Últimas

Quinta-Feira, 13 de Novembro de 2008, 13h:12 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

JUDICIÁRIO

Inelegível, Mendes não pode concorrer em 2010


Compra de camisetas resulta em punição a Mauro Mendes (PR)

   O empresário Mauro Mendes (PR), derrotado a prefeito de Cuiabá neste ano, não poderá disputar cargo eletivo em 2010. Ele está inelegível pelos próximos três anos. A decisão partiu da juíza da 51ª Zona Eleitoral de Cuiabá, Edleuza Zorgetti Monteiro da Silva. Ela julgou procedente a ação de investigação judicial impetrada pela coligação do prefeito reeleito Wilson Santos. Mendes, que teve 39% dos votos válidos na disputa de segundo turno, figura como uma das opções de candidatura do PR rumo às eleições gerais, inclusive para governador. Com a punição, ele se vê obrigado a sair de cena.

   A magistrada reconheceu que houve abuso de poder econômico, captação ilícita de sufrágio e gasto ilícito de recursos com a confecção, distribuição e utilização indevida e ilícita de camisetas e bonés pelos eleitores e cabos eleitorais de Mendes. Na ação, os advogados da coligação de Santos argumentaram que nas camisetas utilizadas pelos cabos eleitorais do candidato estavam impressos os seguintes termos: "PR 22; Partido da República; PMDB". Entendem as expressões referem à coligação e, portanto, não podem jamais ser caracterizadas como camiseta de partido político.

   Alegaram ainda que os bonés continham as estampas "PR 22", e tanto neles quanto nas camisetas também estão estampadas as logomarcas do PR e do PMDB. Lembram que Mendes e o governador Blairo Maggi utilizavam as camisetas doadas em sua campanha, realizando dessa forma gastos ilícitos uma vez que os objetos são itens vedados pela legislação.

   Defesa

   Mauro Mendes alegou que trata-se de propaganda política partidária realizada no uniforme dos cabos eleitorais contratados pela coligação Compromisso com Cuiabá. Disse que a propaganda eleitoral tanto das camisetas quanto dos bonés não tem potencialidade para influir no pleito.

   Em sua decisão, a juíza Edleuza Zorgetti relata que o próprio Mendes admitiu o uso, sustentando que se trata de propaganda partidária realizada no uniforme dos cabos eleitorais, e que o mesmo não seria vedado pela legislação eleitoral. A magistrada afirma que não se trata de propaganda partidária, pois restou estampada nas camisetas usadas, a sigla PR que identifica o Partido da República, partido do candidato a prefeito Mauro Mendes, bem como nas mangas consta a sigla PMDB, ambos integrantes da coligação Compromisso com Cuiabá.

  • Confira aqui a íntegra da sentença que pune Mauro Mendes

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • LUIZ | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    GRANDE JOGADA DO BUTINUDO LUIZ PAGOT, MENOS UM NO SEU CAMINHO. O PESSOAL DO MOTOSSERA DE OURO ESTA DE PARABENS, EXCLUIRAM UM EMPRESÁRIO EM POTENCIAL.

  • JOVAINE | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    NÃO EXPIROU NEM O PRAZO PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS FINAL DOS CANDIDATOS QUE PARTICIPARAM DO 2º TURNO E A GAUCHADA JÁ APRONTARAM COM O MAURO MENDES.

    RESPONDAM-ME SINCERAMENTE. QUEM ACREDITAVA QUE O GRUPO DO GOVERNADOR BLAIRO APOIARIA MAURO MENDES PARA QAUISQUER OUTROS PLEITOS?

    ÊLES JÁ PUXARAM O TAPETE DO SÉRGIO POR DUAS VEZES, AGORA PUXARAM O DO MAURO MENDES PARA NÃO ATRAPALHAR O PAGOT. E DIGO MAIS, O PRÓXIMO A TOMAR A RASTEIRA SERÁ O DEP. RIVA.
    SÓ QUE ESSE NÃO É BOBO NÃO.

    CADÊ A MILITÂNCIA DO MAURO MENDES QUE DEFENDIA O BLAIRO MAGGI? ALGUÉM TEM ALGO A FALAR? GOSTARIA DE OUVIR.

    VOCÊS ACHAM QUE ALGUM CUIABANO VAI TER VAGA PARA DEPUTADO FEDERAL NA CHAPA QUE O PR ESTÁ MONTANDO PARA 2010? EU DUVIDO. NEM O PERVIVAL, NEM O ABICALIL, ETC.

    VAI SER CHAPA PURA. SÓ GAUCHADA.

  • Marcelo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Estão querendo matar mais uma liderança política emergente.....esses políticos profissinais tipo Jayme Campos, Wilson Santos,Riva, Chica Nunes, Antero e outros que nunca se deram bem em nada profissionalmente, não querem concorrência com gente de capacidade de jeito nenhum.

  • Flávio Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ta na cara que a decisão dessa juíza não tem fundamento!! Com certeza a defesa do Mauro irá recorrer e ele terá os direitos políticos reestabelecidos no TRE!!

    Mauro Mendes é uma nova liderança que surgiu em Cuiabá, com certeza ele seria melhor prefeito que o WS!! Mas infelizmente, o povo prefere políticos profissionais de carreira do que gestores!!

    Mas tenho certeza que o Mauro ainda será gestor público no nosso Estado e trabalhará com seriedade e eficiência!!

  • mario gomes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vamos ver se esta Juiza Dr. Edleuza Zorgetti vai ter a mesma coragem e imparcialidade no julgamento que o Vereador do PT Ludio Cabral move contra o Pref. Wilson Santos por abuso de poder economico por ter contratado sem concurso publico varios funcionários na area de saúde no periodo eleitoral.

  • marcia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Oi Luiz e Joviane isso é bom,só assim quem sabe o Mauro Mendes aprende a olhar melhor com quem andas.Esse filme todos nós de MT já assistimos.

  • Paulinho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Mario Gomes qualquer prefeitura pode contratar funcionario
    para area de saude em plena campanha tá na lei então não e crime.
    akakakakakakakakakakakakakaka
    Informa melhor para não sair falando besteira igual o seu Vereador Cabral usa a bancada.

  • Paulinho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    então quer dizer que o FAUSTINO pref. de Leverger foi pro pau pois cometeu o mesmo crime eleitoral.
    tá dificil tá dificil.
    vai ficar mais dificil...........................

  • Procurador Indignado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ainda bem que temos Juízes que não se curvam, viva a AMAM.

  • Injustiça ! ! ! | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Onde já se viu que tremenda injustiça, nem citarem a companheira verinha, é por preconceito ou sinal que nunca deram nenhum valor pra ela, só usaram o nome dela e suas ações estapafurdias; ou a punição só vai atingir o titular, então onde caçaram os prefeitos era só os vice assumirem.

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...

Niuan de fora da suplência ao Senado

niuan ribeiro 400 curtinha   O deputado federal José Medeiros não conseguiu segurar o vice-prefeito de Cuiabá, Niuan Ribeiro (foto), como primeiro-suplente de sua chapa ao Senado. Há alguns dias, o filho do ex-vice-governador e ex-deputado Osvaldo Sobrinho vinha demonstrando desejo de pular fora, em meio a...

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.