Últimas

Quinta-Feira, 27 de Setembro de 2007, 07h:23 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

BASTIDORES

Grupo político do prefeito Santos se esfacela

   O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos, pré-candidato à reeleição, não possui um grupo político e, mesmo assim, sonha em chegar ao governo do Estado em 2010. Esse é o comentário que mais se ouve nos bastidores. Muitos aliados que foram fundamentais na dramática eleição do tucano no segundo turno de 2004 estão distanciados e agora a tendência é de estar em outros palanques.

Prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB)   Um dos ex-companheiros de Santos é o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, ex-deputado Carlos Brito, que deixou o PDT e se filia no PR em ato na próxima segunda (1º de outubro). No pleito de 2004, Brito se tornou braço-direito da campanha do hoje prefeito. Chegou a pediu autorização para o governador Blairo Maggi, que apoiou o petista Alexandre Cesar no segundo turno, para atuar como espécie de coordenador da campanha do tucano Wilson Santos. Depois das eleições, sob argumento de que Santos preferia prestigiar os inimigos políticos em detrimento dos adversários, Carlos Brito rompeu com a administração.

    Outros velhos companheiros do "galinho", como Santos era chamado na época de deputado, também pularam do barco, como o ex-deputado e ex-secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Emanuel Pinheiro, o primeiro a articular a vinda do PDT para aliança com Santos. Depois que deixou o staff para tentar, sem êxito, uma candidatura de deputado, Emanuel se afastou do Palácio Alencastro. O mesmo ocorreu com o deputado federal Eliene Lima (PP), com os estaduais José Riva (PP) e Humberto Bosaipo (DEM), que também apoiaram o tucano em 2004, além de ex-secretários, como João Valente, que deixou a pasta da Educação na bronca com o prefeito. Personalidades influentes, como o médico Eduardo Delamônica e a articulista e economista Adriana Vandoni, começam a se distanciar de Wilson Santos. O ex-senador Antero Paes de Barros, embora seja do mesmo partido do prefeito (PSDB), segue o mesmo caminho. Antero ficou contrariado com a manobra de Santos, que acabou levando a executiva estadual da legenda tucaa a revogar a sua resolução que vetada aliança com o PT e com o PR para o pleito do próximo ano.

    O prefeito preservou, por outro lado, alguns do grupo do ex-governador Dante de Oliveira, como os deputados Carlos Avalone (estadual) e Thelma de Oliveira (federal), o ex-deputado e atual secretário municipal de Educação, Carlos Carlão do Nascimento, além de Guilheme Muller, que conduz a pasta de Planejamento, Orçamento e Gestão. Também "grudou" no empresário Oscar Soares Martins, que foi o financeiro de sua campanha e que hoje comanda a pasta de Trânsito e Transportes Urbanos.

   Na Câmara Municipal, Santos conta com apoio da maioria dos 19 vereadores, mas não tem uma base sólida e um porta-voz com o qual se identifica. Essa interlocução não acontece nem mesmo com o seu líder, vereador Edivá Alves, que bate-cabeça para contornar as constantes crises provocadas mais pelas declarações polêmicas do gestor tucano.

Postar um novo comentário

Comentários (29)

  • FABIANO DINIZ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    NA POLITICA É PRECISO OUSADIA , E ISSO MUITAS VEZES INCOMODA AS FALSAS LIDERANÇAS QUE NÃO PENSÃO NO BEM COMUM DO POVO , SÓ NO TOMA LÁ , DÁ , CÁ !
    PASSO EM CUIABÁ PERIODICAMENTE E PUDE NOTAR QUE SUA ADMINISTRAÇÃO ESTÁ SENDO UMA DAS MELHORES QUE JÁ PASSOU POR AI , AS OUTRAS GESTÕES NEM SE COMPARA , POR ISSO É FATO QUE OS ANTIGOS PREFEITOS NÃO SE MANTIVERÃO NO PODER !!!!

  • pedro paulo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    esse moço eu o acompanhei de sde 1988 qdo candidato a vereador mas fiquei decepcionado e concordo com o Dep. Brito, Wilson só prestigia os inimigos talvés se eu parti para o ataque ele ira me ver com outros olhos . que o diga Reginaldo Amorim e Julio Yulle Mauro Mendes Vem ai Galinho


    PEDRO PAULO (PEPE)

  • Valdir | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Governador do estado ??? O Wilson Santos não tem competência para administrar uma capital, imagina o estado. Em 2008, nós cuiabano temos a missão de interromper com a carreira política desse prefeito. Chega de administração faz-de-conta, cheia de mentira, briguinhas de secretários e prefeito, conchavos com a câmara municipal.

    Mato Grosso precisa desenvolver e para isso precisa de pessoas inteligentes na sua administração. Chega desses políticos de carreira.

    Vamos mandar o Wilson Santos para as salas de cursinho novamente. Chega !!!

