têm estrutura nenhuma de trabalho, são muito mal remunerados e atualmente apenas cumpre ordens dos gestores que o senhor colocou na sema. Se ouvisse mais os técnicos da sema, se tivesse a sensibilidade de colocar pessoas comprometidas com a questão ambiental não haveria esse cenário desastroso da politica ambiental do Estado. Para quem lê o jornal Estado de São Paulo imagina que os técnicos da sema estão contentes com a atual gestão da sema, o que não é verdade, pois estão sendo massacrados por falta de estrutura, falta de dialogo dos atuais gestores, autoritarismo, prepotência e desmotivação permanente. Governador, por favor, não jogue a incompetencia das pessoas que o senhor colocou a frente da sema nas costas dos técnicos, que apenas cumpre determinações superiores, sem puder sequer argumentar sobre a estratégia pré-definida. Governador, tenha responsabilidade, mude a gestão da sema, só assim os técnicos terão a necessária motivação para trabalhar.

  • Nilson Conceição de Almeida | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quando o Senador Antero falou dessas questões nos jornais e televisão, todos acharam que era coisas da pilítica! Mais não era não... era mesmo questão ambiental.
    Agora aparece as notícias no mundo todo falando do desmatamento em mato grosso. o Senador Antero estava certo, agora é tarde o Brairo já acabou com tudo, não era isso que vocês queria.?

  • magda pinheiro gusmão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O governador insiste em desmentir os números verdadeiros apresentados pelo INPE. Em entrevista ao Jornal O ESTADO DE SÂO PAULO o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara, disse que preferia “não polemizar” com relação às críticas levantadas pelo governo de Mato Grosso, que questionou a confiabilidade dos dados sobre desmatamento. “O Inpe sustenta seus dados e continuará a checá-los e corrigir eventuais erros, se houver”, disse.

    Câmara garantiu que os números divulgados na semana passada referem-se realmente a novos desmatamentos. “Fomos muito cuidadosos com relação a isso”, disse. “Eu não levaria isso ao presidente da República se não tivesse confiança de que os dados estão corretos.” E acrescentou: “O Inpe não tem medo de publicar que o desmatamento subiu nem que caiu. Tem medo de errar. Sempre admitimos que pode haver erros, mas, se tiver, seremos sempre os primeiros a corrigi-los.”

    Portanto, senhor governador, assuma os seus erros, principalmente a falta de uma politica ambiental no Estado e a sua insistência em colocar incompetentes a frente de uma pasta que exige relevantes conhecimentos técnicos. Essa insistência nessa equipe nos faz crer que existem outros interesses estão acima da eficiência das instituições públicas, o que é muito lamentável.

  • juarez trancoso | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    AQUI SE FAZ, AQUI SE PAGA, O BLAIRO AINDA VAI PAGAR MUITO CARO PELA SUA COVARDIA, ELE COLOCA PESSOAS NA SEMA, E QUANDO A CORDA ARREBENTA ELE SAI FORA, ESSA HISTORIA JA E CONHECIDA, E VAI ACONTECER DE NOVO, IGUAL A 2006, QUANDO ESTOUROU A CURRUPIRA E ELE DEIXOU O EX SECRETARIO FALANDO SOZINHO, QUER DIZER SEM FALAR NADA... PODE COMECAR A REZAR SR, GOVERNADOR, AQUI SE FAZ AQUI SE PAGA TAMBEM, E, A SUA HORA JA ESTA CHEGANDO...

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O ENGENHEIRO AGRONOMO BLAIRO MAGGI,POR UMA QUESTÃO ETICA DEVERIA OUVIR OS SEUS COLEGAS"ENGENHEIROS"BIOLOGOS"DA SEMA,E NÃO OS PREPOSTOS DO RIVA E BOSAIPO,QUE ESTÃO MANCHANDO A SUA ADMINISTRAÇÃO.

