Últimas

Sexta-Feira, 20 de Abril de 2007, 07h:17 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

PESQUISA

Juarez e Dal Bosco estão empatados em Sinop

Num quadro "embolado", peemedebista aparece com ligeira vantagem sobre democrata; Baiano está no páreo

  O quadro à sucessão municipal em Sinop (a 500 km ao Norte de Cuiabá) aponta para uma disputa acirrada entre os deputados estaduais Juarez Costa (PMDB) e Dilceu Dal Bosco (DEM). Ambos aparecem empatados tecnicamente, com ligeira vantagem para Juarez em alguns cenários. Pesquisa Mark, realizada na terça e quarta-feira desta semana revela que, se as eleições para prefeito fossem hoje com mais de dois candidatos, o peemedebista se elegeria.
    A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Propriedade do casal de empresários Marco Polo de Freitas, o Popo, e Bárbara Helena Pinheiro, a Mark Instituto de Pesquisa e Opinião entrevistou 251 eleitores em 38 bairros.
   Como o quadro sobre candidaturas está indefinido - resta um ano e cinco meses para as eleições municipais -, os pesquisadores fizeram oito simulações para confrontar os virtuais concorrentes, como Juarez, Dal Bosco, Baiano Filho e os empresários Paulo Fiúza e Roberto Donner - confira os dados nos quadros ao lado.
   Se a disputa fosse entre os deputados Juarez e Dal Bosco e o secretário de Estado de Esporte e Lazer (PR), Baiano Filho, o resultado seria imprevisível (cenário 1). Considerando a margem de erro, os três ficariam empatados tecnicamente, em que pese o peemedebista figurar com uma ligeira vantagem. Juarez aparece com 28,7%, seguido de 25,9% de Dal Bosco e 23,5% atribuídos a Baiano, que já disputou o pleito em 2004 e foi derrotado pelo hoje prefeito Nilson Leitão (PSDB). Como está no segundo mandato, Leitão está fora do páreo. Ele deve apoiar a eventual candidatura de Dal Bosco, ex-tucano.
   Sem Juarez como adversário, o democrata Dal Bosco venceria para prefeito. Ele atingiria a 27,1% numa disputa contra Paulo Fiúza (PV) e Roberto Donner, ambos empatados tecnicamente em segundo lugar com, respectivamente, 19,9% e 17,1% (estimulada 2).
   Sem Fiúza no páreo (cenário 4), Juarez Costa surge empatado tecnicamente com Dal Bosco, com 29,9% contra 27,1%, e com uma frente maior sobre o empresário na área de comunicação Donner, preferido por 16,7% dos eleitores sinopenses.
   Num confronto entre Dal Bosco e o secretário do governador Blairo Maggi, Baiano Filho, o democrata sairia vitorioso. Conquistaria 33,5% dos votos, enquanto o republicano teria 26,3%. Nesse cenário (estimulada 4), 25,9% dos entrevistados se mostraram indecisos, enquanto 14,3% disseram que anulariam ou votariam em branco.
   Dal Bosco bateria nas urnas tanto Donner (33,5% a 23,1%), conforme revela o cenário 5, quanto Fiúza (36,3% a 20,3% - estimulada 6).
    Juarez x Dal Bosco
    A disputa hoje seria voto-a-voto se os concorrentes a prefeito de Sinop fossem somente Juarez e Dal Bosco. Haveria empate técnico, segundo mostra o cenário 7. O peemedebista aparece como preferido por 33,9% e, o democrata, por 33,1%. Os indecisos somam 23,9%.
  Juarez venceria com uma certa folga todos os demais possíveis adversários. Contra Baiano Filho, as intenções de voto apontam 39,4% a 23,9% (cenário 8). Num embate com Donner, o parlamentar do PMDB ganharia com 40,6% contra 19,5% (estimulada 9). Juarez seria eleito com grande vantagem se o adversário fosse Fiúza, que já tentou, sem êxito, candidaturas de prefeito e de deputado federal. O placar seria de 42,6% a 15,1% (cenário 10).

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

3 ex-prefeitos se juntam em Poconé

meire pocone 400 curtinha   Em Poconé, o prefeito Tatá Amaral, filiado ao DEM do governador Mauro e apoiado pelo ex-federal Fábio Garcia, está disposto a buscar a reeleição, mesmo com uma gestão pífia, isolado politicamente e com alto índice de rejeição. Enquanto isso, as...

Máquinas para reciclar garrafas pets

maquina 400 curtinha   Sob iniciativa da secretaria de Inovação e Comunicação da Capital, dentro dos projetos que buscam a sustentabilidade, a prefeitura vai colocar máquinas de reciclagem de garrafas pets em 15 pontos da cidade e com possibilidade de ampliar os locais de recolhimento. Em troca, o cidadão...

4 fora da reeleição em Rondonópolis

jailton 400 vereador curtinha   Em Rondonópolis, quatro dos 21 vereadores não devem ir à reeleição, sendo eles Thiago Muniz (DEM), Rodrigo da Zaeli (PSDB), Hélio Pichioni (PSD) e Jailton do Pesque e Pague (foto), do PSDB. Thiago e Rodrigo têm esperanças de concorrer a...

Prefeito apoia vice à briga em Cáceres

eliene liberato 400 curtinha   Francis Maris vai mesmo declarar apoio oficial à pré-candidatura da empresária Eliene Liberato à sucessão em Cáceres. Em público, o prefeito faz mistério para não contrariar outros pretensos candidatos do grupo e que têm esperanças de receber...

Preparando um dos aliados a federal

mauro carvalho 400 curtinha   Embora não comente publicamente, o governador Mauro Mendes está "costurando" acordos políticos com líderes mais próximos, visando não só o pleito de 2020, mas também às eleições gerais de 2022. Em época de busca de projetos e de...

Salvando 1º ano de mandato no cargo

selma arruda 400 curtinha   Embora "sangrando" e com a imagem arranhada, a juíza aposentada e senadora cassada pelo TRE-MT Selma Arruda, que trocou o PSL pelo Podemos, consegue concluir este primeiro de oito anos de mandato. E vai se licenciar nos próximos dias para ceder espaço aquele que financiou a sua campanha,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Como você avalia a decisão do Supremo de suspender prisão imediata após julgamento em segunda instância?

Concordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.