Últimas

Sexta-Feira, 20 de Abril de 2007, 07h:17 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

PESQUISA

Juarez e Dal Bosco estão empatados em Sinop

Num quadro "embolado", peemedebista aparece com ligeira vantagem sobre democrata; Baiano está no páreo

  O quadro à sucessão municipal em Sinop (a 500 km ao Norte de Cuiabá) aponta para uma disputa acirrada entre os deputados estaduais Juarez Costa (PMDB) e Dilceu Dal Bosco (DEM). Ambos aparecem empatados tecnicamente, com ligeira vantagem para Juarez em alguns cenários. Pesquisa Mark, realizada na terça e quarta-feira desta semana revela que, se as eleições para prefeito fossem hoje com mais de dois candidatos, o peemedebista se elegeria.
    A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Propriedade do casal de empresários Marco Polo de Freitas, o Popo, e Bárbara Helena Pinheiro, a Mark Instituto de Pesquisa e Opinião entrevistou 251 eleitores em 38 bairros.
   Como o quadro sobre candidaturas está indefinido - resta um ano e cinco meses para as eleições municipais -, os pesquisadores fizeram oito simulações para confrontar os virtuais concorrentes, como Juarez, Dal Bosco, Baiano Filho e os empresários Paulo Fiúza e Roberto Donner - confira os dados nos quadros ao lado.
   Se a disputa fosse entre os deputados Juarez e Dal Bosco e o secretário de Estado de Esporte e Lazer (PR), Baiano Filho, o resultado seria imprevisível (cenário 1). Considerando a margem de erro, os três ficariam empatados tecnicamente, em que pese o peemedebista figurar com uma ligeira vantagem. Juarez aparece com 28,7%, seguido de 25,9% de Dal Bosco e 23,5% atribuídos a Baiano, que já disputou o pleito em 2004 e foi derrotado pelo hoje prefeito Nilson Leitão (PSDB). Como está no segundo mandato, Leitão está fora do páreo. Ele deve apoiar a eventual candidatura de Dal Bosco, ex-tucano.
   Sem Juarez como adversário, o democrata Dal Bosco venceria para prefeito. Ele atingiria a 27,1% numa disputa contra Paulo Fiúza (PV) e Roberto Donner, ambos empatados tecnicamente em segundo lugar com, respectivamente, 19,9% e 17,1% (estimulada 2).
   Sem Fiúza no páreo (cenário 4), Juarez Costa surge empatado tecnicamente com Dal Bosco, com 29,9% contra 27,1%, e com uma frente maior sobre o empresário na área de comunicação Donner, preferido por 16,7% dos eleitores sinopenses.
   Num confronto entre Dal Bosco e o secretário do governador Blairo Maggi, Baiano Filho, o democrata sairia vitorioso. Conquistaria 33,5% dos votos, enquanto o republicano teria 26,3%. Nesse cenário (estimulada 4), 25,9% dos entrevistados se mostraram indecisos, enquanto 14,3% disseram que anulariam ou votariam em branco.
   Dal Bosco bateria nas urnas tanto Donner (33,5% a 23,1%), conforme revela o cenário 5, quanto Fiúza (36,3% a 20,3% - estimulada 6).
    Juarez x Dal Bosco
    A disputa hoje seria voto-a-voto se os concorrentes a prefeito de Sinop fossem somente Juarez e Dal Bosco. Haveria empate técnico, segundo mostra o cenário 7. O peemedebista aparece como preferido por 33,9% e, o democrata, por 33,1%. Os indecisos somam 23,9%.
  Juarez venceria com uma certa folga todos os demais possíveis adversários. Contra Baiano Filho, as intenções de voto apontam 39,4% a 23,9% (cenário 8). Num embate com Donner, o parlamentar do PMDB ganharia com 40,6% contra 19,5% (estimulada 9). Juarez seria eleito com grande vantagem se o adversário fosse Fiúza, que já tentou, sem êxito, candidaturas de prefeito e de deputado federal. O placar seria de 42,6% a 15,1% (cenário 10).

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Ação de promotor e volta de restrições

Adalberto Ferreira   O promotor de Justiça Adalberto Ferreira garante que prefeito de Juscimeira Moisés dos Santos não havia editado nenhum decreto endurecendo as regras de restrições à pandemia do coronavírus antes do MPE propor ação na Justiça. Ao falar sobre nota publicada...

Oséas agora está nas mãos de Abílio

oseas machado 400 curtinha   Oséas Machado (foto) conseguiu derrubar Abílio Júnior, a quem denunciou por quebra de decoro parlamentar, e assumiu a cadeira deste na Câmara da Capital. Agora, o cassado se articula para dar o troco. O problema é que ambos estão no PSC. Oséas quer buscar a...

Decreto "anula" o MPE em Juscimeira

moises 400 juscimeira curtinha   Em Juscimeira, o promotor de Justiça Adalberto Ferreira recorreu à Justiça de forma desnecessária. Pleiteou e conseguiu uma liminar para suspender um decreto do prefeito Moisés dos Santos que, segundo a ação, havia reduzido as medidas de isolamento social, permitindo...

Kero-Kero quer levar Abílio para Pode

wilson kero kero 400 curtinha   Na contagam regressiva do prazo para o troca-troca partidário - vence em 3 de abril para quem pretende ser candidato em outubro deste ano -, o vereador Wilson Kero-Kero (foto), do PSL e um dos opositores à gestão Emanuel Pinheiro em Cuiabá, está fortalecendo o Podemos. E se...

ECSP explica confusão com Marcrean

marcrean 400 curtinha   A Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP) emitiu nota sobre a suposta “carteirada” do vereador Marcrean Santos (foto) no HMC. Ele foi pivô de confusão e um vídeo viralizou nas redes sociais. Segundo a ECSP, o parlamentar foi até o local pedir informações...

PL quer suspender dívidas das cidades

max russi curtinha 400   Ex-prefeito de Jaciara, o deputado Max Russi (PSB) apresentou projeto que visa suspender os pagamentos das dívidas dos municípios com o Estado, durante o período de calamidade pública que foi decretado pelo governo por causa da pandemia do coronavírus. Max ressalta que MT não deve...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você concorda com a decisão de prefeitos, que começam a decretar estado de emergência, fechando comércio, serviços públicos e o transporte coletivo?

sim

não

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.