Últimas

Sábado, 26 de Setembro de 2009, 12h:16 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

MEIO AMBIENTE

Inpe aponta nova queda no índice de desmatamento

    Mato Grosso registrou nova queda do índice de desmatamento em agosto. Os dados são do sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Segundo o levantamento, no mês passado foram desmatados na Amazônia Legal, por corte raso ou degradação progressiva, 498 km2. Desse total, 301 km2 foram registrados no estado do Pará e 105 km2 em Mato Grosso. Desde junho, Mato Grosso vem registrando queda neste índice. Em julho, dos 836 km2 de desmatamento detectados pelos satélites, 123 km2 foram em Mato Grosso e no mês de junho, dos 578 km2 registrados, 180 km2 de mata haviam sido desmatadas em Mato Grosso.

   Para o secretário adjunto de Qualidade Ambiental, Salatiel Araújo, a redução no volume de árvores derrubadas em Mato Grosso se deve às políticas públicas como ações de educação ambiental, fiscalização, monitoramento e responsabilização, com utilização de tecnologias modernas (como as imagens SPOT) e constantes vistorias em campo. “A sociedade mato-grossense possui hoje maior consciência do que antes”, conclui.

  Ainda segundo o levantamento divulgado nesta sexta (25), Rondônia e Amazonas tiveram, respectivamente, 51 km2 e 22 km2 desmatados, enquanto os demais estados apresentaram índices menores que 7 km2 em agosto, mês em que a baixa ocorrência de nuvens na Amazônia permitiu a observação de 83% da região. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • wiliam dias sampaio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    em protesto a mediocre politica ambiental deste estado que só legitima ações e projetos dos produtores rurais, eu me recuso a sequer comentar esta noticia.

  • jotinha | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quando as matas de MT eram derrubadas de machado era legal, depois veio a tecnologia apareceu a motoserra para facilidade e nossa ruina. Vê aí tem exatamente 3 dias que este cara quer derrubar uma árvoce e ainda não conseguiu e pelo visto vai desistir.
    Ele está usando um machado.
    Se fosse uma motoserra era exatamente 3 segundos já estaria no chão e esta árvore levava consigo outras 20 àrvores pequenas.

  • luis barroso da veiga | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    sim salatiel, realmente a sociedade matogrossense possui mais consciência ambiental e por isso mesmo quer dar um basta a este governo que conseguiu o titulo de motoserra de ouro, de tornar a sema um apêndice dos produtores rurais, e também, desmantelar o próprio órgão ambiental, que virou um serviçal dos interesses de grupos econômicos, como a amaggi, dentre outros. o próximo governo vai ter muito trabalho para reconstruir o órgão ambiental provocado pela desastrosa gestão atual, rever os atrasos na legislação ambiental provocados pelo atual governo, e cortar o cordão umbelical de subsirviência a determinados segmentos econômicos.

  • marilia de Dirceu | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Poderiamos até comemorar essa reduçao no desmatamento, com muit moderaçao é claro.
    Porém é lamentavel saber ao mesmo tempo que a SEMA um órgao que deveria proteger o meio ambiente, autoize pessoas a plantar eucaliptos na APA - Chapada dos Guimaraes, inclusive o Dep. Eliene. Talvez por desconhecimento do administradores da SEMA dos reultados negativos dessa plantaçao. Pesquisar qdo se desconhece, é o mínimo a se fazer qdo se tratar do meio ambiente que é um bem comum a todos. FIQUEMOS ALERTAS - vejam material sobre a ARACRUZ.

  • lauro fontes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    depoisque desmataram o que interessava é claro que vai diminuir...

  • BRANDÃO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ESSA CICATRIZ NÃO TEM CURA NÃO ADIANTA PROPAGANDA?

  • JOSÉ CARLOS PEDROSO DE BARROS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ENGRAÇADO, QUANDO HÁ UMA QUEDA DOS INDICES DE DESMATAMENTO ESSE PESSOAL QUE ESTÁ NO GOVERNO (EU DISSE ESTÁ, POIS DAQUI A POUQUINHO VAO SER PASSADO) JAMAIS SE LEMBRAM DOS EFEITOS CLIMÁTICOS, E O DISCURSO É SEMPRE O MESMO AH, A SOCIEDADE ESTÁ MAIS CONSCIENTE..., MAS, QUANDO O INDICE VOLTA LÁ PARA CIMA, AI ENTÃO OS DADOS DO INPE ESTÃO ERRADOS, MATO GROSSO É UM EXEMPLO DE POLITICA AMBIENTAL, ETC. E TAL, NUMA TENTATIVA DE ESCONDER A VERDADE, DE ADMITIR O FRACASSO QUE NESSES 7 ANOS TEM SIDO A LAMENTÁVEL POLITICA AMBIENTAL DESTE GOVERNO, PORQUE O QUE TEM QUE SER AVALIADO NÃO É UM ANO, UM LAPSO DE TEMPO QUE PODE TER SOFRIDO AÇÕES DE AGENTES EXTERNO OU ATÉ CLIMÁTICOS, MAS, TODO O PERÍODO DE GOVERNO, E AÍ ESTE GOVERNO DA TURMA DA BOTINA TEM SIDO DESASTROSO, UM DESRESPEITO AS NOSSAS FLORESTAS E AO MEIO AMBIENTE. ROMILSON DÁ PRÓXIMA VEZ PEDE PARA O SALATIEL FALAR SOBRE PROGRAMA MT LEGAL, A TENTATIVA DESTE GOVERNO DE FRAGILIZAR A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL, VAI SER UM BOA.

3 ex-prefeitos viram cabos eleitorais

percival muniz 400 curtinha   Dois candidatos de oposição em Rondonópolis têm ex-prefeitos como principais cabos eleitorais. O empresário Luiz Fernando, o Luizão (Republicanos), conta com apoio de Adilton Sachetti, que já comandou o município e perdeu na tentativa de reeleição, e...

3 candidatos competitivos em Sinop

roberto dorner 400   Apesar da "inflação" de candidatos a prefeito de Sinop, com cinco no páreo, a disputa tende a se acirrar mesmo entre o empresário Roberto Dorner (foto), do Republicanos e apoiado pela prefeita Rosana Martinelli (PL), o ex-prefeito e deputado Juarez Costa, que atraiu 10 partidos para o palanque, e o...

Ex-prefeito no páreo em Alta Floresta

robson silva 400 curtinha   Alta Floresta, uma das cidades pólos do Nortão, tem sete candidatos a prefeito. Um deles é Robson Silva (foto), empresário, ex-prefeito entre 93 e 96 e que concorre pelo MDB, mesmo partido do prefeito Asiel Bezerra, que está encerrando o segundo mandato e se tornou um dos principais...

Vice sinopense quer retornar à Câmara

gilson de oliveira 400 curtinha   O vice-prefeito de Sinop e apresentador de TV, Gilson de Oliveira (foto), resolveu concorrer a vereador, cadeira já ocupada por ele por dois mandatos, o primeiro pelo PSDB, entre 2005 e 2008, e, depois, pelo PSD (2009/2012). Foi candidato a deputado estadual duas vezes (2006 e 2010) e, como suplente da...

Vice que morreu na praia em Tangará

renato gouveia 400 curtinha   Assim que percebeu que não seria escolhido pelo prefeito Fabio Junqueira (MDB) como o candidato governista na briga pela Prefeitura de Tangará da Serra, ainda em junho, o vice-prefeito Renato Gouveia (foto), do PV, correu para os braços do tucano Vander Masson. Levou com ele uma chapa de 21...

Câmara chama secretária para vaga

chico 2000 curtinha   Após a destituição de Ralf Leite (MDB) da vaga de Chico 2000 (foto), licenciado, por força de decisão judicial, a Câmara de Cuiabá convocou a primeira suplente Luciana Zamproni (MDB) para assumir mandato temporário no Legislativo, menos de 30 dias. Ela atua como...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.