Últimas

Domingo, 19 de Abril de 2009, 10h:13 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

Rumo a 2010

Índio é o verdadeiro brasileiro, diz dirigente da Funasa

  O coordenador regional da Funasa em Mato Grosso, Marco Antônio Stangherlin, lembra, em artigo alusivo a este 19 de Abril, Dia do Índio, que os povos indígenas são os verdadeiras brasileiros. Destaca que os índios, primeiros povos encontrados nesta terra, merecem ser lembrados não somente neste domingo, mas durante o ano inteiro, pelas atrocidades, escravidão e enfermidades na qual foram submetidos com a chegada dos europeus ao Brasil.

    "Infelizmente, o que vem acontecendo no decorrer destes mais de 500 anos de descoberta, colonização ou conquista, como queira, é uma perda da identidade indígena", escreve o dirigente da Funasa-MT. Enfatiza que os hábitos, rituais, danças e artesanatos se perderam no tempo. Lamenta que a culpa dessa imposição cultural é da sociedade europeizada.

   O artigo assinado por Marco Stangherlin, intitulado "Uma data muitas vezes esquecida" está postado na seção Artigos, logo acima, à esquerda.

Postar um novo comentário

Comentários (6)

  • maria candida vasconcelos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    funasa, tem que pedir ao governo federal, mais agentes de fiscalização de terras indigenas, pq mtos indios são corruptos, se tivesse fiscalização grossa ns areas indigenas não taria essa bagunça de alcolismo e desmatamento.
    vcs querem tapar o sol com a peneira...ta na hora de agir e parar com ipocricismo.

  • Leandro Momente | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Isto é besteira! O verdadeiro brasileiro são descendentes dos migrantes que vieram para a terra recem descoberta para trabalharem na exploração do pau-brasil. Isto é ser brasileiro desde o inicio, ou seja 1500 d.C.. Antes disto, o máximo que posso afirmar é que o indigena era nativo nesta terra. Afirmar que ele é o verdadeiro brasileiro é negar séculos de exploração de trabalho forçado nesta terra, começando com a exploração do pau-brasil até as usinas e comercio de hoje. Este diretor tem que estudar um pouco mais de história e antropologia.

  • Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quando o Brasil foi constiuido, todos os que aqui nasceram tornaran-se Brasileiros, logo antes de existir o Brasil, os habitantes que aqui estavam eram participantes de outras nações e portanto não eram brasileiros.
    Vamos nos lembrar que o único grupo a tentar unir-se a outro foram os Tupis-Guaranis, nenhuma outra nação india se uniu a ninguem para formar um outro povo.
    Brasileiros portanto são os que vivem, nasceram e adotaram a terra BRASIL.

  • ARISTAXERXES PINTO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esses indios tao nos livros de história, na revista caminho suave, nos gibis do chico bento, Paulinho PAYAKAN, faça uma reportagem com a PF e IBAMA em MT, esses indios vendem madeira, exploram garimpos tem avião Jet ski, noteebook, caminjonete 4X4, fazem curso superior silvicolas bobos, indio quer apito, kkk, quer dolar euro, reservas indigenas pra reservar dinheiro, vender madeira, isso sim, nao sejamos hipocritas esses dias numa rodoviaria um aculturado indio comeu uns 20 salgados e disse naum vo pagar chamaram a policia e ele disse vcs naum podem me prender só a federal, vcs axam que a pf fiscaliza as aladeias indigenas kkkkkkkkkkk, háuma minoria de indios que se lasca minoria a maioria so causa estragos e confusão no interior indio e onça pintada é igula sogra todo mundo quer presrvar mas ninguem quer cuidar.

  • Orlandir CAvalcante | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A tribo Aristaxerxes é inclusive uma das que mais causam danos.... chama se tribo da intolerancia.......

  • julio augusto de oliveira soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Artigos como este eivado de sentimento de segregação só colabora para o crescimento do racismo num país cuja a principal caracteristica é a sua grande misturas de raças de forma harmônica que leva a uma sâ convivêcia entre os povos abalados pelas políticas de cotas e criação de extensas reservas indiginas, balcanizando o Brasil que num futuro não muito distante levara a cizânia de vastos territorios da nação que vão na contramão do ideal de integração do grande brasileiro chamado Rondon.Posso falar com a tranquilidade pois assim como este herói da paz em minhas veias correm também sangue dos meus antepassados índios miscigenados com o sangue de outros povos que construiram e vem construindo esta grande e generoza nação de multipla faces integradas pelo respeito entre si.

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.