Últimas

Sábado, 21 de Março de 2009, 17h:26 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:22

RESGATE HISTÓRICO

João Marinho, um dos primeiros repórteres de TV em MT

Clique na imagem para ampliá-la

Em 1977, João Marinho grava passagem sobre o desfile de 7 de Setembro em Cuiabá para a TV Centro América (Rede Globo). A TVCA foi a 1ª emissora a inaugurar programação local, em 13 de fevereiro de 1969, marcando a chegada da televisão na capital uma década antes de Mato Grosso passar pelo processo de divisão territorial para o surgimento de MS. Um dos primeiros repórteres de TV em MT, Marinho foi  também secretário de Imprensa da Assembleia, em 92. Ele reside hoje na Cidade Alta, em Cuiabá.
Foto: Laércio Ojeda

Postar um novo comentário

Comentários (10)

  • Adão de Oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Para devida correção

    Na verdade a TV em MT, estreiou em 1969, para correção de sinal, e não em 1959 como divulgado. Isto por quê as pessoas não acreditavamn na televisão.
    O primeiro repórter de MT foi José Antônio Paiva (já morto), cuja profissão era fotografo.
    E atendendo a um pedido do então governador Pedro Pedro Pedrossinan, cobriu um solenidade no palácio Alencastrodo , sede do governo de MT.

  • Wellington Antonio Soares | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Bem a propósito o resgate da foto histórica do caro colega da então Escola Técnica, João Marinho, ilustre personagem da história da televisão no Mato Grosso.

  • Fernando Capilé | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Eu sou um dos cuiabanos que tem a honra e orgulho de conhecer João Marinho. Quando comecei a trabalhar na Assembléia Legislativa (1992 - 1995) tive a oportunidade de conhecê-lo no posto de secretário da casa. Incrível a serenidade e humildade como encarava o posto, além da competência que sempre lhe foi peculiar. Quisera a imprensa matogrossense tivesse profissionais como esse e seria, com certeza, muito melhor. Uma hora de conversa com João Marinho é muito melhor do que dias nos bancos de universidade, tamanho conhecimento e sabedoria desse homem. Parabéns, Romilson, pela iniciativa de lembrar de pessoas que ajudaram e ajudam a fazer a história de nossa Cidade e Estado. Abraços!!!

  • Clementino Nogeira de Sousa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Por favor Rdnews verifique a data 13.02.1959,será que a correta não é 13.02.1969. Abraços

    Resposta - Prezado Clementino, o texto já apresenta correção da data. Obrigado pela informação.
    Abraço,
    Romilson Dourado

  • Assunção | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Olá cuiqabania:cuibnia:


    O Companheiro João Marinho foi meu vizinho aquí no bairro Cida de Verde, antiga Coab Velha mas, não foi em 1959 o ano inauguraçao da TV em MT e, sim em 1969, ano dos 250 de Cuiabá.

    Resposta - Obrigado, Assunção, pela correção. A data já foi alterada.
    Abraço,
    Romilson Dourado

  • Demóstenes Milhomem | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Falar em João Marinho,é falar um pouco da história da TV,em Mato Grosso,João foi um dos primeiros reporteres de TV da nossa terra,um dos colegas que deixou muita sudade,com ele não tinha tristeza,sempre alegre e muito simpático,João um abraço do colega e amigo Dema.

  • wanderley de oliveira | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CARO ROMILSON,PARA ENRIQUECER AINDA MAIS ESSE RESGATE HISTÓRICO: O REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO DA FOTO É O CELSO CHACON, ATUALMENTE NA DIREÇÃO DE OPERAÇÕES DA TV RONDON - CANAL 05. APRENDI BASTANTE COM OS DOIS.

  • Ana | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns pela iniciativa de fazer esse resgate histórico das pessoas que fizeram e fazem parte da história da nossa terra.

  • Joaquim Cuiabano | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nos anos 70 mudei pra Cuiabá, e o grande jornalista João Marinho era considerado o Cid Moreira da Televisão matogrossense, com um vozeirão firme e forte, mas não demorou muito foi trabalhar em um órgão público, aí perdemos o grande jornalista, sentimos muita saudade...saúde companheiro.

  • Zeca do Coxipó | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Companheiro João Marinho, nesta época aí você deveria estar com uns 18 anos não é mesmo? olha o quanto era magro, agora o moço está bem fortinho, mas na realidade foi um dos grandes jornalista de nosso estado, você fez falta neste meio, saúde e muita paz.

Luizão e 10 promessas em cartório

luizao 400   O empresário Luizão (foto), candidato a prefeito de Rondonópolis pelo Republicanos, registrou em cartório 10 comprimissos de gestão, garantindo, em caso de eleito, executá-los logo no primeiro mês de mandato. O primeiro deles é de zerar a fila de consultas, exames e cirurgias. E...

Ex-secretários de França sem mácula

roberto franca 400 curtinha   A assessoria jurídica da coligação de Roberto França (foto), que concorre à Prefeitura de Cuiabá pelo Patriota, classifica de mentirosa e irresponsável a notícia de que ex-secretários de França, da época em que comandou a Capital, de 1997 a...

Líderes de Lucas e apoios ao Senado

otaviano pivetta curtinha 400   As principais lideranças políticas da "República" de Lucas do Rio Verde estão divididas nos apoios sobre candidaturas ao Senado. O vice-governador Otaviano Pivetta (foto), recém-desfiliado do PDT, faz campanha pela coronel Rúbia Fernanda (Patriota), propagada como a candidata...

Reeleição difícil em Barra do Bugres

raimundo nonato 400   Aos 81 anos, o piauiense de Campo Maior, Raimundo Nonato (foto), busca renovar o mandato de prefeito de Barra do Bugres pelo DEM. Embora considerado carismático e populista, pioneiro no município e ajudado pela força da máquina pública, Nonato, que já foi prefeito nos anos 82 e 90,...

4 com as maiores chances ao Senado

carlos favaro 400 curtinha   Todos os principais candidatos ao Senado, na suplementar de 15 de novembro, para eleger quem ocupará a cadeira da cassada Selma Arruda, estão trabalhando com tracking eleitoral, metodologia que consiste, basicamente, em realizar pesquisas de intenção de voto por telefone de forma...

Polarização entre Gustavo e os Maia

gustavo mello 400 curtinha   Em Alto Araguaia, três disputam a prefeitura, mas a briga eleitoral está mesmo polarizada entre o prefeito Gustavo Melo (foto), do PSB, e Martha Maia (PP), irmã do ex-prefeito por quatro vezes Maia Neto. Júnior da Farmácia (PSL) corre por fora, mas sem chance de êxito nas urnas....