Últimas

Sábado, 23 de Dezembro de 2006, 06h:08 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

VARIEDADES

Irmão de Silval tem área dentro do Cristalino

     O presidente da Assembléia, vice-governador diplomado Silval Barbosa (PMDB), um dos responsáveis pelo projeto substitutivo que reduziu as dimensões do Cristalino em 27 mil hectares, tem um irmão que possui área dentro do parque. Chama-se Antônio Barbosa. É dono da pousada Cristalina, que antes pertencia ao ex-deputado e ex-prefeito de Alta Floresta Romoaldo Júnior.

     Os ministérios Público Estadual e Federal já ingressaram com ação na Justiça para tentar anular a decisão da Assembléia de reduzir o tamanho do parque. O projeto do governo, de reduzir a área em apenas 4 mil ha, onde já estava ocupada antes da criação do parque, foi rejeitado pela AL. O promotor Gerson Barbosa, titular da 20ª Promotoria do Meio Ambiente de Cuiabá, um dos responsáveis pela ação na Justiça, recebeu denúncia de que a Assembléia teria agido no interesse de proteger alguns proprietários de áreas, ou seja, de deixá-los fora das dimensões do parque e assim salvá-los de eventuais despejos, multas e outros prejuízos.

    Com 184 mil ha, o Cristalino fica entre Alta Floresta e Novo Mundo (nortão), na chamada Amazônia meridional. É um dos parques mais importantes da América do Sul pela sua alta diversidade de espécies de aves e macacos.

     Segundo um grupo de ONGs que vem chamando atenção do país e do mundo devido à decisão da Assembléia Legislativa, o projeto substitutivo apresentado por Silval beneficia diretamente o pecuarista José Junqueira Vilela, o JJ. Acontece que, com a redução da área em 27 mil ha, ele ganha a terra (estaria no parque ilegalmente) e se livra da multa de R$ 50 milhões já aplicada pela secretaria de Estado de Meio Ambiente por ter invadido e desmatado o parque. JJ teria ligações próximas com Silval e com o deputado Pedro Satélite.

      O substituto da AL criou também o Parque Cristalino 2, ou seja, uma outra Reserva de Patrimônio Particular Natural (RPPN). Assim, atingiu em cheio um dos maiores empreendimentos de ecoturismo da amazônia brasileira, que é o Cristalino Jungle Lodge. Pertence à empresária Vitória da Riva, neta do colonizador Ariosto da Riva (já falecido) e filha do ex-prefeito de Alta Floresta, Vicente da Riva. 

     Contestação

    O deputado Silval Barbosa disse, por meio de assessoria, que considera uma injustiça a acusação de ONGs de que teria interesse direto na redução da área do Parque Cristalino. Admite que, de fato, o irmão é proprietário de uma área, adquirida de Romoaldo Júnior. Assegura, porém, que nesse caso jamais agiu com interesse de proteger alguém. O projeto, afirma, faz apenas alguns ajustes no sentido de garantir os direitos àquelas famílias que estão na área antes da criação do Cristalino.

       "O irmão do deputado tem pousada dentro do parque e em momento algum ele (Silval) tentou beneficiá-lo, tanto que essa área não está dentro dos 27 mil que foram suprimidos", observa a assessoria do deputado. Acusa a Ong da empresária Vitória, que detém domínio de mais de 7 mil ha dentro do parque, de se juntar ao ex-secretário de Meio Ambiente, Sérgio Guimarães e a algumas entidades para desviar o foco. "Eles querem desviar atenção afirmando que há interesse do Silval e, com isso, tentar proteger a área da Vitória".

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Juca e aval do prefeito a projeto social

juca do guaran� curtinha 400   Juca do Guaraná Filho (foto), do Avante, conseguiu sensibilizar o prefeito Emanuel Pinheiro a apresentar uma mensagem à Câmara isentando do pagamento de IPTU os portadores de câncer e HIV. O  projeto foi apresentado originalmente na Câmara Municipal da...

Supremo enterra pedido contra Maluf

maluf_400   A 1ª Turma do STF enterrou de vez um pedido do advogado Waldir Caldas (Novo), ex-candidato ao Senado, que tentava revogar os atos que conduziram o ex-deputado Guilherme Maluf (foto) a uma cadeira no Tribunal de Contas. Caldas queria, ele próprio, ter a chance de ser indicado ao cargo, que era de prerrogativa da Assembleia. O...

Rosana reassume Sinop na quinta

gilson de oliveira 400 curtinha sinop   Pela segunda vez, o apresentador de TV Gilson de Oliveira (foto), do MDB, comanda temporariamente Sinop, a chamada capital do Nortão. A prefeita e empresária Rosana Martinelli saiu de licença não remunerada por 12 dias para cuidar de assuntos pessoais. Viajou aos Estados Unidos....

Vereador induzindo as pessoas ao erro

diego guimaraes curtinha 400   O vereador oposicionista pela Capital Diego Guimarães (foto), do PP, está induzindo a erro às pessoas. Mesmo o prefeito Emanuel já tenho anunciado que vetará a proposta da Câmara Municipal de aumentar o seu próprio salário, uma forma de criar o efeito cascata e...

Quitados atrasados da gestão Taques

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes comemora o fato de estar fechando os 10 primeiros meses de mandato já tendo conseguido, mesmo sob crise financeira e uma série de medidas austeras para equilibrar as contas públicas, regularizar todos os pagamentos aos municípios de 2018 empurrados para sua...

Tangará, os indecisos e PSL com Caio

caio 400 tangara da serra curtinha   Em Tangará da Serra, até agora ninguém sabe para onde vão alguns partidos, como PTB, PL (ex-PR), Pros e DC. Há uma chance de que estes, que outrora foram importantes na cidade, nem lancem candidatos a vereador, principalmente porque não possuem nomes suficientes para...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O que você acha das denúncias, principalmente sobre pagamento de propina, feitas pelo ex-presidente da AL José Riva, que tenta fechar delação?

São verdadeiras

Nem tudo é verdade

Acho que ele está mentindo

Não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.