Últimas

Sexta-Feira, 20 de Abril de 2007, 07h:17 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:15

PESQUISA

Juarez e Dal Bosco estão empatados em Sinop

Num quadro "embolado", peemedebista aparece com ligeira vantagem sobre democrata; Baiano está no páreo

  O quadro à sucessão municipal em Sinop (a 500 km ao Norte de Cuiabá) aponta para uma disputa acirrada entre os deputados estaduais Juarez Costa (PMDB) e Dilceu Dal Bosco (DEM). Ambos aparecem empatados tecnicamente, com ligeira vantagem para Juarez em alguns cenários. Pesquisa Mark, realizada na terça e quarta-feira desta semana revela que, se as eleições para prefeito fossem hoje com mais de dois candidatos, o peemedebista se elegeria.
    A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. Propriedade do casal de empresários Marco Polo de Freitas, o Popo, e Bárbara Helena Pinheiro, a Mark Instituto de Pesquisa e Opinião entrevistou 251 eleitores em 38 bairros.
   Como o quadro sobre candidaturas está indefinido - resta um ano e cinco meses para as eleições municipais -, os pesquisadores fizeram oito simulações para confrontar os virtuais concorrentes, como Juarez, Dal Bosco, Baiano Filho e os empresários Paulo Fiúza e Roberto Donner - confira os dados nos quadros ao lado.
   Se a disputa fosse entre os deputados Juarez e Dal Bosco e o secretário de Estado de Esporte e Lazer (PR), Baiano Filho, o resultado seria imprevisível (cenário 1). Considerando a margem de erro, os três ficariam empatados tecnicamente, em que pese o peemedebista figurar com uma ligeira vantagem. Juarez aparece com 28,7%, seguido de 25,9% de Dal Bosco e 23,5% atribuídos a Baiano, que já disputou o pleito em 2004 e foi derrotado pelo hoje prefeito Nilson Leitão (PSDB). Como está no segundo mandato, Leitão está fora do páreo. Ele deve apoiar a eventual candidatura de Dal Bosco, ex-tucano.
   Sem Juarez como adversário, o democrata Dal Bosco venceria para prefeito. Ele atingiria a 27,1% numa disputa contra Paulo Fiúza (PV) e Roberto Donner, ambos empatados tecnicamente em segundo lugar com, respectivamente, 19,9% e 17,1% (estimulada 2).
   Sem Fiúza no páreo (cenário 4), Juarez Costa surge empatado tecnicamente com Dal Bosco, com 29,9% contra 27,1%, e com uma frente maior sobre o empresário na área de comunicação Donner, preferido por 16,7% dos eleitores sinopenses.
   Num confronto entre Dal Bosco e o secretário do governador Blairo Maggi, Baiano Filho, o democrata sairia vitorioso. Conquistaria 33,5% dos votos, enquanto o republicano teria 26,3%. Nesse cenário (estimulada 4), 25,9% dos entrevistados se mostraram indecisos, enquanto 14,3% disseram que anulariam ou votariam em branco.
   Dal Bosco bateria nas urnas tanto Donner (33,5% a 23,1%), conforme revela o cenário 5, quanto Fiúza (36,3% a 20,3% - estimulada 6).
    Juarez x Dal Bosco
    A disputa hoje seria voto-a-voto se os concorrentes a prefeito de Sinop fossem somente Juarez e Dal Bosco. Haveria empate técnico, segundo mostra o cenário 7. O peemedebista aparece como preferido por 33,9% e, o democrata, por 33,1%. Os indecisos somam 23,9%.
  Juarez venceria com uma certa folga todos os demais possíveis adversários. Contra Baiano Filho, as intenções de voto apontam 39,4% a 23,9% (cenário 8). Num embate com Donner, o parlamentar do PMDB ganharia com 40,6% contra 19,5% (estimulada 9). Juarez seria eleito com grande vantagem se o adversário fosse Fiúza, que já tentou, sem êxito, candidaturas de prefeito e de deputado federal. O placar seria de 42,6% a 15,1% (cenário 10).

Postar um novo comentário

Comentários

  • Comente esta notícia

Joaninha se afasta da Câmara de Sinop

joaninha 400 sinop vereador curtinha   O vereador por Sinop Joaninha (MDB), conforme a coluna Curtinhas adiantou, se licenciou do cargo por 60 dias para se recuperar do acidente que sofreu durante manobra na Competição Duelo de Motos, em Atibaia (SP). Enquanto isso, o suplente Mauro Garcia (MDB), ex-secretário de...

Manifestação de apoio deles para ele

elizeu nascimento 400 curtinha   Mesmo com o apoio dos deputados Elizeu Nascimento (foto), Xuxu Dalmolin e Ulysses Moraes que levaram até assessores, em pleno horário de expediente, a manifestação pró-Abílio na Câmara de Cuiabá foi considerada fraca. Investigado por quebra de decoro...

TCE cria estrutura para atender a AL

maluf 400 curtinha   A Assembleia Legislativa saiu de Guilherme Maluf (foto), mandando-o para o TCE, mas ele não saiu da AL. Alçado à presidência com menos de um ano na cadeira vitalícia, Maluf acaba de criar uma assessoria parlamentar para promover o intercâmbio com as comissões da AL e ainda um...

Cassação de Abílio depois do Carnaval

abilio junior 400 curtinha   Por mais que Abílio Júnior (foto) implore e grite por socorro, na esperança de escapar da cassação, inclusive se colocando como vítima de perseguição política, perderá mesmo mandato. Mas isso só vai ocorrer após o Carnaval. A...

PGR monitora delação de ex-deputado

jose riva 400 curtinha   Membros do alto escalão da Procuradoria-Geral da República, que rejeitou a proposta de delação de José Riva (foto) na esfera federal por causa de omissão de crimes, estão monitorando os bastidores do acordo de colaboração, agora entre o Ministério...

Fritado no PDT e buscando o Aliança

antonio galvan 400 curtinha   Fritado no PDT, o presidente da Aprosoja, Antonio Galvan (foto), pretende agora procurar espaço em um partido considerado de direita. E está se movimentando para assumir em MT o comando do Aliança pelo Brasil, partido que está sendo criado pelo presidente Bolsonaro. O sojicultor se mostra,...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Na sua opinião, como está indo o Governo Bolsonaro...

excelente

bom

razoável

ruim

péssimo

não sei

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.