  • Pedro Calmon | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    S.O.S GOVERNADOR BRAIRO MAGGI, RETIRE PAGOT DA FRITURA E LANÇAO-O PARA PREFEITO COM WALTER RABELLO DE VICE, AI SIM TEREMOS UMA VITORIA ESMAGADORA FAZENDO COM QUE O GALINHO VOLTE PARA O GALINHEIRO DELE!...............

  • Arcilio de Barros Filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O bom senso, e o desempenho de Wilson Santos, indicam a sua reeleição sem dificuldades.

  • PEDRO PAULO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu como morador de Varze Grande fico encabulado de ver criticas ao Prefeito W.Santos. Voces de Cuiaba nao querem trocar de prefeito, pois aqui nos temos um que esta dormindo (m.dormindo). Vejo que o Prefeito de Cuiaba esta trabalhando e muito pela Cidade (Av. Beira Rio, Av. Torres, Rodoanel....etc). Se eu votase ai em Cuiaba com certeza votaria no Wilson para prefeito, quem sabe em 2010 consigo votar nele para Governador.

  • LUCIO ALMEIDA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nao votei no Wilson Santos para prefeito em 2004. Do jeito que ele pegou a Prefeitura em 2005 (Endividada, 3 folha de servidor se pagar ......) ja fez muito por Cuiaba. Eu como Cuiabano que sou, fui ver a obra da Caixa D.Agua velha (Rua comandante costa), fiquei muito mais mutio contente de ver essa obra ser recuperada, isso eleva a auta estima do povo cuiabano. Parabens Prefeito conte com o meu voto em 2008 para prefeito.

  • Antonio Luiz de Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Reparem no plano de governo do wilson santos que está disponível na internet e veremos que a grande maioria dos coordenadores da campanha estão fora do staff do governo municipal, muitos não querem nem ouvir falar do "galinho". Zeca Bussik que o diga!

  • Antonio Fernandes do Amaral | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nada, a não ser Deus, é Eterno! Então esta história de que o grupo do Prefeito esta esfacelado não é bem assim, quem foi, foi e dai!
    Será que o fato do que ontem foi companheiro e hoje não estar mais no Staff é erro só do Prefeito? acredito que não, e aquele que foi para o outro lado é mais descompromissado com o projeto do que o Prefeito!
    Eu enfrentei meu proprio partido para manter o grupo que elegeu WS em 2004 e não estou arrependido, porque sei da competencia Administrativa do Prefeito para adminsitrar não só Cuiabá, mas também o Estado e do seu compromisso com o grupo que o elegeu!

  • valmir molina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O prefeito Wilson S
    antos esta governando para os municipes e nao para um grupo de amigos.E isso desagrada muita gente.Vai em frente galinho, o cuiabano sabe o seu valor.

Magistrado quer restrições mais duras

orlando perri 400 curtinha   Ao deferir pedido de liminar na Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta pelo chefe do MPE-MT, José Antonio Borges, em meio a conflitos de normas editadas pelo governo estadual e pela Prefeitura da Capital, o desembargador Orlando Perri (foto) enfatiza que é preciso endurecer as medidas...

Paisagista, aliança com Pátio e a AL

claudio paisagista 400   Claudio Ferreira, o Paisagista (foto), está tão empolgado com a votação para prefeito de Rondonópolis no ano passado que pretende encarar outro teste das urnas, agora para deputado estadual, em 2022. Pelo DC, ele tentou a sucessão municipal e chegou a 17.498 votos, ficando...

90 novas UTIs só neste ano em MT

mauro mendes 400 curtinha   Mauro Mendes (foto) disse que o governo estadual tem se empenhado ao máximo na luta pelo combate ao novo coronavírus. E enfatiza que somente neste início de ano, o Estado já habilitou 90 novos leitos de UTI para atender casos graves de Covid-19. Entre janeiro e março, foram abertos...

Apelo dramático da Santa Casa de ROO

bianca talita 400 santa casa roo   A superintendente da Santa Casa de Rondonópolis, Bianca Talita (foto), fez um apelo dramático nesta terça, num grupo de WhatsApp, esperando sensibilizar o prefeito Zé do Pátio a repassar com urgência os recursos que estão repressados no Fundo Municipal de...

Emendas para todos os 24 deputados

Max 400 curtinha   O presidente da Assembleia, Max Russi (foto), em visita ao Grupo Rdnews, quando concedeu entrevista ao portal e à tv web Rdtv, defendeu as emendas impositivas, que são indicadas pelos deputados e pagas pelo governo, via orçamento. Lembra que são instrumentos importantes para fazer com que obras e...

Deputado defende cultos com até 600

sebastiao rezende 400   Num momento em que a segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus avança em MT, levando o governo a retomar medidas restritivas para evitar colapso, já que cerca de 90% das UTIs estão lotadas, o deputado Sebastião Rezende (foto), da Igreja Assembleia de Deus, teve a...