Últimas

Terça-Feira, 19 de Fevereiro de 2008, 07h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

HOMENAGEM

Jonas, um caboclo-político em todos os lugares

   Jonas Pinheiro fazia questão de se identificar como um caboclo-político. Em Brasília, incorporado no papel de parlamentar, aparecia de terno e gravata. Era da bancada ruralista, tanto nos três mandatos de deputado federal quanto nos dois de senador. Todas as discussões sobre problemas e soluções dos segmentos do agronegócio, principalmente relacionados à renegociação das dívidas dos produtores, passavam pela sua análise.

   Na zona rural, chapéu, botina, calça jeans e cinto de fazendeiro. Nos concorridos leilões que promovia, um estilo mais country. No tradicional Carnaval de Santo Antonio de Leverger, lá estava ele, tanto como patrocinador como integrante do bloco “Seu... Que Brilha”.

    Um dos maiores pecuaristas do país, Jonas Pinheiro tinha uma agenda cheia de compromissos políticos, particulares e empresariais. Em janeiro de 2005, eu o telefonei. Ele estava a caminho do aeroporto internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, para embarcar rumo a Brasília. Propus a ele que fosse o entrevistado da semana do Jornal A Gazeta, do qual sou editor de Política. A entrevista especial é publicada na edição dominical. Jonas aceitou, mas fez uma exigência:

- Tem que ser na minha fazenda, em Rosário Oeste. Quero te receber lá para um quebra-torto pantaneiro (café da manhã reforçado).

   Combinamos, então, a entrevista para 21 de janeiro daquele ano, logo cedinho. Junto com a esposa e então deputada federal Celcita Pinheiro, Jonas me recebeu junto com o fotógrafo Cláudio Gomes dos Santos, que atuava como espécie de free-lance do senador. De nada adiantou eu o avisar que precisava entrevistá-lo logo para retornar à redação do jornal, pois, afinal, seria mais um dia de muita labuta. Jonas foi logo avisando:

- Você só vai sair daqui depois do almoço!

    Após o quebra-torto, Jonas, no volante de uma camioneta, fez questão de percorrer alguns locais da fazenda 2G, de 6 mil hectares, localizada no km-510, às margens da BR-163 (a 80 km de Cuiabá). O nome é uma homenagem aos filhos, Giorgio, 40, e Giani, 42. Ele contava, todo empolgado, o rebanho superior a mil cabeças de gado Nelore Padrão e Mocho, separado em quatro pastos. Falava dos leilões que começara a promover. Lembrou que a primeira-dama do Estado Terezinha Maggi, que também é pecuarista, já tinha antecipado que arremataria uma das vacas que seria leiloada.

   Posou para fotografia ao lado de um jeep que o tinha como relíquia para relembrar a época em que atuava como técnico agrícola da antiga Emater (Empaer). Tirou o chapéu ao chegar de frente para uma gruta, mantida há vários anos dentro da fazenda e batizada pela esposa Celcita de “Padre Nazareno”. Dentro, uma imagem de Imaculada Conceição. Também fez questão de ser fotografado na frente da gruta.

   Depois, nos dirigimos a uma represa. Ali era um dos seus locais preferidos para descontração, ora jogando ração para os peixes, ora fisgando-os. Mostrou outras estruturas de uma fazenda-modelo que conta inclusive com laboratório para produção de embriões.

   Só depois, veio a entrevista. Jonas respondeu a vários questionamentos. Lembrou, à época, que o setor rural enfrentava quatro problemas mais graves: a campanha que vincula o produtor à condição de escravagista, os movimentos sociais e políticos de invasão de terra, a questão ambiental e as áreas indígenas.

    Deixo aqui as condolências à família deste caboclo que fez história por onde passou, seja na zona rural, seja na urbana. Jonas Pinheiro, descanse em paz! (Romilson Dourado)

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • Pedro Getúlio de Moraes Filho | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Homem de carater, lealdade sem igual, amor pela sua terra natal (Santo Antonio de Leverger), nosso padrinho Jonas já esta fazendo falta! Pergunto? Sera que havera alguem igual que dê continuidade as suas atividades?

  • valmir molina | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O senador Jonas,apesar dos três mandatos de federal e dois de senador,jamais deixou de ser para com seus eleitores um cidadão simples e simpático.Representante do setor produtivo brasileiro o matogrossense Jonas Pinheiro deixará nosso estado órfaõ de um representante íntegro e transparente.

  • JOÃO BOSCO RIBEIRO BARROS JR. | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Tristeza. Profundamente lamentamos este momento. Por outro lado, ao vislumbrarmos a matéria supra, sentimos orgulho de políticos ainda enraizados em uma forma de democracia limpa, lutadora e de resultados; que o Senador Jonas consiga espelhar nestas gerações, sua postura!!! Muita paz para sua família.

