Últimas

Segunda-Feira, 24 de Março de 2008, 16h:24 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

VARIEDADES

Governo contrata consultoria para melhor gestão


Governador e integrantes do staff ouvem técnicos do INDG
Foto: Lenine Martins

  Numa mesa no salão nobre do Palácio Paiaguás cerca de 50 assessores que integram o staff do governador Blairo Maggi acompanham nesta segunda, desde às 9h, a explanação de três técnicos do Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG). Trata-se da maior organização de consultoria em gestão empresarial do país e que ajudou o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), a dar um salto de qualidade administrativa. Por sugestão do presidente da Assembléia, Sérgio Ricardo, e do também deputado e empresário Otaviano Pivetta, Maggi resolveu contratar o INDG no sentido de ajudar a gestão na busca por qualidade dos serviços.

   Secretários, presidentes de órgãos, empresas e autarquias ouviram do consultor Vicente Falconi e dos seniores Welerson Cavalieri e Maurício Chaves citações de exemplos de gestões inovadoras em outros Estados que ajudaram a melhorar a prestação de serviços. Eles apresentaram novas ferramentas para a gestão pública e caminhos para incremento de receitas.

     Na reunião, Maggi disse que os projetos do INDG devem estar focados principalmente na educação, no meio ambiente e na melhoria da arrecadação sem o aumento de impostos. "Vamos apresentar os pontos que o governo solicitar. Nós vamos fazer uma transferência de nossa tecnologia de gestão. É uma consultoria por tempo determinado, mas isto ainda não foi definido”, diz Falconi, sem citar o custo da consultoria com o governo de Mato Grosso.

   A reunião vai acontecer uma vez por mês. A desta segunda tem caráter de avaliação das ações do governo e de deliberação sobre novas orientações. O instituto possui uma equipe com cerca de 800 consultores que atuam em todo o Brasil em diversos assuntos de gestão empresarial, além de um staff administrativo de 70 pessoas.

(Às 16h35) - Sérgio cobra maior presença do staff

 O presidente da Assembléia, Sérgio Ricardo, disse, no início da reunião, que os secretários precisam estar mais presentes à Assembléia. Observou, sem citar nomes, que apenas 5 ou 6 têm contato mais próximos com os deputados. Os demais, diz, não demonstram muito interesse nessa relação institucional. Sérgio deu o recado, assim que foi provocado pelo governador Maggi, ao pedi-lo que discorresse sobre o relacionamento dos assessores do governo com os deputados.

   O parlamentar sugeriu que os secretários visitem e conversem mais com os colegas deputados. Observou que a AL funciona como espécie de termômetro sobre o governo, principalmente no interior do Estado. "Quase todas as reivindicações que vêm das bases chegam primeiro nos deputados. Então, de nós tivermos resposta para os pleitos a partir da orientação dos secretários, o grau de satisfação para com o governo aumenta".

   Sérgio pediu que os secretários entendessem os discursos do plenário, às vezes duros contra a administração mas necessária diante de algumas situações. Destacou também que os membros do primeiro escalão deveriam se antecipar e, assim, evitar tantos pedidos de informações, requerimentos e questionamentos que partem dos parlamentares.

Postar um novo comentário

Comentários (4)

  • PEDRO PAULO BARROS LIMA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    MEU DEUS,O QUE HOUVE COM OS NEOS-ARGENTINOS"SERÁ QUE CALÇARAM A SANDALIA DA HUMILDADE E RECONHECERAM SUAS INCOMPETENCIAS E VÃO CONTRATAR UMA CONSULTORIA PARA ENSINAREM A ELES QUE DIRIGIR O PALACIO PAIAGUAS,NÃO É O MESMO QUE DIRIGIR UM ARADO OU TRATOR AGRICOLA.

    NATES TARDE DO QUE NUNCA,AGORA QUE ELES JÁ RECONHECERAM QUE NÃO SÃO PREPARADOS PARA COMANDAR UM ESTADO , COMO MATO GROSSO , É BOM QUE VOLTEM PARA OS SEUS ROÇADOS.

    SÓ TEMOS QUE DESEJAR A ELES UM BOM RETORNO PARA SUAS PLANTADEIRAS E COLHETADEIRAS.

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Espero que esta consultoria mostre ao governo que chega de arrogância e que já está passando da hora de despir a botina e colocar os pés no chão em defesa dos interesses maiores da sociedade que propulseram a servir.O povo espera dos seus governantes no mínimo que conheçam as suas demandas e saibam traçar prioridaddes que beneficie a maioria e não os "amigos" que gravitam em torno do poder.

  • Hely Lopes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Do que adianta contratar uma consultoria cara e renomada, e depois nomear gente despreparada para o Secretariado.

  • Anízio de Freitas | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É com espanto que recebo essa reportagem pois o Estado já gasto muito com equipes de planejamento e consultoria como as famosas PM21, MT+20, Publix, IDEP, Silva&Freire entre outros, e o próprio Falconi já prestou diversos trabalhos no governo Dante, e até o presente momento a sociedade não percebeu melhora alguma e até mesmo os próprios governantes não viram resultado algum, transfomando-se essas contratações em uma verdadeira caixa preta, pois é muito dinheiro gasto pra resultado nenhum, por isso deixo uma pergunta cadê os setores de controle para avaliarem essas contratações???

Romoaldo, prescrição e elegibilidade

romoaldo junior 400 curtinha   Assim como Wilson Santos, o deputado Romoaldo Júnior (foto) assegura que hoje também está elegível porque uma condenação de dois anos e três meses de prisão, inclusive com perda do mandato, acabou prescrita. Ele disse que ainda não sabe se disputará...

Juca quer ex-deputado no Gabinete

roberto nunes 400   O presidente do Legislativo cuiabano, vereador Juca do Guaraná, disse que irá convidar o ex-vereador, ex-vice-prefeito e ex-deputado estadual Roberto Nunes (foto) para assumir a Chefia de Gabinete da Presidência. Enfatiza que Roberto é bem articulado politicamente, tem habilidade e experiência e,...

Governo "desmama" senador do Dnit

wellington fagundes 400   O Governo Bolsonaro conseguiu, enfim, "desmamar" Wellington Fagundes (foto) do Dnit. Há décadas, entra e sai governo e o ex-deputado federal por seis mandatos (24 anos) e no cargo de senador desde 2015 vinha indicando apadrinhados no cargo de superintendente regional do Dnit em MT. O último foi Orlando...

Ex-deputado demitido de assessoria

luiz soares 400   O ex-deputado Luiz Soares (foto), hoje com 63 anos, foi exonerado do cargo de assessor parlamentar do contemporâneo Wilson Santos. Ganhava quase R$ 10 mil brutos. Estava lotado no gabinete do deputado tucano havia quase dois anos. Soares é pensionista do extinto Fundo de Assistência Parlamentar, ganhando...

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.