Últimas

Sábado, 30 de Maio de 2009, 07h:26 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

CÂMARA DE CUIABÁ

Grupo de Lutero escala Ivan como relator para salvar Ralf

  Fernando Ordakowski

Numa manobra de Lutero, Júlio Pinheiro pedirá a suspeição de Domingos Sávio, que será destituído da relatoria para ser substituído por Ivan Evangelista, já dentro do combinado para absolver Ralf Leite

  Numa vergonhosa articulação de bastidores, os vereadores Júlio Pinheiro (PTB), que substitui Clovis Hugueney, o Clovito, Ivan Evangelista (PPS) e Lutero Ponce (PMDB) montaram uma nova estratégia, que resultará no arquivamento do relatório sobre o processo de investigação contra o colega Ralf Leite (PRTB). A investida começou esta semana, após a Justiça autorizar a retomada dos trabalhos pela Comissão de Ética da Câmara Municipal de Cuiabá. O relator Domingos Sávio (PMDB) será destituído da Comissão, sob argumento de que não teria isenção para julgar Ralf.

   Para tirá-lo o direito de apresentar o relatório que seria pela cassação de Ralf, montou-se até uma armação junto à polícia, usando a manicure Maria José Aparecida. Ela acusou Sávio de abandoná-la no lago de Manso, em Chapada dos Guimarães. Disse que o episódio se deu em 7 de janeiro, mas só em 7 de abril veio registrar queixa. Sávio tinha ido à região, onde possui um barco e é acostumado a pescar, motivado pelo convite para uma confraternização do aniversário de Ralf. Este aproveitou o fato do peemedebista ter aparecido à época em Manso para motivar a manicure a formalizar a acusação de omissão de socorro e/ou de tentativa de homicídio. Há agora um esforço, principalmente de Lutero, para tirar Sávio da relatoria e ainda deixá-lo "queimado".

   É com base nessa acusação que, na sessão ordinária da próxima terça (2), Júlio Pinheiro vai pedir a suspensão de Sávio. Por maioria dos votos, os vereadores vão aprovar a proposta de excluí-lo da função de relator. Em seu lugar entrará Ivan Evangelista, já combinado com o grupo para apresentar um relatório pela absolvição de Ralf, acusado de quebra de decoro parlamentar por ter sido detido pela polícia em ato libidinoso com um travesti menor de idade na região do Posto Zero, em Várzea Grande, e ainda de ter desacatado autoridade e feito ameaças.

   Quem preside a Comissão é Éverton Pop (PP), que é favorável à cassação de Ralf. Já Adevair Cabral (PDT), que também integra a equipe, fechou apoio ao vereador investigado, assim como será a decisão de Ivan. Diante do placar de 2 a 1, o relatório será pelo arquivamento. Nos bastidores, o comentário é de que Pop, revoltado com as manobras e pressões, poderá até renunciar à presidência da Comissão. Se isso acontecer, quem o substituirá será Néviton Fagundes (PRTB), outro aliado de carteirinha de Ralf. Assim, tudo acabará em pizza. O grupo de Lutero, que tem Lueci Ramos (PSDB) e Ivan como seguidores, se uniram aos aliados de Ralf para um salvar o mandato do outro. Contra Lutero pesa a acusação de um rombo de R$ 3 milhões somente em 2007, quando presidiu a Câmara Municipal. Todos os pedidos de abertura de investigação e de afastamento do peemedebista foram derrubados pela maioria dos vereadores. Ralf foi um dos defensores de Lutero. Agora é a vez do ex-presidente da Câmara, que conseguiu tomar um "fôlego", apesar de ainda estar na mira das entidades organizadas que exigem punição, manobrar para que a investigação contra o vereador do PRTB seja arquivada.

Postar um novo comentário

Comentários (37)

  • JEDAE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    NESSE PRÉDIO JÁ FOI NEGOCIADO TONELADAS DE CALCINHAS. CHITIQUITA GASTOU CENTO E POUCOS MIL COM ATERROS. QUASE TODOS AI, COMPRARAM VOTOS. HOJE A POLITICA FUNCIONA ASSIM. ESTÃO SE LIXANDO PARA A POPULAÇÃO PENSA E ESPERA DESSA CAMBADA DE PÉSSIMOS POLITICOS DE PROLIFERAM EM CUIABÁ E MATO GROSSO. COM UM MAKSUES DA VIDA, RIVA, BOSAIPO, CHIQUITITA, ROBERÃO, CAMPOS NETO SOBRINHO, BISNETO DA SILVA, RALF, FABRIS, PERCIVAL, LUTERO. PODEMOS ESPERAR O QUE? NADA!

