Últimas
Quarta-Feira, 07 de Outubro de 2009, 11h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24
José Domingos reclama de restrições do zoneamento
Depois de defender arduamente a pavimentação da MT-241, denominada “Rodovia Rota das Águas”, em Nobres, onde adquiriu há um ano duas fazendas de quase 500 hectares, o deputado estadual José Domingos Fraga (DEM), que se dedica às atividades pecuárias, subiu à tribuna nesta quarta (7) para criticar a proposta de zoneamento da cana-de-açúcar, enviada por Lula para apreciação do Congresso.
Lançado em 17 de setembro, o texto do projeto proíbe a expansão da plantação de cana no Pantanal, Amazônia e Bacia do Alto Paraguai. Lula quer cumprir o compromisso assumido com a União Européia, em 2007, de que o biocombustível brasileiro não vai aumentar o desmatamento nem provocará queda na produção de comida.
A proposta, porém, provocou polêmica em Mato Grosso, onde estavam previstos investimentos em novas usinas de cana e expansão do cultivo, principalmente na região da Bacia do Alto Paraguai. “Lá não pode plantar cana, mas é legal o cultivo do algodão, com 10 ou 12 aplicações de inseticidas por ano, produtos que nem se usam mais no primeiro mundo. Estamos andando na contramão. Entendo que o zoneamento é importante, mas nas áreas de pastagens degradadas”, defendeu.
O deputado reclamou que o governo federal já restringiu a comercialização do gado proveniente de áreas desmatadas. “Se não bastasse esse zoneamento da cana, há a moratória da soja desde 2006, que é muito mais perversa. A restrição à venda do boi também acaba sendo um zoneamento econômico, o que é muito pior”.
Conforme Zé Domingos, as plantações de cana geram 700 mil empregos diretos em Mato Grosso. “Há outros 67 mil indiretos. Nosso Estado não pode perder a oportunidade de crescer de forma sustentada e de criar milhares de empregos. São 243 mil hectares de áreas plantadas com cana”.
Ex-prefeito por três mandatos de Sorriso, Zé Domingos possui patrimônio avaliado em R$ 450,1 mil. Junto à Justiça Eleitoral, o democrata informa ser proprietário de cinco lotes. Um deles está localizado na Gleba Cruzeiro, em Tabaporã (a 643 km ao Norte de Cuiabá). A área rural está avaliada em R$ 72,3 mil. (Andréa Haddad)
Postar um novo comentário
Comentários (4)
-
leonel verlli | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
dep.arrogante se acha na assembleia passapelos outros faz de conta que nem conhece to esperando vc vim pedir voto vc vai ver um nâo.
-
Amado Amador | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Uai! O deputado José Domingos falou em restrições ao produtor mato grossense e se esqueceu da restrição financeira aos 300 produtores rurais de Sorriso por conta do imbróglio chamado Zanini? Quero ver é o deputado ao lado desses produtores no que lhe compete e não usando a retórica para dizer que se preocupa com a produção de Mato Grosso.
-
devair valim de melo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Olha este deputado tinha que ir para globo, pois e so teatro,se depender da palavra dele o centro do brasil vair virar ( SORRISO ) THE NEW AMERICA......................NAO DUVIDA POIS NAO CUMPRE NADA.
-
devair valim de melo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
oi meu rei cade minho minha opiniao, ou voces amarelouuuuuuuuuu.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga