Últimas
Sábado, 28 de Junho de 2008, 18h:21 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21
Inelegível, Hélio Goulart lança Gilmar à prefeitura
O prefeito de Guiratinga (a 320 km ao sul de Cuiabá), Hélio Antônio Filipin Goulart (DEM), está inelegível por ter sido condenado por homicídio culposo e prática de lesão corporal e agora resolveu lançar na corrida sucessória o sojicultor Gilmar Mucilinho, do mesmo DEM (ex-PFL). De um lado, os guiratinguenses consideram que Gilmar "é um nome leve" por não ter desgaste político, mas, de outro, não demonstra carisma junto ao eleitorado.
Mesmo às vésperas do prazo final das convenções partidárias, que encerra nesta segunda (30), o quadro majoritário em Guiratinga está confuso. O PR do governador Blairo Maggi ainda ensaia candidatura com Jânio Baldino, vereador cassado por infidelidade partidária por ter trocado o DEM pelo PR. O PT "patina" com o comerciante Adão Camargo e o PP empurra para a disputa o ex-vereador José Silvério. Em meio as essas discussões de bastidores, surge o nome do atual vice-prefeito Silval Vilela (PPS), que chegou a ensaiar candidatura própria, mas recuou por falta de estrutura. Silval acabou se transformando em fiel da balança.
Crime
O prefeito Hélio Goulart vê cair por terra a chance de conquistar a reeleição. Um crime nas costas o levou a sair do páreo. Em 2006, o Tribunal de Justiça o condenou por homicídio culposo e prática de lesão corporal. Dois anos antes, o então candidato a prefeito atropelou e matou uma pessoa na MT-270 (Rondonópolis-Guiratinga), a um km do perímetro urbano de sua cidade. A segunda vítima sobreviveu, mas ficou com várias sequelas.
Além de ficar inelegível, o prefeito democrata ainda responde criminalmente. A Constituição Federal, no seu artigo 15, inciso terceiro, diz que a perda ou suspensão do mandato eletivo se dará por "condenação criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos". Hélio Goulart corre risco de até deixar a prefeitura e ir direto para a cadeia, conforme prevê o artigo 302 do Código de Trânsito Brasileiro. O prefeito chegou a recorrer ao Superior Tribunal de Justiça contra a decisão do TJ, mas não obteve êxito.
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
Evandro Luiz Alves de Araújo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Guiratinga perde muito com a não reelição do Prefeito Helio Goulart, mas por outro lado apareceu uma luz no fim do tunel com o nome de Gilmar Mocelin para continuar com a moralidade da coisa pública e para Guiratinga seguir com seu desenvolvimento real de honestidade e transparencia.
Com o nome de Gilmar Mocelin a população volta a ficar mais despreocupada com a continuidade da administração do Prefeito Helio Goulart. porque nós que moramos aqui não podemos deixar voltar as antigas administrações ridiculas.
Com certeza eu estarei dentro deste processo pelo bem de Guiratinga. -
Jacyara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Fico triste, por Hélio Goulart, Fazenda Mesa vermelha, não poder participar, como candidato do processo eleitoral.
Mas, foi um bom prefeito e sua voz tem alcance, ele fará seu sucessor e dentro do DEM.
O que é gozado é que esta pendencia juridica, já vinha se arrastando a muito tempo e não havia chegado ao final, uma pena para o municipio de Lageadinho, hoje Guiratinga.
Terra de meu amigo Pedro Antunes, a quem aproveito para enviar meus respeitos. -
Rosa Maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
É difícil de acreditar como a justiça dos homens é falha, e como as pessoas são tão vuneráveis e influenciavéis por certas questões. O Sr Helio Goulart é uma homem que doou seu precioso tempo e sua inteligencia a mais de 12.000 mil pessoas, trazendo benefícios, qualidade de vida, respeito e melhorias a população de guiratinguense, abandonou temporáriamente seus proprios negócios, para servir ao povo, e devido um acidente possa ser condenado pela população e injustamente afastado do cargo de prefeito. Acidentes acontecem infelizmente, mas caratér, respeito com o dinheiro público e eficiente estão cada vez mais raros de se encontrar nos nossos governadores, senadores, deputados e demais homens públicos, e quando finalmente encontarmos um de exemplo e diginidade somos obrigados a tira-lo do poder. QUE JUSTIÇA É ESSA, MINHA GENTE?
E o novo candidado que apresenta muitas qualidades do Sr. Helio entrará na disputa, é se Deus quizer e este povo tiver conciência ele vencerá.
-
nicinha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
que bom a justiça tirar fora de circulaçao esse senhor, pelo ato cometido; pois assim como ele deve ter outros que nao sabemos, cometeu essa barbaridade tem que arcar e assu mir os erros, cadeia nele....
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga