Últimas

Quarta-Feira, 15 de Outubro de 2008, 15h:17 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

INVESTIGAÇÃO

Gravação sobre "dinheiro sujo" mostra Moura

 O DVD em poder da Polícia Federal com gravações de uma suposta negociação espúria de três candidatos derrotados a vereador por Cuiabá pelo PRTB mostra imagens de José Pedro Pereira Moura, que teve 1.256 votos. Não há identificação do autor da gravação. O áudio é de péssima qualidade, o que dificulta a compreensão dos diálogos.

  Pedro Moura aparece sentado, em movimento e, em outro momento, de pé e conversando com algumas pessoas em mais de uma sala. Sua imagem surge também no instante em que dinheiro é colocado num envelope. Na cena, há uma pessoa com adesivo na camisa do candidato a prefeito da Capital, Mauro Mendes. Além de Pedro Moura, também são acusados de pegar "dinheiro sujo" os também candidatos derrotados do PRTB, Marcionei José Curvo de Moraes, que teve 1.526 votos, e Fernando Capilé, que conquistou 905 votos. O PRTB elegeu dois vereadores: Neviton Fagundes Moraes (3.798 votos) e Ralf Leite (3.115).

   A confusão começou no último domingo à noite. Agentes policiais abordaram um veículo Pajero, na região central de Cuiabá, nas proximidades do restaurante Getúlio Grill. Descobriram dinheiro dentro do veículo, que tinha como ocupantes Marcionei, Capilé e Pedro Moura. De lá, foram conduzidos à sede da Polícia Federal, sob acusação de terem recebido dinheiro para apoiar Mendes neste segundo turno.

  A OAB, o Movimento Cívico de Combate à Corrupção Eleitoral e a imprensa foram acionados pela coligação do prefeito Wilson Santos sobre o flagrante. Antonio Cavalcanti, o Ceará, recebeu um telefonema. Um interlocutor que não se identificou o visou que, em instante, ele iria receber um DVD com imagens que comprovariam a prática de crime eleitoral por parte dos três ex-candidatos a vereador do PRTB. Meia-hora depois um motoqueiro entregou o DVD a Ceará, na recepção da PF. Este repassou ao delegado federal plantonista Vilson Rodrigues de Souza Filho, responsável por interrogar os três acusados.

   O delegado instaurou inquérito, fez auto de apreensão do DVD e ouviu, naquela madrugada já de segunda (13) o coordenador do MCCE. Marcionei, Capilé e Moura foram liberados. Eles garantem que não se trata de dinheiro de negociata, mas sim para pagamento de cabos eleitorais.

Foi ação do Comitê da Maldade, diz Valmórbida

Júlio Valmórbida nega compra de lideranças  O publicitário Júlio Valmórbida, que integra a equipe de marketing do candidato Mauro Mendes, acusa o que chama de Comitê da Maldade, liderado, segundo ele, pelo prefeito Wilson Santos e pelo marqueteiro Antero de Barros, de tentar fabricar provas para prejudicar o republicano. Disse que jamais Mendes se envolveria em esquema de compra de lideranças. De acordo com Valmórbida, o próprio coordenador do MCCE tem dúvidas sobre a autenticidade da gravação.

  "A questão financeira faz parte de estrutura de campanha e tudo está declarado oficialmente, dentro da previsão de gastos da coligação", destaca Júlio Valmórbida. Para ele, "não resta dúvidas de que Santos e Antero tentaram criar factóides". Ele questionou o porquê, numa madrugada, pessoas da coligação de Santos, como os advogados Ussiel Tavares e José Rosa, estarem em frente à sede da PF para acompanhar o caso. Também cutucou o presidente da OAB, Francisco Faiad. "O Faiad que estava lá (na PF), era o presidente da OAB ou aquele que quase foi candidato a vice-prefeito do Wilson Santos?".

   Valmórbida afirma que "tudo não passa de armação do Comitê da Maldade". Observa que o próprio delegado federal não deu importância à denúncia, tanto que liberou os 3 filiados do PRTB. "Eles (do grupo do prefeito) deixaram a marca da ferradura. A compulsão pela mentira deixou eles malucos e querem transformar fantasia em realidade. É caso de internação", ironiza Valmórbida, que foi o principal marqueiro de Mendes no primeiro turno e agora auxilia nos trabalhos Chico Santa Rita.

Clique no play e veja as imagens que motivaram abertura de inquérito na PF sobre suposta negociação espúria envolvendo 3 candidatos derrotados do PRTB em Cuiabá para apoio a Mauro Mendes

Postar um novo comentário

Comentários (61)

  • ELIDUENES NEVES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    QUANTO A GRAVAÇÃO COM SERTESA NÃO NADA Q POSSA INCRIMINAR ALGUEM.MAIS UMA VEZ FICO ENTRISTECIDO COM OS POLITICOS DE MATO GROSSO Q PARA NÃO PERDER O PODER USAM FORMAS BAIXAS PARA DERROTAR O ADVERSÁRIO .EQUANTO MT TIVER PLITICOS DA ESTIRPES DE ANTERO, CARLÃO, OS CAMPOSL,BEZERRA DA VIDA E ATÉ WILSON ESTÁ ENTRANDO NESTE TIME,NÃO PODEMOS ESPERAR QUE O NOSSO ESTADO SE DESENVOLVA .ESPERO QUE O POVO SAIBA JULGAR ESSES SENHORES QUE SÃO O ATRASO DESTE ESTADO E POSSO ATÉ DIZER DO PAÍS.

  • SAMUEL CARLOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Dona MARIA a senhora está coberta de razão...o dinheiro que o MAURO MENTE gasta não é da Prefeitura...é do Governo do Estado...dinheiro público...

    O MAURO MENTE SÓ FOI PARA O 2º TURNO GRAÇAS AO PT QUE TEM SIDO USADO...O QUE O PT GANHOU COM ESSA PARCERIA? R: 1 VERADOR A MENOS NA CÂMARA MUNICIPAL E NENHUM CANDIDATO AO SENADO EM 2010 POIS O BLAIRO JÁ FECHOU COM O RIVA...

    CADÊ O VÍDEO DO MM FALANDO MAL DO LULA?

    CADÊ A SERYS? CADÊ O ABICALIL? CADÊ O ALEXANDRE? A ENELINDA?

    O PT FOI O PARTIDO QUE MAIS PERDEU NESTAS ELEIÇÕES EM MT...SAIU LITERALMENTE PARTIDO!!

  • José Bolo Flor | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É José Pedro, espero que vc seja Cuiabano e que resida ai mesmo em Cuiabá, se for, vou fazer um convite, vai até a sede da Federação da Industria ai na Avenida do CPA e pergunte com muita discrição aos Trabalhadores mais humildes daquela casa quem é o Presidente Mauro Mendes, caso não fique satisfeito investigue sob um episodio ou um incidente ocorrido com um de seus seguranças contra um humilde trabalhador daquela casa quando queria aproximar do Presidente Mauro para fazer uma indagação, depois iremos ver quem é quem, mas como diz o Senhor Acinto Tocantins “ O homem publico ou líder público tem que ter o cheiro do povo, e sua origem tem que vim do povo”.
    Infelizmente estes fatos caro José Pedro e todos leitores, só serão esclarecidos após a eleição mais ainda acredito por experiências própria e para não arrepender no futuro o Wilson por ser de origem do povo deverá ser a melhor opção para Cuiabá.

  • JOMARDI | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SE A GRAVAÇÃO É DE PÉSSIMA QUALIDADE, ENTÃO FOI FEITA PELO PRIMO DELE QUE É O MAKSUÊS. ELE É QUEM FAZ ESSE TIPO DE PROCEDIMENTO. GRAVA E DEPOIS SAI FAZENDO LEILÃO DAS CENAS.

    NA VERDADE JOSE PEDRO PEREIRA MOURA TÁ PAGANDO A DÍVIDA DO TEU PRIMO MAKSUES. ELE TÁ PROVANDO DO VENENO QUE LANÇOU NA CAMPANHA PARA PREFEITO EM VARZEA GRANDE.

    MAKSUÊS DEVERIA TER ENSINADO O TEU PRIMO A MANEIRA DE RECEBER E INVESTIR ESSAS PROPINAS DE ACORDÃO!

    VAI TER DE SER RECICLADO PARA QUE NA PROXIMA VEZ CONSIGA FAZER OS ACORDÕES COM PERFEIÇÃO!

  • Sonia Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essas justificativas não cabem ao publicitário e sim aos advogados do candidato. Afinal, comprar votos é crime. Porém, o que se esperar de alguém cujo único argumento é dinheiro?

  • lucia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    agora td que aparece querem creditar ao antero e ao wilson, e as imagens de ontem na propaganda do mauro mendes eram o que aquilo ali....fal sério...e pq mais um gasto de 3 milhões e setecentos mil....fala serio...volta pra bimetal engomadinho

  • Paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Isso é vergonhoso. Isso é o novo jeito de fazer politica? Acabei de mudar meu volto, to com nojo desse povo que posa de santo e faz esse tipo de coisa. Agora eles vao mais longe ainda quando diz que é comite da maldade que fez isso. Isso é compra de votos sim, to revoltado com isso, bando de picaretas. Só espero que esse dinheiro nao tenha saido dos cofres publicos e romilson parece que vem mais coisas ai de dar mais nojo ainda.

  • marcelo pires | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ETA ESCOLA BOA ESSA DO M. LEITE O VIDIO DE RUIM IQUAL ELE WILSON SANTOS VOCE NAO APRENDE MESMO OLHA O COMENDADOR JA ESTA FORA DE AÇÃO AGORA VOCES QUEREM ASSUMIR A MALANDRAGEM EM CUIABA NOS NAO VAMOS ACEITAR FORA WILSON SANTOS AGORA É MAURO MENDES....

  • Maria José | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Acabei de decidir em quem votar; WILSON no segundo turno, pois, votei no MAURO MENDES no primeiro turno, pesnando que, ele fosse decente, honesto e o novo para nós eleitores, mas, lamentavelmente, com este acréscimo de gastar mais R$ 3.500.000,00 em pouco período de campanha, só os bobos de plan~tão que deveriam fiscalizar e flagrar a COMPRA DE VOTOS, onde, desde LÍDERES comunitários, pastores e ex-candidatos a vereadores jnto com o 45 estão sendo tentados a venderem suas dignidades e desejos de mudanças, pois, sem dúvida alguma, isto é um fato entristecedor. Mudei e vou de WILSON em 26/10/2008.

  • antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essa q é a tática do 45? Entra no rdnews e fica falando q vai mudar de voto? Que piada! Parece q tão com medo de perder!

Mauro e vitórias na briga de decretos

mauro mendes 400 A estratégia do governador Mauro Mendes (foto) de articular com os Poderes a edição do decreto de toque de recolher vem dando frutos. O governo publicou decreto impondo toque de recolher das 21h às 5h, com fechamento do comércio às 19h. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, discordou e fez...

Prefeito é intubado e pode ir para SP

Prefeito de Tapurah Carlos Alberto Capeletti   É grave o quadro de saúde do prefeito de Tapurah (432 km de Cuiabá), Carlos Alberto Capeletti (PSD). Após piora, ele precisou ser intubado nesta quinta (4). Foi internado na terça (2), após testar positivo para Covid-19, em uma UTI no Hospital 13 de Maio, em...

Setasc doou 330 mil cestas básícas

Rosamaria 400 curtinha   A Secretaria Estadual de Assistência Social e Cidadania (Setasc), sob Rosamaria de Carvalho (foto), já entregou mais de 330 mil cestas básicas desde o inicio da pandemia, sendo 110 mil em Cuiabá e Várzea Grande. E como assistência social foi considerada como serviço essencial,...

Interinos ficam sem cargos no TCE

jose carlos novelli 400 curtinha   Com o retorno dos conselheiros do TCE, Antonio Joaquim e José Carlos Novelli (foto), dois substitutos perderam os postos não apenas nas relatorias, como também ficam sem os cargos na gestão. É o caso de Isaías Lopes da Cunha, que deixou de ser ouvidor-geral, sendo...

MT perde José Afonso Portocarrero

portocarrero-400   Morreu nessa quarta  (3), aos 93 anos, José Afonso Portocarrero (foto). O ex-presidente dos extintos  Banco do Estado de Mato Grosso (Bemat)  e Loteria do Estado de Mato Grosso (Lemat)  morreu de causas naturais. Viúvo, deixa quatro filhos.  Na vida profissional, foi o responsável...

Secretários filiados e sem pretensões

Beto 2x1 400 curtinha   Presidente do DEM em Cuiabá, o secretário estadual de Cultura, Esporte e Lazer, Alberto Machado, o Beto 2 x 1 (foto), disse, em visita ao Rdnews, quando concedeu entrevista à tvweb RDTV, que alguns colegas secretários estão filiados ao partido, mas isso não significa que eles...