Últimas

Domingo, 07 de Junho de 2009, 17h:38 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

Rumo a 2010

Grupos políticos atrapalham projeto coletivo, diz Olga

  Mesmo a 15 meses das eleições, já começam no Estado os debates internos sobre possíveis pré-candidaturas majoritárias, tanto para governador quanto para as duas cadeiras de senador. Para a acadêmica de Ciências Sociais da UFMT Olga Lustosa o cenário político é de completa indefinição e, portanto, qualquer conjectura neste momento está fadada a equívocos. Em artigo, ela lembra que já coordenou seis campanhas majoritárias e avalia que entre o político e o eleitor não deveria haver intermediários. "O relacionamento deveria ser recíproco e as decisões políticas deveriam estar repletas de atitudes concretas, de solidariedade e confiança mútua como se estabelece nos períodos eleitorais". Na concepção da universitária, "quando ocorre quebra de confiança, o povo reage, naquela máxima de que só quem precisa do poder público é capaz de ver quando se abusa do poder."

   Olga diz que "o povo não saiu ainda aos seus portões para discutir política porque tem o timming certo" e entende que é cedo para isso ocorrer. Destaca que "política e eleições não deveriam ser a expressão de vontades e vaidades pessoais e os fatos fazem crer que o problema são os grupos políticos onde os homens pensam individualmente e precisam apresentar projeto coletivo." Por fim, a chefe de gabinete do secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon, afirma que a resultado da equação política está nas mãos do governador Blairo Maggi, para quem, com o advento da Copa do Mundo de 2014, "prova ter prestígio pessoal que transcende o universo da política".

   O artigo assinado por Olga intitulado "Um homem não pode decidir sozinho pelo outro" está postado na seção Artigos. Confira lá e comente cá.

Postar um novo comentário

Comentários (9)

  • Luis Duarte | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É o fim da picada,esta auxiliar de 3º escalão do cerimonial da Prefeitura de Cuiabá(gestão do barrigudo e mentiroso Roberto França)e do Governo dos botinudos Blairo Maggi,querer dar uma de cientista politica,e analista de fatos e atos do estado de MT. Ora Romilson,esta mulher não esta com nada,e voce fica colocando ela para aparecer no seu Site,como se fosse alguem que mereça credibilidade.Ela foi púxa sacos tambem dos Campos( Julio e Jaime) em passado recente. Ponha no seu lugar....dona Olga.

  • Jacyara - A procura do Estadista. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    OLGA, minha colega, boa noite

    É uma inalação, afirmar que Blairo Maggi, é o dono da verdade neste momento.
    Vamos observar, que sua Excelencia já renunciou ao governo do estado quando DETERMINOU os destinos de mato grosso para as próximas eleições, explico: O vice assume, sua excelencia vai para suas empresas ou para algum ministério, abandonando seus amigos ao arduo trabalho gerado por ele próprio.
    A copa do mundo foi uma união entre cartolas e parentes de Ricardo Teixeira, deve-se é verdade, reconhecer a visão de sua excelencia e tomar a posição de liderança.
    Não perdeu tempo seu patrão, Egon, em elogiar o seu governador, demonstrando sua paixão por holofotes.
    Uma outra variavel, muito interessante, é que após o compromisso de Blairo com Wilson, o gestor publico lança sua candidatura a governador, traindo completamente o trato.
    Portanto a campanha está lançada, o povo ja discute e a Copa e o Pac serão ingredientes problemáticos no processo, o primeiro pela indefinição e o segundo, PAC, pela ingerencia do governo Lula em liberar os 97% dos recursos que ainda faltam.
    Acredito que hoje a micro observação de fatos sociais nos leva a uma premissa maior com a realidade.
    Jacyara, o Humilde.

  • MAURO MURALHA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Qual e a campaha que esta senhora ja coordenou, eu gostaria de saber.

  • Jaime | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    esta moça pode ter participado de campanha,alias era d grupo dante e cia,mas nunca na coordenaçao,e pelo q conheço nao tem esta canja nao

  • Andreia Antunes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Senhor Romilson,adoro o site RDNEWS ,acho você um vitorioso para chegar aonde chegou,só fico triste quando pessoas como esta senhora oportunista aparece em seu site,deveria agora fazer a matéria referente a regeição a pessoa da senhora OLga, nem os amigos dela a defenderão.Percebeu como ela e Querida,tudo que foi dito não e mentira ...........

  • Andre Vinicius | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sinceramente, nas campanhas do Blairo, só me lembro da Sra. Olga na turminha do Carlos Brito, tentando puxar a onda para o seu lado, e nesta ultima eleição onde ela estava do lado do Mauro Mendes, mas na mesma turminha puxando os beneficios para o candidato do Carlos Brito (Misael Galvão).

  • Claudia Maya | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Senhora e uma pena o vou dizer,queria poder dizer neste pequen espaço outras palavras,pois achei que a mesma nem tivesse o ensino médio,pois precisa conhecer a palavra humildade e mais educação, pois já estão com medo(o grupo), O senhor GOVERNADOR ou seja O Baú da Felicidade esta se despedindo e agora vem você Senhora em falar em povo,eleitor,
    comunidade ,liderança.
    Nunca conheceu esta realidade ,nas campanhas fica sentada com papel,caneta e arrogância,não deixe um cargo ou seja um espaço de tempo subir para cabeça, favor usar as sandálias da humildades,Nem o senhor Governado e sua esposa agem desta maneira.Cuidado senhores e senhoras desta gestão,tem muitas pessoas os aguardando para janeiro de 2011.
    Boa Sorte................................

  • JOÃO BENEDITO ALVES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    QUERIDA PODER FAZER UM COMENTÁRIO AO CONTRÁRIO POIS SÓ UM SERVO DE DEUS ,FICO TRISTE ,EM SABER QUE NOSSOS REPRESENTANTES, AINDA PERMANECE COM ESSAS PESSOAS DESPREPARADAS E TENHO QUE CONCORDAR COM TUDO ACIMA CITADO, PORQUE A SECRETARIA DO GOVERNADOR, ESTA SENHORA,ALI NO PRO-MAGGI ,NA ULTIMA ELEIÇÃO . NÃO QUIS AGENDAR A MINHA IGREJA(800 MEMBROS + SUAS FAMÍLIAS) , DAVA VÁRIAS DESCULPAS,ACREDITO QUE DEVA SER PELOS MEUS VESTES HUMILDES E POQUE EU ESTA DE CHINELO.MAS FUI EMBORA , E AO CHEGAR EM CASA OREI ,PARA QUE O GOVERNADOR FOSSE VITÓRIOSO E NÃO DEIXASSE PESSOAS COMO ESSA SENHORA ESTRAGAR OS PROJETOS PARA NOSSO QUERIDO MATO GROSSO.QUANDO ESTIVE AI FUI COM O CORAÇÃO ABERTO PARA EU E MINHA IGREJA APOIARMOS.POIS FOI CANDIDATO QUE ACHEI O MELHOR.

    GOVERNADOR ,OBRIGADO PELA SUA CONTRIBUIÇÃO À MATO GROSSO.

  • Ana Lídia Brandão | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Dá licença senhora,como tem coragem de falar em política ,pois a senhora nem sabe receber a base que elege,sabe receber a BURGUESIA.
    O senhor Governador não iria gostar de saber que perdeu muitos votos pelos seus maus tratos e indiferenças com a classe pobre.
    Mas lembre-se ,tudo isso e passageiro.

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.