Últimas

Terça-Feira, 18 de Agosto de 2009, 10h:21 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

PAC

Intimado, prefeito tucano vai à Câmara e tenta barrar CPI

  "Intimado" pelo vereador peemedebista Domingos Sávio, o prefeito Wilson Santos (PSDB) compareceu à Câmara Municipal nesta terça (18), no horário da sessão ordinária. Ele responde a questionamentos acerca das obras do PAC, que se transformaram em escândalo nacional, com a prisão e, uma semana depois, soltura de 8 dos 11 servidores, advogados, políticos e empreiteiros. O Ministério Público apontou fraudes nos processos licitatórios. Com isso, as obras estão paralisadas.

   O requerimento exige a presença não só do prefeito cuiabano, mas também do coordenador-geral de Assuntos do PAC, Aparecido Alves, o Cido, e do ex-procurador-geral do município, José Antônio Rosa, um dos que foram presos pela Polícia Federal durante a Operação Pacenas, desencadeada no último dia 10. Apesar disso, o prefeito apareceu no Legislativo acompanhado apenas da presidente da Sanecap, Eliana Rondon, e do diretor-financeiro da autarquia Frederico Campos e do secretário de Governo, Osvaldo Sobrinho.  

  A rapidez com que Wilson Santos acolheu o pedido tem explicação. O vereador Lúdio Cabral (PT) já apresentou um requerimento pleiteando a abertura da CPI do PAC. Até agora conseguiu 3 assinaturas junto aos 19 parlamentares. Assinaram o pedido o próprio Lúdio, Sávio e o republicano Francisco Vuolo. São necessários no mínimo sete votos. Os vereadores do PDT e do PP ficaram de decidir até o final da sessão se assinaram o requerimento. Santos tenta convencer os parlamentares de que não é necessário criação de CPI.

   O tucano não deve conseguir impedir a investigação. Até mesmo Roosivelt Coelho, que integra a bancada do PSDB, mesmo partido de Santos, declarou na sessão desta terça (18) que vai assinar o pedido. Ele foi interrompido pelo presidente da Câmara, Deucimar Silva (PP), que interrompeu a sessão para todos se reunirem com o prefeito fora do plenário. (Patrícia Sanches e Lisânia Ghisi)

   (11h30) - Santos diz que tucanos estão livres para assinar CPI do PAC

   O prefeito de Cuiabá disse que os 4 vereadores que compõem a bancada do PSDB estão livres para assinar ou não o pedido de criação da CPI do PAC. A afirmação foi uma resposta ao questionamento feito pelo vereador Francisco Vuolo (PR). Ele perguntou se o tucano liberava a bancada de seu partido a assinar o requerimento, de autoria do petista Lúdio Cabral, que pede a criação da comissão processante.

  (12h05) - Prefeito acata sugestão de juiz e quer Exército à frente das obras

   O prefeito Wilson Santos anunciou oficialmente, nesta terça, durante sabatina na Câmara, que está de acordo com a proposta do Exército Brasileiro vir a assumir execução das obras do PAC em Cuiabá. A afirmação foi feita após o tucano ser questionado pelos parlamentares sobre quem ficará responsável pelos projetos de ampliação das redes de água e esgoto. Santos acredita que a melhor solução seja dos militares tomarem à frente das obras. "Procurei o Exército para que eles pudessem tocar as obras emergencialmente, mas seria de bom grado que eles assumissem totalmente o trabalho. Nós temos total confiança neles", afirmou Wilson Santos, para quem Cuiabá não ficará prejudicada nesse processo. (Patrícia Sanches e Lisânia Ghisi)

Postar um novo comentário

Comentários (14)

  • RODRIGO SOUZA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Galinho agora é Pintinho e molhado ainda. Ele representa bem tomara que a população dê o que le merece o ESQUECIMENTO.

  • Sérgio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Da-lhe Wilson querendo barrar as investigação da Câmara , como vc mesmo disse que não deve nada então porque quer barrar as investigações? ou será que se procurar nesse mato tem muitos coelhos? vc não se diz o tão certinho? ou vai contar mais uma das suas Histórias mirabolantes de engana trouxa em dia palanque de eleição?

  • Flávio Ribeiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O vereador Toninho de Souza do PDT e o Deucimar do PP, que pregam ética e lisura com os gastos públicos, pq não assinam o requerimento da CPI???

    Toninho vai na TV e detona os bandidos, pq na hora de assinar o requerimento da CPI que vai investigar uma quadilha, ele não assina??

    Dá licença senhor Toninho!!

  • Maria Eulalia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que situação constrangedora o Rosa colocou o prefeito Wilson. Depois de tantos anos na politica ter que passar por isso. Infelismente é o preço que paga por não saber escolher bem o seu secretariado. Ele devia fazer um limpa na procuradoria e colocar funcionarios do quadro que são pessoa honestas e trabalhadoras e não estes que vem de fora que não tem nem vinculo afetivo com a repartição, só esperando o final do mes para receber os seus salarios de DAS.

  • Ana Maria Correa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É preciso reconhecer que o prefeito Wilson santos enfrentou a crise deflagrada pela operação pacenas com muita competência. Tomou todas as medidas que deveria tomar no tempo certo: - Determinou a suspensão dos pagamentos às empreiteiras sob suspeita; - Anulou a concorrência pública objeto das investigações; - Determinou o confisco de máquinas, materiais e equipamentos de modo a permitir que, assim que autorizado pela justiça, tenha condições de retomar as obras.
    Wilson superou o vendaval político causado pelas revelações acerca do cartel das empresas que macularam o processo licitatório do PAC graças a uma forte determinação de fazer a coisa certa. Mais do que enfrentar a crise, Wilson vem defendendo a continuidade das obras que são essenciais à cidade, e tomando medidas administrativas no sentido de alcançar este objetivo.
    O prefeito já conta com a sensibilidade da justiça federal e do ministerio público federal, que também se mostarm interessados em não permitir que, por conta dos supostos ilícitos cometidos pelo setor privado, Cuiabá seja prejudicada.
    Enquanto Wilson enfrenta a crise com determinação e serenidade, o gevernador Blairo Maggi se empenha em fazer política, fala em assumir as obras, e blábláblá..... e só elogia o juiz federal Julier. Mas o botinudo é assim mesmo, pequeno, medíocre e sem atitudes. Trabalha contra o povo de Cuiabá. Várzea Grande teve o mesmo problema ou até pior, O prefeito Murilo até agora nada fez, continua dormindo......, mas o Blairo nada comenta....... porque será ???
    O governador pode ficar sossegado que o prefeito Wilson santos vai slavar as obras do PAC, mesmo com toda a torcida contra.

  • Sueli | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Intimidado nada, Wilson Santos não é covarde prá correr de enfrentamentos. Ele sabe o que é democracia e a exerce muito bem, inclusive em situações constrangedoras como essa.

  • Adriano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Srs. Vereadores, é mais uma oportunidade de voces provarem que estao querendo mesmo moralizar a camara. Aproveitem. Presidente Deucimar prove que vc é competente.

  • Félix Correa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Será que nesta Câmara num salva sete?

    Ai tamos lascado!!!

  • Amado Amador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Agora inês é morta! Que adianta efetivamente a Câmara vir com esse espetáculo?

    Serve apenas para que o assunto não passe batido na mídia.

    Contasse a Câmara com um vereador Wilson Santos e logo no começo do PAC Cuiabá já estaria atuando e ao menor sinal de fraudes já estava com a CPI pronta.

    Bons tempos o do Galinho bom de briga.

    Mas agora o tempo é de um político que atua no Executivo e que precisa de dinheiro, muito dinheiro para se manter no poder, não bastando apenas uma espetacular atuação parlamentar.

    Se sabemos que conquistar o cargo de executivo, seja de prefeito, seja de governador, é um jogo que põem a descoberto qualquer um, apenas alguém desesperado para fazer o que foi feito.

    Se o Mauro Mendes quer ser o cara em Mato Grosso deverá acabar por completo com a carreira do Wilson Santos e colocá-lo a nu para os eleitores cuiabanos nesse momento, por que se o Galinho se recuperar dessa consegue ser eleito para qualquer cargo majoritário.

  • MARCUS CUIABANO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    SÓ TOMA CUIADADO COM A LIGA DO BEM QUE ESTÃO DE ZÓIÃO GRANDE EM CIMA, E QUALQUER DESLIZE VAI TODO MUNDO DE VOLTA PARA CADEIA.

França elegível; CNJ desatualizado

roberto franca 400 curtinha   O advogado Rodrigo Cirineu, que assumiu a assessoria jurídica da campanha a prefeito de Cuiabá de Roberto França (foto), assegura que o ex-prefeito está elegível. Explica que o cadastro de inelegibilidades do Conselho Nacional de Justiça, constantando ainda o nome de...

Candidato da família Oliveira à Câmara

luluca 400 curtinha   O jovem advogado Luluca Ribeiro (foto) é uma das apostas do MDB por renovação na Câmara da Capital. Concorre a vereador e tende a "herdar" o espólio político da família Oliveira, dos tios Dante, ex-governador que morreu em 2006, e Thelma, prefeita de Chapada dos Guimarães....

Deputado tenta censura e sem êxito

xuxu 400 curtinha   Em duas tentativas, o deputado estadual Xuxu Dal Molin (foto), candidato a prefeito de Sorriso pelo PSC, tentou, sem êxito, censurar o portal Rdnews. Na 1ª Vara Cível da Comarca de Sorriso, Xuxu ingressou com pedidos de antecipação de tutela, pleiteando retirada do ar de matérias que...

Rei do Gado entra numa difícil disputa

mauricao 400 curtinha   O leiloeiro Maurição Tonhá (foto), chamado por muitos de "Rei do Gado", está de volta à disputa eleitoral. O pecuarista com bens avaliados em R$ 19 milhões é candidato pelo DEM a prefeito de Água Boa, muncípio já administrado por ele por dois mandatos. Em...

Ajudando a enterrar CPI do Paletó

luciana zamproni 400 curtinha   O Palácio Alencastro está convicto de que, assim como na primeira votação, o relatório da CPI do Paletó que propõe punição ao prefeito Emanuel e vai ser votado nesta terça, será arquivado pela maioria dos vereadores cuiabanos. O desfalque do...

8 candidaturas e Thelma com chances

thelma de oliveira 400 curtinha   Mesmo sem apoio de nenhum outro partido, a não ser do seu PSDB, enfrentando forte desgaste político e rejeição popular e ainda problemas de saúde, se recuperando de tratamento de câncer de mama, a prefeita Thelma de Oliveira (foto) ainda tem chances de...