Últimas

Quarta-Feira, 14 de Novembro de 2007, 16h:53 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

Artigo

Jornalista prega o fim dos Tribunais de Contas

    O jornalista Antônio de Souza questiona, em artigo, a idoneidade do cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. Segundo ele, para ocupar a vaga é exigido  que o candidato tenha conhecimento nas áreas de contabilidade, economia e finanças, bem como na iniciativa pública ou privada. Ele não acredita que esses critérios são levados a sério e, para levantar polêmica, sugere a extinção dos TCEs. "Em São Paulo eles (moradores) entendem que o Tribunal de Contas é uma estrutura ultrapassada, dispendiosa, cujas atividades podem ser exercidas pelo Legislativo com um custo menor aos cofres públicos".

   O artigo de Antônio de Souza, sob o título "Mordomia Vitalícia", está postado na seção Artigos, logo acima, à esquerda. Confira.

Postar um novo comentário

Comentários (13)

  • eu | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    ROMILSON VAMOS APROFUNDAR NESSA REPORTAGEM POIS É DE ESTREMA IMPORTANCIA PARA MORALIZAR A POLITIA GOVERNAMENTAL POIS CHEGA DE INDICAÇÃO POLITICA ATÉ QUANDO VAÕ SER AS MESMAS PESSOA NOS AMESMOS PODERES.TODOS ELES ESTAÕ DEVENDO PARA A JUSTIÇA,QUE CEGA................................

  • RICARDO DOS SANTOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    CONCORDO COM O NOBRE JORNALISTA. O QUE SE OUVE FALAR DESSE TCE SÃO VERDADEIROS CASOS DE POLICIA. SÃO PESSOAS QUE NÃO SÃO QUALIFICADAS PARA A FUNÇÃO, E SIM, INDICADOS POLÍTICOS. É UM VERDADEIRO DEPÒSITO DE DERROTADOS ACOMODADOS PARA DAREM GUARIDA A SEUS PADRINHOS E AGEM TAMBÉM COMO OPRESSOR POLÍTICO FRENTE AOS PREFEITOS DO INTERIOR.
    APROVAM CONTAS ABSURDAS, CHEIAS DE FALCATRUAS, A TROCO, AINDA NÃO POSSO AFIRMAR DE QUÊ: APOIO POLÍTICO? DINHEIRO? É UM CASO A SER ANALISADO.
    E O MAIS ABSURDO: NÃO CUMPREM COM UMA CLÁUSULA PRINCIPAL, A MEU VER: O PRINCIPIO DE HONESTIDADE E HOMBRIDADE. MUITOS FORAM ACUSADOS DE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA, MAS SÃO INDICADOS PARA OCUPAR ESSA VAGA.
    ESTÁ NA HORA MESMO DE RPENSAR ESSE TCE. NA MINHA OPINIÃO, DEVERIA HAVER CONCURSO PÚBLICO PARA SER CONSELHEIRO, COM EXIGências A SEREM CUMPRIDAS, COMO QUALQUER UM QUE SE HABILITA A QUALQUER CARGO PÚBLICO.
    ATÉ PRÁ FAXINEIRO TEM EXIG~ENCIAS E SÃO CUMPRIDAS PELOS POSSIVEIS CANDIDATOS, PORQUE QUE PARA CONELHEIRO TEM EXIGÊNCIAS E NÃO SÃO CUMPRIDOS OS REQUISITOS?

  • Olga Haddad | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Muito boa a crítica, o Antônio está de parabéns. Também acho que a ocupação dos cargos ao Tribunal de Contas deveria ser através de concurso. Sem falar do cargo vitalício, afee, imagina o dinheiro que não vai pra sustentar a mordomia desses ministros.. hehehe e não vamos esquecer dos seus filhos, netos, bisnetos... hehehe
    É uma total palhaçada...

  • Jorge Fernando arroyo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Para que serve o Tribunal de Contas??Dias desses assisti a uma reunião do pleno deste tribunal e fiquei até envergonhado de ser matogrossense, tal a desqualificação de certos conselheiros que sequer sabem ler um parcer, deixando evidente que a política está acima da competência técnica neste país. Além da total inaptidão técnica de seus membros, penso também que esse tribunal foi criado numa época diferente, como um cabide de emprego para atender apaniguados politicos, já hoje, os tempos são outros, e existem diversos instrumentos legais e procedimentos administrativos do poder executivo e legislativo que suprimiriam com tranquilidade as atuais atribuições deste tribunal político. É por isso que o povo está de saco cheio dos políticos, pois é insuportável ver políticos assumindo cargos vitalicios por puro esquema político. Esse é o Brasil, quem sabe um dia mudamos esta situação.

  • Ademar Adams | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É um artigo lúcido equilibrado e que retrata fielmente o que são esses Tribunais de Contas.

    Quando foram criados não era para ser assim, mas no Brasil os caras vão inventando mordominas e aparatos e que acaba virando praticamente um reinado.

    É hora de começearmos uma campanha para acabar com isso. Não precisa extingir toda a extrutura. Basta acabar com a Corte. Ficam os técnicos que fazem os levantamentos e submetem o resultado ao Ministério Público e ao Legislativo.

    Convido, de público, o jornalista Antônio de Souza para vir conosco na ONG MORAL para darmos início a uma campanha nacional contra as cortes de contas.

    Ademar Adams - Dir. Adm. da ONG Movimento pela Moralidade Pública e Cidadania - MORAL

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A CONTINUAR O CRITERIO DE ESCOLHA DOS CONSELHEIROS POR CRITERIOS POLITICOS,NEM SEMPRE POR MERITO E SIM POR COMPROMETIMENTO COM O"PODEROSO DE PLANTÃO" SOU ATÉ FAVORAVEL A EXTINÇAO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS,QUE NADA FISCALIZA E AUDITA.
    PARA QUE HAJA SERIEDADE NAS ANALISES DAS CONTAS DE TODOS OS PODERES OS CONSELHEIROS DEVERIAM SER CONCURSADOS,POIS ASSIM TERIAM COMPROMISSO COM A INSTITUIÇÃO E NÃO COM QUEM O INDICOU.
    O PLENÁRIO DOS TRIBUNAIS DE CONTAS DE TODOS OS ESTADOS É UM VERDADEIRO PICADEIRO DE CIRCO.OU/ SEJA FAZ ME RIR!!!!

  • JOAO CERQUEIRA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    concordo plenamente com o Antonio de Souza, pois é mais um cabide de emprego do que a necessidade real dos fatos. São uns bandos de apadrinhados e politicos sem nenhum conhecimento na area.

  • anderson | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Concordo em parte com as críticas do jornalista. Acho que o Brasil pode muito bem viver sem tribunais de contas, justiça do trabalho, justiça eleitoral e outras invencionices da nossa mentalidade cartorial.
    Ao tempo que propõe a extinção com a qual concordo, o jornalista sugere a realização de concurso para a vaga de conselheiro. Discordo completamente. O concurso não garante que o escolhido é sério e honesto. Apenas que ele resolve uma prova melhor que os concorrentes. Concurso aliado a vitaliciedade também gera enormes distorções. Vide órgãos como MP e o judiciário, cheios de reizinhos abonados com polpudos salários e caneta pra fazer política.
    Acho que agentes políticos do estado devem ser todos escolhidos por meio de eleição direta. Com mandatos definidos e impossibilidade de reeleição. O povo pode errar ao votar, mas tem a oportunidade de corrigir o erro noutra ocasião. Com os cargos sendo vitalícios isso fica impossível.
    Acho que deve ter eleição pra juiz, promotor e chefe de polícia, assim como tem pra vereador, prefeito e presidente.
    Quem tem medo do povo?









  • eu | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    concordo com antonio de souiza tc nao serve para nada tao somente de cabide de emprego eu gostaria romilson de lançar um desafio para os conselheiros do tc vamos fazer uma prova com apenas 10 perguntas obejetivas de economia contabilidade e finanças elaborada pela UFMT ahahahahahaha como pode julgar contas sem conhecimento de causa meu voto é pela extinção.

  • zecajornaleiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

Fernanda em almoço com Bolsonaro

fernanda 400 bolsonaro curtinh   A coronel Fernanda, candidata à senadora pelo Patriota, almoçou com Bolsonaro nesta sexta, em uma fazenda, em Sorriso. A militar foi a única que teve o apoio declarado do presidente na eleição suplementar ao Senado que acontece em 15 de novembro. Mais cedo, por volta das...

Prefeita cobra duplicação e ferrovia

rosana_curtinha   A prefeita de Sinop Rosana Martinelli aproveitou a visita do presidente Jair Bolsonaro na Capital do Nortão para cobrar uma solução para a duplicação da BR-163, sob concessão, e também pediu empenho na Ferrogrão e a implementação de porto seco na cidade. O...

Podemos se alia à esquerda em Barra

sandro saggin 400 curtinha   O direitista Podemos, comandado no Estado pelo deputado Medeiros, fechou coligação com partidos de extrema esquerda em Barra do Garças, como PC do B, PT e Pros. Sandro Saggin (foto), até então pré-candidato a prefeito pelo Pode, recuou e compôs com o grupo liderado pelo...

Coordenador quer mostrar obras de EP

vanderlucio curtinha   Coordenador da campanha de Emanuel Pinheiro à reeleição, Vanderlúcio Rodrigues (foto) garante que o grupo vai focar na divulgação de propostas e não fará ataques pessoais aos 7 adversários. O ex-secretário de Obras Públicas avalia que o grupo...

Tucano ainda com sequelas da Covid

ricardo saad curtinha 400   O vereador cuiabano e presidente do PSDB na Capital, Ricardo Saad (foto), segue na luta para reverter as sequelas deixadas pela Covid-19. Mesmo Dois meses após ser infectado, diz que 53% do seu pulmão ainda está comprometido e que, por isso, sente muita falta de ar. Candidato à...

Tentando golpe político em Tangará

amauri 400 curtinha   O deputado estadual Paulo Araújo (PP) sofreu uma tentativa de golpe vinda de uma pessoa em quem ele confiava totalmente, o seu ex-assessor Amauri Paulo Cervo (foto). Até há poucos dias, Amauri estava lotado no gabinete do deputado, na AL, quando se licenciou com intenção de concorrer...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você está animado para votar nas eleições de novembro?

sim

não

nem sei!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.