Últimas

Quinta-Feira, 30 de Agosto de 2007, 07h:17 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16

ARTICULAÇÃO

Isolado no PSDB, prefeito busca a superação

   Amado e odiado, o prefeito de Cuiabá Wilson Santos passou a acumular sobre os ombros do seu franzino corpo toda a carga do PSDB, que alimenta esperança de reconquistar o Palácio Paiaguás, em 2010, após oito anos da administração Dante de Oliveira (1995/2002) e concluída por Rogério Salles (abril a dezembro de 2002). Santos, enfrenta, porém, uma série de obstáculos.

    Primeiro, convive internamente, com posições divergências. Do galo de briga do passado se tornou mais light. Como não faz mais oposição ao governo Blairo Maggi e virou Lula desce criancinha, tudo para não perder recursos para a Capital, Santos passou a ser malhado por tucanos com posições mais duras, como o presidente regional do partido, ex-senador Antero de Barros.

     Segundo, o prefeito cuiabano não possui grupo político. É centralizador. Age com desconfiança sobre aliados, deixando-os inseguros. Segue a cartilha do ex-colega de partido, o deputado Carlos Bezerra, que bloqueia o surgimento de novas lideranças no PMDB por causa do temor de perder espaço.

    Terceiro, Wilson Santos começa a ganhar a pecha de gestor que "não cumpre acordo". Partidos que ajudaram a elegê-lo estão se distanciando da administração, como o PSB e o PDT. Não conseguiu oficialmente atrair o DEM, mesmo tendo dois ex-deputados no primeiro escalão: Celcita Pinheiro (Assistência Social) e Zeca D´Ávila (Chefia de Gabinete).

   Quarto, a equipe de secretariado é pífia, salvo uma ou duas exceções. O mais grave é que quase ninguém defende publicamente e com garra a atual gestão. Prefere ouvir críticas em silêncio, sem apresentar um contraponto. A maioria não está nem aí para as ações políticas do prefeito, tanto que até nos mutirões que Santos promove em um bairro a cada final de semana dificilmente está acompanhado de secretários.

    Superação

    Para superar as dificuldades e reconquistar o mandato, Wilson Santos conta com alguns trunfos. Como pretende disputar a cadeira de governador em 2010, a negociação para a vaga de vice-prefeito de sua chapa tende a ser um atrativo para os partidos. A força em âmbito nacional do PSDB pode ajudá-lo. Entre os presidenciáveis está o governador mineiro Aécio Neves. A expectativa do partido de vir forte para a sucessão presidencial também anima o prefeito de Cuiabá e o prende no PSDB. Os recursos do PAC para área de infra-estrutura e saneamento são outros ingredientes que se misturam às boas ações.

Postar um novo comentário

Comentários (19)

  • Letícia | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O Prefeito tem realmente muitas falhas, mas esses tucanos que malham o Sr. Wilson Santos, deve primeiro olhar o que eles fizeram durante 8 anos na gestão Dante. Todos são farinha do mesmo saco.
    Agora, o prefeito parece estar perdido e inseguro, também pudera com tantos maquiavélicos ao seu redor, tem mais é que ficar com um pé pra trás. Novas lideranças em Cuiabá só nascendo uma, pois essa podridão de políticos que temos em nosso Estado, que é até difícil arriscar uma exceção, tem que passar por um longo estágio da moralidade, da essencial arte de praticar ação coletiva, da compaixão, etc. Acorda Prefeito, apareça mais, não deixe pra mostrar suas garras somente nos dias de eleição, essa prática já está cansando o povo. Fala Sério!!!

  • pedro calmon | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gostaria de parabenizar o autor destas palavras , o alcaide e desse mesmo perfil

  • JERRY SANTANA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O QUE MAIS NOS PREOCULPA COM GESTÃO DO WILSON SANTOS, É A FALTA DE COMPROMISSO COM O POVO QUE TEM SEUS SECRETÁRIOS, O ÚNICO QUE TRABALHA MUITO E RESPEITA A POPULAÇÃO É O SECRETARIO EUCLIDES SANTOS, AGORA QUE 2008 PARA O WILSON ´ É IMPOSSIVEL SUA REELEIÇÃO
    NÃO TEM PAC NÃO TEM OBRA QUE FAÇA SUA REELEIÇÃO.

  • fernando silva dos santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu vejo que o Wilson esta agindo de forma correta, infelizmento como se diz "nao da pra fritar um ovo, sem quebrar a casca" sem o PSDB no governo estadual e federal ele tem mais é que evitar ficar criando probleminhas. Dizer que nao aceita uma verba mesmo que venha deste mediocre PAC pra ele é algo que nao se pode NAO QUERER RECEBER ESTE DINHEIRO. O Wilson precisa cumprir pelo menos em parte seu programa de governo. Se pudesse eu iria transferir meu titulo pra Cuiaba só pra VOTAR no WILSON SANTOS, mas como nao posso fazer isso. Pra governador eu farei campanha pra ele sem titubiar de forma alguma. Alias dentro do PSDB só ele pra poder ser eleito derrontando este Partido da Republica que no primeiro mandato ate fez pelo estado, mas que agora nao esta nem ai pra nada.
    O WILSON SANTOS SERÁ O PROXIMO GOVERNADOR DO ESTADO....................................................

  • Antonio Carlos Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo com RDnews, o Wilson Santos se tornou arrogante e continua o mesmo individualista de sempre... seu secretariado nao tem nenhum compromisso com sua administração, pra quem trabalha na prefeitura as perspectivas são as piores possiveis (o PCCS ficou só na conversa, até hoje so foram privegiados os procuradores e os inspetores tributarios o resto continua na geladeira), o Pronto de Cuiabá é uma calamidade publica, cheira mal e as pessoas tem um pessimo atendimento. O meio ambiente nao funciona(so a base de TAC e parceria?), a cidade é so buraco, as lampadas dos postes queimadas, etc. A verdade é: A administração do WS é um caos, so ele que nao vé.

  • Antonio Luiz de Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse prefeito está colhendo o que plantou. Abandonou os seus amigos a própria sorte, encheu a prefeitos de gente que sempre foi oposição a ele, e pior, revelou que existe uma grande distância entre um discurso bonito, cheio de "estória", para a praticidade da administração pública. Têm políticos que jamais deveriam se aventurar do parlamento para o executivo, é este o caso típico.

  • Leonardo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Wilson Santos é bobo, ele deveria fazer oque os restantes dos ex-prefeitos fizeram, NADA.
    Pois não fazendo nada é que a população da valor.
    Tenho certeza que se fizer uma analise técnica de Cuiabá, de antes do Wilson e depois, o resultado mostrará que Cuiabá melhorou MUITO.
    Outro dia escutei no rádio uma entrevista do Prefeito e vi o quanto ele faz por Cuiabá, pois era até engraçado. A entrevista era ao vivo e as pessoas ligavam e diziam os problemas, e o Wilson respondia dizendo oque ele já fez nas localidades, quais são os verdadeiros problemas e quais as soluções que ele já esta providenciando. Com isso as pessoas nem tinham mais argumentos para reclamarem.
    Posso garantir que a população é infectada por alguns políticos que utilizam artifícios tipo, a mídia para denegrir a imagem do Prefeito.
    A população tem que parar de ser " Maria vai com as outras".

  • renato | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A cuiabania se sente traida pelo atual Prefeito ,que a mobilizou para ganhara as eleições do Alexandre Cesar. Conseguiu, mas que decepção , a administração retrograda ,com secretários piofios e inoperantes. O eleitor não é mais o mesmo ,assim como o Velho e adesgastado bezerra dono do PMDB vão colher no futuro os frutos dessa vela maneira de fazer politica ;a urna dirá quem tem razão.
    Tanto ele como o velho caudilho que se diz democrata (bezerra) tem seu tempo contado na politica Matogrossense

  • PEDRO PAULO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nasci em Cuiaba e nunca mudei daqui. A nossa cidade nao foi planejada como Campo Grande, Primavera do Leste, Sapezal etc. portanto, temos muitos problemas (saneamento, drenagem etc). Sabemos que o Prefeito WS recebeu a Prefeitura em pessima situacao repassados pelos ex-adminsitradores, q nao procuraram fazer investimentos de infra estrutura. Para colocar esta cidade em situacao melhor ainda vai mto tempo. isto posto, acreditamos que criticar fica mais facil, agora dar a contrapartida ninguem quer, imagine a quantidade de inadimplencia dos que nao pagam IPTU em Cuiaba, segundo os Balancos a Pm de Cuiaba arrecada + - 18 milhoes de Iptu ano, enquanto Campo Grande chega a + - 70 milhoes, por isso que dizem que Campo Grande e mais bonita, perfumada, limpa ...etc. Tempos que ter os nossos Direitos (Educ. saude, sanemaento), mais nao podemos esquecer dos nosso deveres (pagar impostos). Contribuindo ai sim podemos exercer nossa cidadania, inclusive cobrando melhorias. Ja vi varias vezes o nosso Prefeito na rua pelas noites e no perido da madrugada trabalhando e fiscalizando acrdito que ele tem muita disposicao e vontade de fazer uma Cuiaba melhor.

  • ANTONIO EUGENEIO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Moro aqui em Varze Grande fico triste de ver comentarios maldosos do Prefeito de Cuiaba. Voces Cuiabanos nao querem trocar de Prefeito, fica com o nosso o Murilo Dormindo. Quando vou para Cuiaba e passo a ponte a gente ja nota uma grande diferenca, uma cidade cuidada, limpa, grandes obras etc. Veja a Av Beira Rio, Praca Rachidy, Av. das Torres e agora disque esta fazendo um tal de rodoanesl. PERGUNTO querem trocar de Prefeito.

Servidores sem pagar os empréstimos

adevair cabral curtinha 400   A Câmara de Cuiabá rejeitou o veto total do prefeito Emanuel e promulgou a Lei 6.547, que suspende por 90 dias o pagamento de parcelas de contrato de crédito consignados tanto dos servidores públicos ativos e inativos da prefeitura quanto da própria Câmara Municipal. A...

Eleição ao Senado junto com municipal

carlos favaro 400 curtinha   A eleição suplementar para uma vaga ao Senado deve ocorrer em MT junto com o pleito municipal, em 15 de novembro. A definição oficial partirá do TSE até o final deste mês. Em princípio, a suplementar estava marcada para abril, mas, por causa da pandemia, foi...

Wellington tem 47 lotados no Senado

wellington 400 curtinha   Com dois meses e meio na cadeira de senador, Carlos Fávaro tem hoje 18 assessores lotados no gabinete, muito aquém do quadro dos colegas Jayme Campos e Wellington Fagundes. O chefe de gabinete de Fávaro é o advogado Irajá Rezende de Lacerda, filho do primeiro-suplente Zé Lacerda....

Cáceres, lockdown e frases de alerta

francis maris 400 curtinha   Em Cáceres, o prefeito Francis Maris (foto) decretou lockdown desde a última segunda, dia 29, como forma de forçar os moradores a permanecer em casa para conter o avanço da Covid-19. Mas as medidas restritivas não estão surtindo tanto efeito na prática. Muitos continuam...

4 prefeitos de MT com coronavírus

luiz binotti 400 curtinha   Pelo menos quatro prefeitos em Mato Grosso já foram diagnosticados com Covid-19. O caso mais recente envolve Luiz Binotti (foto), de Lucas do Rio Verde. Ele aguarda resultado de exames, mas já se encontra em isolamento domiciliar. Com sintomas do novo coronavírus, Binotti decidiu ficar em casa. De um...

Forçando cuiabanos a ficar em casa

emanuel pinheiro 400 curtinha   Acuado por causa do avanço dos casos de Covid-19, o que tem provocado colapso na rede pública de saúde, principalmente em Cuiabá, o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) decidiu adotar medidas mais restritivas para conter circulação e aglomerações de pessoas,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Até dezembro, o IFMT terá eleição para Reitoria. Quem você acha que será eleito dos candidatos abaixos?

Deiver Alessandro

Julio Santos

Nenhum deles

Não tenho ideia

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.