Últimas

Quinta-Feira, 13 de Março de 2008, 08h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

MEIO AMBIENTE

Governo começa "facão" na Sema; Bathilde cai

  Após vários meses de bombardeio de críticas e tentativas de melhoria da gestão na secretaria de Meio Ambiente, o governador Blairo Maggi chegou a conclusão de que deve mesmo mudar os principais assessores da pasta. Começou com o secretário-adjunto Bathilde Jorge Moraes Abdala. Ele foi exonerado nesta quarta e já limpou as gavetas. O substituto só será definido na próxima semana, após outras mudanças e ajustes no quadro de pessoal. No mês passado o RDNews já havia antecipado sobre a queda de Bathilde - confira aqui.

   Advogado, Bathilde Abdala acabou enfrentando uma série de ataques e até acusação de ingerência. Em depoimento tenso na CPI da Sema, criada pela Assembléia no ano passado, o então adjunto chegou a ser classificado de incompetente. O governador recebeu denúncias sobre suposto tráfico de influência em alguns processos envolvendo o seu adjunto e, a partir, optou por desligá-lo, dos quadros DAS da Sema.

   Em seu relatório final, a CPI apresentou mais de 80 sugestões, entre elas a de que seria necessário mudar a gestão administrativa da pasta do Meio Ambiente. Os processos sobre licenciamentos tramitam a passos de tartaruga. Há denúncias de irregularidades e de falta de equipes especializadas para dar celeridade nas ações.

   A área ambiental é uma das que mais trazem desgaste para o governo Maggi, maior produtor individual de soja do mundo. Números negativos que apontam MT como um dos campeões em desmatamento na Amazônia Legal empurram o governo para o olho do furacão.

  Maggi mudou a legislação, melhorou o orçamento da Sema e viabilizou parceria com o Ibama para o Estado ficar com atribuições da esfera federal e, mesmo assim, os entraves persistem. Agora está disposto a devolver a carga ao órgão federal.

Postar um novo comentário

Comentários (24)

  • fabiola cardoso | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    GOVERNADOR não tenta nos enganar com essas exonerações..o que adianta exonerar e eles continuar na sema recebendo o mesmo salario....só tirou dos cargos mas vai cntinuar a mesma coisa Blairo...tome sua providencia quanto estas exonerações não deixem quem eles ocupama cargos na sema ou senão a população vai tomar a providencia necessaria.....quanto este MOACIR agora ficou melhor para ele vai comandar a administração toda.....o que é isso GOVERNADOR ACORDA abre seus olhos quanto este Moacir...ele vive falando q ele tem costa quente e q não saiu de lá por nada......tem uma falta de educação tremenda..falo porque convivo no ambiente de trabalho com ele.

  • Diana Costa Simbolom | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Viram a relaçao de comissionados? cade os funcionarios do quadro efetivo? Ministerio Publico cade voce? Tá na hora de agir.

  • marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Governador agora vc fez mais um grande trabalho, exonerando estes povinhos...eles não deviam estar ocupando estes cargos, pois não tem competencia, principalmente este MOACIR...um cara que mal saiu da faculdade nunca tinha ocupado cargo de tremenda responsabilidade e vai logo para Diretoria do FEMAM o que é isso GOVERNADOR põe pessoas que tenha competencia q tenha experiencia e não este Sr. MOACIR... GOVERNADOR nós a população estamos esperando que vc realmente que o senhor cumpra a sua palavra e a sua atitude de exonerar estas pessoas principalmente o MOACIR e o BATILDE. Nós a população iremos fazer de tudo para que o senhor não nomeia estas pessoas novamente...estamos de olho GOVERNADOR CUIDADO......dor de barriga não doi só uma vez........

  • Gregorio de Matos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A situação da Sema pode ser resumida no Samba do Billy Blanco.

    "Na gafieira
    Segue o baile calmamente
    Com muita gente dando volta no salão
    Tudo vai bem
    Mas, eis, porém que de repente
    Um pé subiu
    E alguém de cara foi ao chão
    Não é que o Doca
    Um crioulo comportado
    Ficou tarado quando viu a Dagmar
    Toda soltinha
    Dentro de um vestido-saco
    Tendo ao lado um cara fraco
    E foi tira-la pra dançar?
    O moço era faixa preta, simplesmente
    E fez o Doca rebolar sem bambolê
    A porta fecha enquanto dura o vai-não-vai
    Quem está fora não entra
    Quem está dentro não sai
    Mas a orquestra sempre toma providência
    Tocando alto pra polícia não manjar
    E nessa altura
    Como parte da rotina
    O piston tira a surdina
    E põe as coisas no lugar"


    Acho que o Piston começou dar a nota.