    VOSSA EXCELENCIA SABE, É, É INQUESTIONAVEL QUE O INPE É UMA INSTITUIÇÃO SÉRIA,COM PESQUISADORES DE ALTISSIMO NIVEL , QUE JAMAIS SE PRESTARIAM A MANIPULAR DADOS PARA ATENDER QUEM QUER QUE SEJA,GOVERNO OU ONG"s,.

    O QUE NÓS SOCIEDADE ESPERAMOS DE VOSSA EXCELENCIA É UMA DECISÃO DE GOVERNO,POLITICA AMBIENTAL É PRIORIDADE ! ENTÃO DEMITA TODOS OS ATUAIS GESTORES DA SEMA,E NOMEIE UM TECNICO DO QUADRO DA SEMA,QUE TEM COMPROMISSO COM A INSTITUIÇÃO E COM O NOSSO MEIO AMBIENTE.

    O QUE JÁ SE TORNA CANSATIVO E INTOLERAVEL,CONVIVERMOS COM ESSA PLEIADE DE INCOMPETENTES E VOSSA EXCELENCIA,TENDO QUE ARRUMAR DESCULPAS ESFARRAPADAS PARA DEFENDER ESSES PREPOSTOS,QUE REPRESENTAM A BANDA PODRE DA POLITICA MATOGROSSENSE.

  • Leonardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Os comentários acima focam na questão da gestão da SEMA. Além dessa problemática, acredito existirem outros "erros", que eu julgo de interesses econômicos, que vai dos diversos grupos ligados principalmente ao cultivo da soja, como também das empresas do próprio Blairo. Não tem pra ninguém, Maggi será sempre o campeão, o motosserra de ouro.

Apoiado por deputados bolsonaristas

jose medeiros 400 curtinha   Um dos vice-líderes do Governo Bolsonaro na Câmara, o deputado José Medeiros (foto), do Podemos, vem recebendo apoio na disputa ao Senado de vários parlamentares bolsonaristas. O chamado núcleo duro do presidente no Congresso Nacional está com Medeiros, entre eles os deputados...

Justiça barra ficha suja em Poconé

clovis martins 400   A Justiça Eleitoral barrou em Poconé o ex-prefeito Clovis Damião Martins (foto), considerado ficha suja. Está inelegível por oito anos. Filiado ao PTB, ele foi condenado pelo TCU por irregularidade insanável que configura ato doloso de improbidade administrativa. Enquanto...

3 estão fazendo pesquisa em Cuiabá

Três institutos de pesquisa entraram em campo na capital nesta semana para levantar as intenções de voto para prefeito. São eles: Malujoa Comunicações, que geralmente divulga os resultados no site Olhar Direto; a Voice Pesquisas e Comunicação, do site Midianews; e Real Time Big Data. A Voice poderá tornar públicos os números apurados da pesquisa a partir de segunda (26), enquanto os outros dois estão autorizados...

Marino enaltece Leitão para o Senado

marino franz 400 curtinha   O empresário e ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, Marino Franz (foto), anunciou apoio a Nilson Leitão (PSDB) para o Senado. Disse que conhece o candidato tucano de longa data, desde quando este foi prefeito de Sinop e assegura que Leitão é preparado, representa muito bem a região e o...

Magali de fora em General Carneiro

magali vilela 400   A ex-prefeita de General Carneiro, Magali Vilela (foto), que se lançou novamente à disputa ao Executivo, foi barrada pela Justiça. Teve o registro indeferido, já que está inelegível por ter sido condenada à suspensão de seus direitos políticos em...

Kalil, ausência e críticas de educadores

gilmar ferreira 400 curtinha   O candidato a prefeito de Várzea Grande Kalil Baracat (MDB) não foi a um evento realizado pelo Sintep para apresentar suas propostas aos técnicos e professores da educação básica. A ausência e sem apresentar justificativa deixou professores na bronca. O sindicalista...