Últimas
Sexta-Feira, 12 de Dezembro de 2008, 21h:34 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22
Ibama fecha operação e aplica multa de R$ 69 mi
Após 60 dias, o Ibama, policiais da Força Nacional de Segurança e agentes federais concluíram operação contra desmatamento ilegal, em Colniza (a 1.191 km de Cuiabá). O município, em 2007 ficou em quinto lugar entre as regiões que mais desmatam na Amazônia. Somente entre os meses de julho e agosto deste ano, Colniza desmatou uma área de cerca de 552 km². As multas aplicadas totalizaram um valor de R$ 69 milhões.
Os fiscais do Ibama e toda equipe percorreram as áreas de crimes ambientais, com auxílio de carros, barco e helicóptero. A madeira apreendida equivale a 10 mil cortes de árvores ilegais. Os infratores, em primeiro momento retiram as árvores de melhor valor e em seqüência, com auxílio do fogo, outra área é aberta para se transformar em pastagem.
Além das áreas desmatadas, os agentes constataram irregularidades em serrarias e os empresários que não conseguiram comprovar a origem da madeira foram multados. Os infratores terão que se explicar para a polícia federal, que concentra as investigações para identificar as multas de roubo de madeira, que invadem terras públicas e privadas.
Essa disputa por terra na região de Colniza foi o principal motivo do assassinato de três funcionários da fazenda Bauru (a 35 km do centro de Colniza). O local que ocorreu o crime é ocupado hoje, por um grupo de 100 famílias que são donos de 50 hectares casa, uma área que totaliza cinco mil hectares. O grileiros estão na disputa pela fazenda. (Lisânia Ghisi)
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga