Últimas
Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2007, 07h:23 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
Grupo político do prefeito Santos se esfacela
O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, pré-candidato à reeleição, não possui um grupo político e, mesmo assim, sonha em chegar ao governo do Estado em 2010. Esse é o comentário que mais se ouve nos bastidores. Muitos aliados que foram fundamentais na dramática eleição do tucano no segundo turno de 2004 estão distanciados e agora a tendência é de estar em outros palanques.
Um dos ex-companheiros de Santos é o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, ex-deputado Carlos Brito, que deixou o PDT e se filia no PR em ato na próxima segunda (1º de outubro). No pleito de 2004, Brito se tornou braço-direito da campanha do hoje prefeito. Chegou a pediu autorização para o governador Blairo Maggi, que apoiou o petista Alexandre Cesar no segundo turno, para atuar como espécie de coordenador da campanha do tucano Wilson Santos. Depois das eleições, sob argumento de que Santos preferia prestigiar os inimigos políticos em detrimento dos adversários, Carlos Brito rompeu com a administração.
Outros velhos companheiros do "galinho", como Santos era chamado na época de deputado, também pularam do barco, como o ex-deputado e ex-secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Emanuel Pinheiro, o primeiro a articular a vinda do PDT para aliança com Santos. Depois que deixou o staff para tentar, sem êxito, uma candidatura de deputado, Emanuel se afastou do Palácio Alencastro. O mesmo ocorreu com o deputado federal Eliene Lima (PP), com os estaduais José Riva (PP) e Humberto Bosaipo (DEM), que também apoiaram o tucano em 2004, além de ex-secretários, como João Valente, que deixou a pasta da Educação na bronca com o prefeito. Personalidades influentes, como o médico Eduardo Delamônica e a articulista e economista Adriana Vandoni, começam a se distanciar de Wilson Santos. O ex-senador Antero Paes de Barros, embora seja do mesmo partido do prefeito (PSDB), segue o mesmo caminho. Antero ficou contrariado com a manobra de Santos, que acabou levando a executiva estadual da legenda tucaa a revogar a sua resolução que vetada aliança com o PT e com o PR para o pleito do próximo ano.
O prefeito preservou, por outro lado, alguns do grupo do ex-governador Dante de Oliveira, como os deputados Carlos Avalone (estadual) e Thelma de Oliveira (federal), o ex-deputado e atual secretário municipal de Educação, Carlos Carlão do Nascimento, além de Guilheme Muller, que conduz a pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão. Também "grudou" no empresário Oscar Soares Martins, que foi o financeiro de sua campanha e que hoje comanda a pasta de Trânsito e Transportes Urbanos.
Na Câmara Municipal, Santos conta com apoio da maioria dos 19 vereadores, mas não tem uma base sólida e um porta-voz com o qual se identifica. Essa interlocução não acontece nem mesmo com o seu líder, vereador Edivá Alves, que bate-cabeça para contornar as constantes crises provocadas mais pelas declarações polêmicas do gestor tucano.
Postar um novo comentário
Comentários (29)
-
FABIANO DINIZ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
NA POLITICA É PRECISO OUSADIA , E ISSO MUITAS VEZES INCOMODA AS FALSAS LIDERANÇAS QUE NÃO PENSÃO NO BEM COMUM DO POVO , SÓ NO TOMA LÁ , DÁ , CÁ !
PASSO EM CUIABÁ PERIODICAMENTE E PUDE NOTAR QUE SUA ADMINISTRAÇÃO ESTÁ SENDO UMA DAS MELHORES QUE JÁ PASSOU POR AI , AS OUTRAS GESTÕES NEM SE COMPARA , POR ISSO É FATO QUE OS ANTIGOS PREFEITOS NÃO SE MANTIVERÃO NO PODER !!!! -
pedro paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
esse moço eu o acompanhei de sde 1988 qdo candidato a vereador mas fiquei decepcionado e concordo com o Dep. Brito, Wilson só prestigia os inimigos talvés se eu parti para o ataque ele ira me ver com outros olhos . que o diga Reginaldo Amorim e Julio Yulle Mauro Mendes Vem ai Galinho
PEDRO PAULO (PEPE) -
Valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Governador do estado ??? O Wilson Santos não tem competência para administrar uma capital, imagina o estado. Em 2008, nós cuiabano temos a missão de interromper com a carreira política desse prefeito. Chega de administração faz-de-conta, cheia de mentira, briguinhas de secretários e prefeito, conchavos com a câmara municipal.
Mato Grosso precisa desenvolver e para isso precisa de pessoas inteligentes na sua administração. Chega desses políticos de carreira.
Vamos mandar o Wilson Santos para as salas de cursinho novamente. Chega !!! -
Pedro Calmon | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
S.O.S GOVERNADOR BRAIRO MAGGI, RETIRE PAGOT DA FRITURA E LANÇAO-O PARA PREFEITO COM WALTER RABELLO DE VICE, AI SIM TEREMOS UMA VITORIA ESMAGADORA FAZENDO COM QUE O GALINHO VOLTE PARA O GALINHEIRO DELE!...............
-
Arcilio de Barros Filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O bom senso, e o desempenho de Wilson Santos, indicam a sua reeleição sem dificuldades.
-
PEDRO PAULO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Eu como morador de Varze Grande fico encabulado de ver criticas ao Prefeito W.Santos. Voces de Cuiaba nao querem trocar de prefeito, pois aqui nos temos um que esta dormindo (m.dormindo). Vejo que o Prefeito de Cuiaba esta trabalhando e muito pela Cidade (Av. Beira Rio, Av. Torres, Rodoanel....etc). Se eu votase ai em Cuiaba com certeza votaria no Wilson para prefeito, quem sabe em 2010 consigo votar nele para Governador.
-
LUCIO ALMEIDA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Nao votei no Wilson Santos para prefeito em 2004. Do jeito que ele pegou a Prefeitura em 2005 (Endividada, 3 folha de servidor se pagar ......) ja fez muito por Cuiaba. Eu como Cuiabano que sou, fui ver a obra da Caixa D.Agua velha (Rua comandante costa), fiquei muito mais mutio contente de ver essa obra ser recuperada, isso eleva a auta estima do povo cuiabano. Parabens Prefeito conte com o meu voto em 2008 para prefeito.
-
Antonio Luiz de Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Reparem no plano de governo do wilson santos que está disponível na internet e veremos que a grande maioria dos coordenadores da campanha estão fora do staff do governo municipal, muitos não querem nem ouvir falar do "galinho". Zeca Bussik que o diga!
-
Antonio Fernandes do Amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Nada, a não ser Deus, é Eterno! Então esta história de que o grupo do Prefeito esta esfacelado não é bem assim, quem foi, foi e dai!
Será que o fato do que ontem foi companheiro e hoje não estar mais no Staff é erro só do Prefeito? acredito que não, e aquele que foi para o outro lado é mais descompromissado com o projeto do que o Prefeito!
Eu enfrentei meu proprio partido para manter o grupo que elegeu WS em 2004 e não estou arrependido, porque sei da competencia Administrativa do Prefeito para adminsitrar não só Cuiabá, mas também o Estado e do seu compromisso com o grupo que o elegeu! -
valmir molina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
O prefeito Wilson S
antos esta governando para os municipes e nao para um grupo de amigos.E isso desagrada muita gente.Vai em frente galinho, o cuiabano sabe o seu valor.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga