Últimas

Quinta-Feira, 26 de Junho de 2008, 15h:45 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

PESQUISA MARK

Jane é favorita em Poxoréu; Eurípedes fica em 2º

 Se as eleições para prefeito fossem hoje em Poxoréu, a ex-secretária de Saúde, Jane Mara Sanches Lopes (PP), mulher do ex-prefeito Lindberg Nunes Rocha, venceria com larga vantagem. Ela lidera em todas as simulações, revela o instituto Mark, na amostragem realizada nos últimos dias 21 e 22. O principal concorrente da progressista é o empresário Eurípedes Araújo (PMDB), que aparece em segundo lugar. Ele tem apoio do prefeito Antônio Rodrigues da Silva (PMDB).

   Numa simulação com todos os possíveis candidatos, Jane figura com 50,1% das intenções de voto, enquanto o peemedebista tem 21,4%. Já em terceiro aparece o vereador Osmar Resplandes (PR) com 7,7%. Ele é vereador de terceiro mandato. Em 2004 se elegeu com 334 votos. Na lanterna aparece a professora aposentada Lena Guedes (PT), com 3,2%. Ela já militou no velho PFL (hoje DEM) e disputou às eleições de 1990 para deputada estadual, sem êxito, e em 1996 tentou se eleger vereadora, mas foi derrotada. Os indecisos somam 13,7%. Votos brancos e nulos acumulam 4%.

  Numa outra amostragem (quadro 2), em que o nome da professora Lena não figura entre os candidatos, Jane se mantém em primeiro com 51,5% e Eurípedes fica com 22,2%, seguido de Osmar (8,2%). Sem a participação do empresário peemedebista, a ex-primeira-dama amplia ainda mais a vantagem do segundo colocado. Chega a 54,9%, contra 11,1% de Osmar. Lena fica com apenas 4% dos votos (estimulada 3). Em outro embate (quadro 4), desta vez sem a presença do vereador como pré-candidato, pouca coisa muda. Jane fica com 52,8%, enquanto Eurípedes segue com 22,7% e a petista se mantém com 4,2%.

  Confrontos

  O instituto Mark também simulou confrontos diretos entre os candidatos. Em todos eles, Jane Mara aparece na frente. Contra Eurípedes, o placar ficaria 53,8% a 24%. Se disputasse contra Osmar, a pré-candidata do PP teria 55,7%, enquanto Osmar ficaria com 11,3%. Já numa simulação entre as duas candidatas: Jane e Lena Guedes, a progressista ganharia com uma frente ainda mais "elástica": 57,5% a 6,3%.

  Entre Eurípedes e Osmar, o empresário leva vantagem: 31,4% a 16,4%. Já na briga direta contra Lena, o peemedebista amplia a diferença e pontua com 33,8%, contra 11,6% atribuídos à petista. Entre Osmar e Lena, o primeiro aparece com 22,2%, enquanto a professora detém 13,2%.

  Trabalho de campo

 A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 22 deste mês. Foram 379 entrevistados em 24 bairros de Poxoréu. A margem de erro é de 4% para mais ou para mesmo. Ela foi protocolada sob número 130/2008 e processo 01/2008, com deferimento da juíza Aline Luciane Ribeiro Vianna Quinto, da 5ª Zona Eleitoral de Poxoréu.

  Dos 379 entrevistados, 72,6% residem na zona urbana e 27,4% estão na zona rural, sendo 50,4% do sexo masculino e, 49,6%, do feminino. Quanto à faixa etária, 25,1% têm entre 45 e 59 anos; 22,7% estão entre 25 e 34 anos; 19,5% variam de 35 a 44; 14,8% figuram entre 18 e 24 anos; 14,2% possuem mais de 60 anos e somente 3,7% estão na faixa de 16 a 17 anos.

  Quanto ao grau de instrução, 33,5% possuem o 1º grau completo e o 2º incompleto; analfabetos ou com primário incompleto são 26,4%; 19,5% têm o primário completo e o 1º grau incompleto; 18,2% possuem 2º grau completo e superior incompleto e somente 2,4% concluíram o nível superior. Já com relação à renda dos entrevistados, 75,2% recebem de uma cinco salários mínimos; 17,7% têm uma renda de até um salário; 6,3% variam de 5 a 10 salários e 0,8% ganha de 10 a 20 salários. Nenhuma das pessoas pesquisadas apresenta renda mensal da família superior a 20 salários. (Alline Marques)

Postar um novo comentário

Comentários (1)

  • Fernando de Almeida | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    CUIDADO!

    Caro Romilson,

    A pesquisa está totalmente defasada, pois há cerca de um mes o quadro está praticamente definido entre os candidatos do PP e do PMDB. È preciso antes de fazer a pesquisa um melhor planejamento e conhecimento da realidade local.

    Desta vez quanto aos resultados, os números condizem com a realidade. Realmente, Dona Jane lidera, com um capital de votos em torno de 50%, segundo informações que temos de outras pesquisas realizadas na Rainha do Diamante.

PTB tem 25 e deve eleger 2 à Câmara

misael galvao 400 curtinha   O PTB lançou 25 nomes a vereador em Cuiabá. E a tendência é de eleger entre um e dois. As maiores apostas são os seus próprios vereadores: Misael Galvão (foto) e Adevair Cabral, respectivamente, presidente e primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara....

Retorno à Câmara após 6 mandatos

fulo 400 curtinha   Figura bastante popular, especialmente na região da Vila Operária, Lourisvaldo Manoel de Oliveira, o Fulô (MDB), que foi vereador de Rondonópolis por seis mandatos, está de volta. Hoje suplente, ele assume provisoriamente nesta segunda a cadeira do titular Thiago Muniz, que pediu licença...

Bolsonaro nem aí para políticos de MT

nelson barbudo 400 curtinha   O cerimonial da Presidência da República deu de ombros para os políticos, inclusive para a bancada federal mato-grossense, na visita de Bolsonaro, sexta, em Sinop e Sorriso. Alguns tentaram, de forma insistente, tirar foto com o presidente. E até conseguiram. Mas o capitão preferiu...

Tião com Flávio e "pau" nos Campos

tiao da zaeli 400 curtinha   A maior bronca dos Campos em Várzea Grande hoje é com o ex-prefeito Tião da Zaeli (foto), que motivou o amigo e empresário Flávio Vargas, dono do frigorífico Frical, a entrar na disputa à sucessão municipal. E Flávio conseguiu construir um amplo arco de...

A única dos maiores fora da reeleição

rosana martinelli 400 curtinha   Seis dos 10 prefeitos dos maiores municípios de MT poderiam disputar a reeleição neste ano por estarem no primeiro mandato ou já tendo exercido outros não consecutivos. E, destes, somente Rosana Martinelli (foto), de Sinop, não se recandidatou. Percebeu dificuldades...

Poconé tem 4 no páreo; Euclides dança

euclides santos 400 curtinha   Em Poconé, o ex-prefeito Euclides Santos (foto) nadou e morreu na praia. Numa queda de braço dentro do PSDB, Euclides, que havia se mudado para Cuiabá e tem o filho na disputa para vereador, perdeu espaço e autonomia para a ex-prefeita Meire Adauto, presidente municipal da legenda tucana e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.