Últimas

Terça-Feira, 05 de Agosto de 2008, 16h:13 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

VARIEDADES

Governo de MT vai dar ginásios e praças a cidades que mais combaterem queimadas

JOSÉ EDUARDO RONDON
MATHEUS PICHONELLI
da Agência Folha

   O governo de Mato Grosso, Estado líder em queimadas no país, diz que vai construir ginásios e praças públicas como forma de premiar dois municípios que conseguirem o maior índice de redução de focos de calor até setembro.

   A medida compensatória adotada pelo governo de Blairo Maggi (PR) --cada obra custará cerca de R$ 250 mil-- já foi anunciada às prefeituras.

  "Estabelecemos que seria um ginásio de esportes ou uma praça, porque aí você envolve a sociedade. As pessoas passam a se preocupar. São presentes que atendem toda a sociedade", disse o secretário-chefe da Casa Civil, Eumar Novacki.

  Mato Grosso teve 713 registros de queimadas em julho, segundo o Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais). O número representa 30,8% do total de focos de calor identificados no país no período: 2.310.

  Houve, porém, redução de 8,8% no número de ocorrências em relação a julho de 2007, quando foram registradas 782 queimadas no Estado.

  Satélites do Inpe já detectaram, desde o começo do ano, 1.188 focos de calor em áreas do Estado --o número no país chegou a 5.508. Isso significa que duas em dez queimadas registradas no país neste ano ocorreram em Mato Grosso.

  Os índices de redução serão calculados de 15 de julho a 15 de setembro, período de proibição de queimadas no Estado.

   Para concorrer ao prêmio, as prefeituras terão que criar uma brigada antiqueimadas e obter redução de ao menos 50% nos focos de calor em comparação a 2006. A meta de redução tem como base dados de 2006 porque o número de queimadas foi menor naquele ano.

  O governo concederá o prêmio a vencedores em dois grupos de cidades: os 19 municípios com maior incidência de queimadas e as 122 cidades restantes do Estado.

  Os municípios com mais focos de queimadas neste mês ficam na região central e norte do Estado, com predomínio de áreas florestais: Nova Ubiratã (48), Tapurah (48), Nova Maringá (46), Santa Carmem (35).

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Ibope vê falha na pesquisa de Cuiabá

abilio 400   A  última pesquisa Ibope sobre intenção de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada na sexta passada (16) pela TVCA, cujo resultado destoa muito de outras amostragens, foi feita por telefone. E, por causa disso, o próprio instituto, em nota de esclarecimento publicada no próprio site,...

Medeiros x Fernanda e o bolsonarismo

jose medeiros 400 curtinha   Não são apenas Carlos Fávaro (PSD) e Nilson Leitão (PSDB), que se auto-combatem, com um tentando desconstruir a candidatura do outro na corrida pela única vaga em disputa ao Senado. Como num ringue de boxe, José Medeiros (foto), do Podemos, e coronel Fernanda (Patriota)...

Leitão x Fávaro sob efeito-Bolsonaro

nilson leit�o 400   O ex-vice-governador e hoje senador interino Carlos Fávaro (PSD) e o ex-prefeito sinopense e ex-deputado federal pelo PSDB Nilson Leitão (foto) travam uma guerra eleitoral, com críticas mútuas, como se só existissem os dois na disputa para o Senado, quando, em verdade,...

Leverger e ex em palanque separado

francieli magalhaes 400 curtinha   Dois candidatos em chapas majoritárias em Santo Antonio de Leverger, hoje em palanques diferentes, já estiveram juntinhos na vida particular. O empresário Ademilson Dantas de Matos (PV), vice da chapa de Franklin Luis Carvalho (PSDB), foi casado com a petebista Francieli Magalhães...

Prefeito cuiabano vira saco de pancada

emanuel pinheiro 400 curtinha   O prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto), que busca a reeleição e havia iniciado a campanha como grande favorito, inclusive com expectativa de ganhar no primeiro turno, se transformou em saco de pancada. Além de Abílio Júnior que o critica e ataca o tempo todo, o que acabou o...

Dal Bosco com 3 na disputa em Sinop

dilceu dal bosco 400 curtinha   Neste pleito eleitoral, a família Dal Bosco se dividiu em três grupos de apoio em Sinop, a chamada capital do Nortão. O ex-deputado estadual Dilceu Dal Bosco (foto) coordena no município e região a campanha à reeleição do senador Carlos Fávaro (PSD). O...

MAIS LIDAS