  • JEDAE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Maria P.Farias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • João Honesto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sugiro que cada cidadão cuiabano compre um vidro de creolina e no dia da votação como protesto e assepsia jogue na Câmatra de Cuiabá.
    Eu já comprei o meu, ratos do esgoto e Bichos escrotos Aguardem!

  • josé sousa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    agora só resta a justiça. estes bandidos estão de mãos dadas. agora o que nos causa vômitos, é a atitude dos demais vereadores. porque não se manifestam, e juntos não encaram estes corruptos? assim como eles, se juntam pra se protegerem e assim fiacrem impunes, juntem-se e mandem estes sujeitos pra rua da câmara e em seguida denunciem ao ministério público. ou eles também teem rabo preso? vai ver é isso.

  • ADRIANO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EITA, ESSA É A CIDADE QUE VAI SEDIAR JOGO DE COPA DO MUNDO, MEU DEUS DO CÉU, OQUE SERÁ QUE VÃO FAZER COM O DINHEIRO QUE VEM PRÁ CÁ? CHEGA A DAR NOJO SÓ EM PENSAR OQUE SE PASSA NESSA CAMARA MUNICIPAL E NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, COMO DIRIA A MUSICA UM BANDO DE PICARETAS COM ANEL DE DOUTOR, NA VERDADE A MAIORIA É SO PICARETA MESMO, O ANEL DE DOUTOR PASSOU LONGE.

  • Alexandre do Espírito Santo Almeida | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O que dizer?Estes são os vereadores eleitos pela grande maioria da população (cuiabana ou não).

  • Antonio Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Meu Deus, que vergonha minha cidade Natal sera sub-sede da copa de 2014, e teremos homens como esses para fiscalizar e executar os recursos,para tal evento....ai ai ai, Meus queridos irmaos Cuiabanos, vamos dar um basta nisso vamos mover algum movimento contra tudo isso e pedir para esse povo ai que vive com nosso dinheiro,renunciar e sair desse cenario politico que nos envergonha e acaba com nossa MARAVILHOSA CUIABA....nós cuiabanos não merecemos isso.

  • Celso | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É armação em cima de armação, todos são culpados, Cuiabá nunca teve uma Câmara de Vereadosres tão inexpressiva, inoperante e corrupta com a deste e dos últimos três mandatos.
    É uma vergonha tão grande e respaldada democraticamente por nós, mas o que fazer?se a compra de votos para elegê-los não for combatida???
    Esses bandidos travestidos de políticos deviam ter vergonha na cara e respeito pelo menos pelas suas famílias.
    Vamos ver voçê né Presidente Deucimar, sei de suas ligações religiosas espirituais, e você também sabe das conseqüencias e cobranças do plano espiritual, quanto mais poder e dinheiro maior a cobrança dpo alto.

  • MEIRE CABRAL | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

Um novo embate entre Diane x Adair

diane alves 400 curtinha   Adair José Alves Moreira, que vinha atuando na assessoria do vice-governador Otaviano Pivetta, decidiu mesmo concorrer de novo à Prefeitura de Alto Paraguai. Ele já foi prefeito por duas vezes. Adair será o principal nome da oposição à prefeita democrata Diane Alves (foto),...

Taques ofuscado e sob mira do MPE

pedro taques 400 curtinha   Pedro Taques (foto) achou que o recall dos tempos de senador e governador, ajudando-o a se posicionar de forma razoável nas pesquisas, bem antes do início da campanha, o manteria como favorito na corrida ao Senado. Ledo engano. Não levou em consideração o alto índice de...

2 caciques não disputam Alto Garças

roland trentini 400 curtinha   Após décadas de rixas, de campanhas ostentadoras, rachas e brigas eleitorais intermináveis em Alto Garças, os ex-prefeitos Rolando Trentini (foto) e Júnior Pitucha resolveram não mais concorrer ao Executivo. Mas, um deles segue se movimentando nos bastidores. Pela...

Um ex-prefeito inelegível em Poconé

clovis martins 400   Dificilmente o ex-prefeito petebista Clovis Damião Martins (foto) terá registro de candidatura a prefeito de Poconé deferido pela Justiça Eleitoral. O promotor de Justiça, Mário Anthero, já pediu impugnação do registro do petebista por inelegibilidades. Clovis, que...

Briga em Sinop entre Juarez e Dorner

juarez costa 400 curtinha   Em Sinop, a briga eleitoral caminha para tensão e acirramento entre o emedebista Juarez Costa (foto) e Roberto Dorner (Republicanos). Hoje, o ex-prefeito seria eleito, mas Dorner vem crescendo nas adesões, com ajuda do vice de sua chapa, ex-vereador Dalton Martini (Patriota). O apoio da prefeita Rosana...

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...