  • Camilla Andréia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Do que adianta ter um "cargo" e não ter cacife para fazê-lo??
    Falar é muito fácil, mas eu quero ver sentar a "bundinha" na cadeira e resolver todos os trabalhos com SERIEDADE e COMPETÊNCIA, coisa que muitos não têm! Aliás, tem muitos que ganham um "booomm" salário para não fazer nada o dia todo. Desse jeito, até eu quero trabalhar na SEMA.

  • Ricardo Gomes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O sr.Moacir do Couto em sua cidade natal,Barra do Garças,é motivo de piada,alem dos imponentes e carissimos carros e motos importadas que desfila cada vez que vai a aquele cidade,ele tambem distribui dinheiro pagando contas em botecos.fica a duvida??
    1-renda compativel com o patrimonio?
    2-já possuia estes bens e pagava conta antes de ir pro femam?
    3-já foi vereficado seu passado na secretaria de educação,onde era digitador,função que exercia com muita dificuldade?
    4-se todos sabem,funcionarios da sema e seus amigos de barra do garças,que ele não tem compentencia para o cargo o que espera o governador????

  • jesus | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ricardo gomes cuidado com tanta inveja, isso pode ate te matar viu.

    porque vc nao vai atras dos questionamentos que vc fez.

    procura a seduc e faz um levantamento antes de acusar.
    procura a ficha dele la e confere o desempenho.

    confere se ele ja tinha algo antes de ir para o femam, só para encargo de consiencia no detran vai saber se ele ja teve carro ou moto, fas isso viu?( aconselho tenta saber de que familia ele veio isso é um ponto inportante viu.)

    so para terminar e fazer com que vc tenha um infarto com sua inveja.

    3% da populacao do brasil tem curso superior, menos de 1% tem dois curso superior. Ele tem 32 anos de idade e é formado em administracao e direito. ha ia me esquecendo faz duas pos graduacao.

    um abraco.

    conselho procura um medico.

  • ricardo madeira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    queria que o governador Blairo e o próprio Moacir do Couto explicasse qual o motivo do Moacir (responsável financeiro da SEMA) ter repassado um cheque seu ASSINADO e em BRANCO ao prefeito Nilson Leitão, que todos sabemos que é sócio do deputado Dilceu Dal Bosco... o cheque foi pego pela Policia Federal no dia em que Nilson foi preso e até agora ninguém explicou nada...
    Blairo, o senhor sabe disso e nao fez nada?? ta com rabo preso com quem chefe???

  • jose | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    essa do cheque é uma piada, kkkkkkkkkkk

    vc deve esta confundindo o moacir, na sema ja teve outro moacir.

    cuidado viu ainda descobre quem vc é e leva um baita processo.

    essa foi demais.

    ricardo madeira vc parece uma madeira mesmo sem cerebro.

  • Maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Para a felicidade de todos, para o bem da SEMA e para o delírio dos servidores deste órgão, finalmente, este sujeito foi exonerado.
    Ufa, já não era sem tempo.
    Agora, para que o serviço fique completo, só falta devolvê-lo para o Tribunal de Justiça, lugar de onde nunca deveria ter saído.
    Parabéns, Governador! O senhor começou bem a faxina, mas fique certo de que ainda falta muito.

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

Hospital cobra R$ 2,4 mi da prefeitura

luiz carlos pereira 400 tce   O Instituto de Saúde Santa Rosa recorreu ao TCE, na esperança de encontrar respaldo para receber R$ 2,4 milhões da secretaria de Saúde da Capital. Argumenta que a prefeitura, com quem mantém contrato desde 2019, está inadimplente, pois não teria pago integralmente os...

Definido novo presidente do Sanear

hermes avila 400   O prefeito Zé do Pátio nomeou à presidência do Serviço de Saneamento Ambiental de Rondonópolis (Sanear) o engenheiro Hermes Ávila de Castro (foto), que tende a se efetivar no cargo. Hermes ocupa a cadeira que, desde janeiro de 2017, pertencia à Terezinha Silva de Souza,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.