Últimas
Quinta-Feira, 26 de Março de 2009, 11h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22
Ibama dará licença em 45 dias; obras da ferrovia recomeçam
Em reunião nesta quinta (26) com senadores e deputados mato-grossenses, em Brasília, o presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco, garantiu que, dentro de no máximo 45 dias, será liberada a licença ambiental para a implantação dos trilhos da Ferronorte no trecho de aproximadamente 200 quilômetros entre Alto Araguaia e a localidade conhecida como Mineirinho, sentido Rondonópolis. O atraso na aprovação do licenciamento ambiental impedia que a empresa ALL (América Latina Logística) continuasse as obras de implantação dos trilhos.
O presidente do Fórum Pró-Ferrovia em Cuiabá, vereador Francisco Vuolo (PR), participou da reunião com o presidente do Ibama e se mostra empolgado com o resultado das negociações. "Acredito que finalmente as obras vão recomeçar", apontou. Na avaliação do deputado Wellington Fagundes (PR), que também acompanhou a audiência, o presidente do Ibama demonstrou interesse em agilizar o andamento das obras. "Ele disse que quer celeridade. Acredito que as obras devam recomeçar inclusive dentro de 15 dias". Segundo Fagundes, a construtora já montou sua estrutura na região e está pronto para iniciar os trabalhos de construção da ferrovia.
O senador Jayme Campos (DEM) e os deputados Valtenir Pereira (PSB) e Carlos Abicalil (PT) também participaram da audiência com o presidente do Ibama. Os outros seis membros da bancada federal mato-grossense mandaram representantes. (Andréa Haddad)
Postar um novo comentário
Comentários (3)
-
Severino | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Parabéns a todos os envolvidos neste processo de recondução das obras da ferrovia...
A ferrovia trará mais desenvolviemento ao estado e, por consequência, redução do custo do transporte, sem dizer que é um transporte que sem dúvida, provoca menos acidentes que as carretas que cruzam nosso estado, levando vidas de pessoas queridas...
Parabéns independente da filiação partidária, afinal, esta causa é de todos nós!!! -
alice raivosa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Romilson, Boa tarde
Me permita expor meu pensamento sobre esta ferrovia.
JAMES CLAVELL, escritor ingles e criador da trilogia que fala do oriente: China, Hon-Kong e Japão, nos conta no livro XOGUN, que o Xogun do Japão, entre inumeras pressões dos comerciantes ingleses, entendeu que precisava modernizar seu pais mas, o xogunato éra mantido estavel pelos guerreiros samurais e que tinham como armamento, arcos e flexas, lanças e espadas e pequena cavalaria, e ao ser ver a modernização diminuiria o seu poder junto aos concidadões em função real da dimunição do poder exercido pela tradição, mas o que fazer ante as solicitações dos seus principes querendo a modernização, o comércio com o exterior.
O Xogun chamou os ingleses e mandou contruir um navio mercante e armado de canhões, e em troca permitiu que se explorassem uma mina de ouro.
A construção do barco, foi acompanhada de muito intusiasmo por parte de todo o Japão, finalmente sairiam do ostracismo para brilharem como os brancos, esta era a esperança do povo em todas as classes.
Quando o navio estava já se preparando para receber o armamento, numa noite, veio um bando de ninjas e botaram o navio a pique atraves de um incendio.
O Xogun, muito triste e furioso chamou novamente os construtores ingleses, pediu desculpas pelo incendio e reformulou o projeto para a construção de um novo navio que levasse as esperanças dos japoneses a outros portos.
Os ninjas incendiarios haviam sido mandados pelo Xogun, que temia pela diminuição de sua importancia e poder.
Assim vejo a Ferronorte, 30 anos para chegar do nada a Alto Araguaia, mais dez(10) anos para chegar do Alto Araguaia, ao Mineirinho, onde estão as terras melhores de Monica Marchetti, e novos planos para leva-la, para onde?
Rondonopolis, Campo Verde, Primavera, Lucas do Rio Verde, Alta Floresta, Santarem, Rondonia, Acre, para onde? Perguntamos a trinta anos e não conseguimos respostas.
Observem, o preço da Ferrovia é algo extraordinário, ja quebrou o homem mais rico de Mato Grosso: Olacir de Moraes, já consumia TRES BILHÕES DE DOLARES, e ainda não chegou a um terço do projeto sonhado.
Os caminhões que percorrem o solo do MT, serão diminuidos, a fabricação idem, a manutenção desta frota tambem e tudo isso para atender uma parte minima da população, uma região que em nada melhora com a passagem da estrada, pois éla sobrevive do frete,e o grao para possibilitar este frete está em todo o estado e tem que ser transportado milhares de quilometros,por caminhões para possibilitar rentabilidade.
O projeto das ferrovias do Tocantins e de Goiás, custaram muito mais barato do que a nossa e tem um traçada compativel com a economia nacional, interligando: centro oeste, norte e nordeste prioritariamente.
A ferrovia, sonho dos cuiabanos, só serve de palanque elitoral para Francisco Vuolo, para ninguem mais, e devemos observar a economia de votos, pois só possibilita elege-lo à vereador, nunca a um cargo mais expressivo.
É muito bom para o governo estadual estar na midia internacional, demonstrando como será resolvido os problemas de transportes e manutenção das estradas, pela salvadora chegada dos trilhos de ferro.
Os encontros para resolver o problema da estagnação desta estrada possibilitaria um anuario bastante copioso, já que todos os governadores, sem exceção, realizaram palco de estudos e discuções sobre a viabilidade técnica, operacional e social dos trilhos da ferronorte.
Os encontros com prefeitos outro manacial de reuniões, imaginem 40(quarenta)anos de ibernação do projeto, é muito tempo.
A unica coisa boa que a ferrovia produziu foi o livro de Tadeu, sobre o sonho de ver os trilhos chegando a Cuiabá.
Outra faceta simples: Cuiabá, não possue carga para o trem, logo só chegara a nossa urbe através de ramal, pois a SEMA não permitirá atravessar o pantanal com seus trilhos.
Coclamo os Cuiabanos a sonhar um novo sonho, mais barato e portanto factivel de sucesso e implementação, que leve nossa cidade e o seu povo para um estágio de beleza, prosperidade e modernidade.
Está nas mãos de nosso gestor, está possibilidade.
Vamos dismistificar o sonho de ferro e construir o sonho de paz.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga