Últimas

Domingo, 02 de Novembro de 2008, 08h:14 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

FAMILIOCRACIA

Irmãos Santos e família Farias dirigem 4 cidades

Fernando Ordakowski


Wilson se reelege em Cuiabá e o irmão vira vice em Chapada dos Guimarães, enquanto Wanderlei Farias volta à Prefeitura de Barra do Garças e o sobrinho comanda Novo São Joaquim

 Os irmãos Wilson e Elias Santos e Wanderlei e o seu sobrinho Leonardo Farias se elegeram em chapas majoritárias nas eleições deste ano em Mato Grosso. Em Cuiabá, o prefeito Wilson Santos (PSDB) assegurou a reeleição no segundo turno com 60,47% dos votos válidos (175.038 votos) sobre o republicano Mauro Mendes (PR), que atingiu a 39,53% dos válidos (114.432 votos).

   Já o irmão do prefeito cuiabano, Elias Santos, que trocou o PDT pelo PMDB, venceu o pleito na vizinha Chapada dos Guimarães como vice-prefeito de Flávio Daltro (PP). A chapa teve 56,03% dos válidos (6.085 votos) contra o prefeito Gilberto Mello (PR).

   O ex-prefeito de Barra do Garças, Wanderlei Farias (PR) está de volta. Ele ganhou com 50,64% dos votos válidos (14.849 votos) num embate contra o prefeito Zózimo Chaparral (PC do B) e Maria do Mercado (PMDB). O seu sobrinho Leonardo Farias conquistou a Prefeitura de Novo São Joaquim com 2.845 votos (66,71% dos válidos), enquanto o único concorrente Antonio Augusto Jordão (PMDB) ficou com 1.420 votos (33,29%).

    Clã

    E assim as famílias Santos e Farias vão ampliando suas bases de poder na vida pública, a exemplo do que ocorreu com os irmãos Pivetta em Lucas do Rio Verde, com o hoje deputado Otaviano Pivetta, e em Nova Mutum, com Adriano Pivetta no exercício de 2000 a 2004. Fora esses casos de irmãos e primos candidatos ao mesmo tempo e com resposta positiva nas urnas, há várias situações de políticos que já ocupam mandatos e que elegeram membros da família, como a deputada Chica Nunes (PSDB), que terá agora o marido Marcelo Ribeiro (PP) prefeito de Barão de Melgaço; e o também deputado José Riva (PP), com o concunhado Alcir Paulino (PP) na Prefeitura de Juara.

(Às 12h15) - Farias tem também um primo prefeito

  Wanderlei Farias, eleito prefeito de Barra do Garças e tido como um dos coronéis da política na região do Araguaia, não elegeu somente o sobrinho Leonardo Farias prefeito de Novo São Joaquim, mas também reelegeu o primo Walter Farias (PR) em Canarana, conforme enfatiza o leitor João Lara, em comentário postado nesta matéria. Walter ganhou com 52,14% dos votos válidos (5.138 votos) do progressista Evaldo Diehl, que chegou a 47,86% dos válidos (4.716 votos).

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Antonio Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quero deixar minha simples contribuição,esses cargos são eletivos, e so o povo pode mudar essa historia, agora vamos falar dos cargos de confiança(nomeação) por exemplo de nossa Primeira dama do estado?no caso de varzea grande, mal foi eleito, o dono da ZAELI quer cargo pra sua esposa,vou deixa aqui uma sugestão pq esses politicos que tanto falam que sao empresarios bem sucedidos, nao empregam suas esposas em suas empresas??(Blairo,tiao Zaeli,Mauro Mendes) será que sao mesmos e nao querem colocar b...ta em suas empresas, e sim na estrutura publica?..abraços

  • Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    não é primo do Wanderlei Farias que foi eleito prefeito de novo são joaquim e sim sobrinho.

  • Leonardo Mello Rêgo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Aqui na Barra,o Wanderlei ajudou o priminho com muito dinheiro e aí em Cuiabá o WS ajudou o Elias com caixas de papelão...

  • joao lara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Romilson, faltou informar que o prefeito eleito de Barra do Garças, Wanderlei Farias também tem um outro primo que foi reeleito no município de Canara. Trata-se de Valter Farias que foi reconduzido ao cargo por mais quatro anos.

  • Monica Tempel | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quando alguém da familia segue a profissão de um pai ou tio, todos se enchem de orgulho. Nada mais natural que uma família que vive e respira política, os parentes seguirem a mesma trajetória. Ruim são as cabeças que acham que estão por interesse.

  • AURÉLIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    TELEFONEMA DE LULA PARA BLAIRO:

    Terminada a eleição de 2008, LULA, após análise dos resultados e horas de conversas com seus aspones, liga para alguns de seus cabos eleitorais pelo Brasil afora. Blairo Mágico é uma das vítimas:

    Lula: Alô, Alô, AlÔOOOOOOO . . .

    Blairo: Fala meu Presidente . . .

    Lula: Companheiro Blairo, e aí no Mato Grosso, como estão as coisas? Continua derrubando muita floresta? O Minc está tiririca com ocê cumpanheiro . . .

    Blairo: Presidente isso é só boato. Os caras estão voando no lugar errado, nem sequer passaram sobre Mato Grosso. Esses filmes que você viu aí na TV é lá pras bandas do Pará . . .

    Lula: Sei não companheiro . . . Mas, olhe aqui . . . num tô sabendo de nada . . .

    Blairo: He, He, He, como sempre, né Presidente? Tem coisa que a gente sabe que existe mas a gente não vê, Deus por exemplo . . .

    Lula: Mas companheiro, tô te ligando prá outro assunto. . . Estou muito aborrecido contigo. To sabendo que ocê perdeu feio aí nessa eleição. Não elegeu ninguém importante, só ganhou em algumas currutelas. . . .

    Blairo: Sabe Presidente, tinha uns candidatos pesados por aqui . . .

    Lula: Mas tÔ sabendo que eles eram do seu Partido, esse tal PR que só existe aí no Mato grosso, gente que foi ocê que escolheu . . .

    Blairo: Não, Não, Não . . . foram as bases, alguns petistas deram palpite também, até saíram de vice . . .

    Lula: Companheiro Blairo, eu mandei milhões do PAC; mandei ministros pros palanques; gravei programas de TV. Acho que nessa eu dei bobera. Pedi votos pra cada mala pesada. . . Tinha um que eu nem sabia o nome direito, um de Sacrettt, ou era Sacolete, ou melhor Espaguetti, sei lá. Só sei que foi pró saco tamém . . .

    Blairo: O nome dele é SACHETTI, prefeito de Rondonópolis, candidato à reeleição. Um cara competente, honesto, sério . . .

    Lula: Mas ruinzim de voto . . . e tinha um vice-boy que não ajudou em nada . . . Tinha uns tais de butinudos que só atrapalhavam . . .

    Blairo: É, mas, mas, mas . . .

    Lula: Cumpanheiro Blairo, eu só to precisando de um favorzinho, e vê se dessa veis ocê num pisa na bola . . .

    Blairo: Fala, fala, fala meu presidente, tudo será feito . . .

    Lula: ME ARRANJA O CELULAR DUM TAL ZÉ DO PÁTIO e dum TAL GALINHO. Em 2010 a cumpanheira Dilma vai precisar de gente que tem votos, essa turma sua aí você manda votá no adversário. . . coitado do SERRA.

    (a linha caiu).

  • romiu dorado | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ta com falta de assunto? vai puxá o saco dos PR. o que vc tem contra as famílias farias e santos? só inveja? vai caça assunto.

  • Pacheco | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Wilson será cassado, Ralf Leite comprou voto pra ele !

  • ROGÉRIO BARÃO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • rondon toscanelli | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A bem da verdade o Deputado Otaviano Piveta não elegeu nenhum vereador em Lucas do Rio Verde, alem de ter deixado falando sozinhos , Isaura de Alta Floresta e Capistrano de Diamantino.
    Que performace hem deputado !!!??

Taisir coordena campanha de Eliene

taisir karim 400 curtinha   O ex-reitor da Unemat e uma das lideranças do PSD na região Oeste, Taisir Karim (foto), que chegou a se lançar de última hora como pré-candidato a prefeito de Cáceres, mas logo em seguida recuou, será o coordenador-geral da campanha de Eliene Liberato (PSB), atual...

Inaugurados 67 km de asfalto da 020

mauro mendes 400 curtinha   O governador Mauro Mendes (foto) inaugurou nesta 5ª a pavimentação de 67,5 km da MT-020, entre Paranatinga e Canarana. Essa estrada faz parte do pacote de obras que foi retomado e já concluído nesta gestão. Foram investidos R$ 45 milhões do governo estadual. O...

Saggin critica "ditadura" e apoia Raye

paulo raye 400 curtinha   O empresário e advogado Sandro Saggin, que desistiu da candidatura a prefeito de Barra do Garças e agora apoia Paulo Raye (foto), do Pros, explica que em nenhum momento os diretórios estadual e nacional do Podemos, de cujo partido é filiado, encaminharam qualquer orientação aos...

Pode abandona Raye e pune Saggin

sandro saggin curtinha 400   Sandro Saggin (foto) amargou outra derrota em Barra do Garças. Inicialmente, seria candidato a prefeito pelo Podemos. Mas resolveu, por conta própria, levar o partido para uma coligação com partidos de esquerda que lançaram o ex-prefeito Paulo Raye, apoiado pelo PC do B, PT e Pros. A...

Ex-vereador recua para apoiar primo

divino 400 barra do bugres   Ex-vereador, ex-presidente da Câmara e empresário bem sucedido, Chico Guarnieri (PTB) não será candidato a prefeito de Barra do Bugres nas eleições deste ano. Guarnieri, que disputou a prefeitura em 2016, até ensaiou, mas recuou ao ver que o primo, pedetista Doutor Divino...

3 ex-prefeitos viram cabos eleitorais

percival muniz 400 curtinha   Dois candidatos de oposição em Rondonópolis têm ex-prefeitos como principais cabos eleitorais. O empresário Luiz Fernando, o Luizão (Republicanos), conta com apoio de Adilton Sachetti, que já comandou o município e perdeu na tentativa de reeleição, e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.