  • juilson aguiar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    e estamos sem opção primeiro o gov.dante de oliveira o melhor governador que este estado já viu um estadista,agora nosso senador jonas pinheiro o que fazer com esta safra de politicos que ai esta,estes que ai estão só pensa em si esquece do povo,do estado,descanse em paz senador

  • Nilson C. de Almeida | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ó Virgem Puríssima, Nossa Senhora de Lourdes, que vos dignaste aparecer a Bernadette, no lugar solitário de uma gruta, para nos lembrar que é no sossego e recolhimento que Deus nos fala, e nós falamos com Ele, ajudai-nos a encontrar o sossego e a paz da alma que nos ajudem a conservar-nos sempre unidos a Deus.
    Nossa Senhora da gruta de Lourdes, dai a graça que o nosso Senador Jonas Pinheiro tanto precisa, que é a sua cura.

    Oração a Nossa Senhora de Lourdes

  • ALCANTARA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    NO ANO DOS 50 {CINQUENTA] ANOS DE MORTE DO MIMOSIANO MARECHAL CANDIDO RONDON, NOS DESPEDIMOS DE UM OUTRO MATOGROSSENSE DE SANTO ANTONIO DE LEVERGER O SENADOR JONAS PINHEIRO QUE GUARDANDO AS DEVIDAS PROFISSÕES FORAM DUAS DAS MAIS EXP´RESSIVAS AUTORIDADES CNHECIDAS NO BRASIL E NO MUNDO QUE DEIXARAM UMA GRANDE LIÇÃO P AS GERAÇÕES DO PRESENTE O DO FUTURO SER POLITICO NÃO É SER DESONESTO DEUS É QUEM SABE O DESTINO DE CADA UM DE NÓS AQUI NA TERRA. A FAMILIA ENLUTADA OS NOSSOS SINCEROS PESAMES. ALCANTARA E FAMILIA.

  • Lorena | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Nunca mudou de partido, nem de mulher, nem de telefone!
    Vai fazer muita falta!
    Nesse universo que ninguém diz mais a que veio. Que muitos são tão falsos que só "duram" um mandato. Que se vota em um e recebe outro. Gente como o Jonas faz falta. Não estou discutindo idéias, mas carater. Isso ele sempre teve de sobra!

Mauro, desgastes e projeto à reeleição

mauro mendes curtinha   Não há como negar que o governo Mauro Mendes (foto) enfrenta forte desgaste por causa das medidas restritivas de combate à Covid e, principalmente, devido à exigência da sociedade de maior investimento e planejamento na Saúde. Por mais que o Executivo divulgue feitos e liste...

Thiago, respaldo da igreja e reeleição

thiago silva _curtinha_400   O deputado estadual Thiago Silva (foto) começa a labuta pela reeleição e não terá uma tarefa fácil pela frente. Thiago faz parte do grupo da Assembleia de Deus, que sempre prioriza o colega de Parlamento Sebastião Rezende, que vai tentar o sexto mandato. Curiosamente,...

2 suplentes já estreiam em Cuiabá

alex rodrigues 400   Com menos de quatro meses de mandato, dois dos 25 vereadores cuiabanos reeleitos no ano passado já pediram licença para abrir espaço a suplentes. Diego Guimarães (Cidadania) se afastou por 30 dias. Em sua cadeira está Maysa Leão, do mesmo partido. Marcrean Santos (PP) pediu afastamento...

Governista 2 e o desafio da reeleição

wilson santos 400 curtinha   Wilson Santos (foto), que conseguiu retornar à Assembleia "sangrando" nas urnas de 2018, impactado pelo desgaste pela defesa intransigente do Governo Pedro Taques, se prepara para atravessar outro purgatório no próximo ano, em busca de mais um mandato. O deputado tucano carrega desgaste...

Nobres chora a morte de ex-prefeito

flavio dalmolin 400   A pequena e turística Nobres, de 16 mil habitantes, parou neste Feriado de Tiradentes em comoção pela morte, por Covid-19, do ex-prefeito Flávio Dalmolin (foto). Um cortejo percorreu ruas e avenidas, parou em frente ao estádio municipal Balizão e à prefeitura, onde...

Derrotado ensaia disputa ao Governo

reinaldo morais 400 curtinha   O empresário Reinaldo Morais (foto), o rei dos porcos, está disposto a gastar mais uns milhões com nova candidatura majoritária, agora para governador. No ano passado, concorreu ao Senado e obteve votação decepcionante. Foi o penúltimo colocado numa corrida com 11...