Últimas

Quinta-Feira, 19 de Junho de 2008, 08h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

PESQUISA MARK

Juarez lidera com folga em Sinop; Dorner é o 2º

  A 4 meses das eleições, o deputado Juarez Costa (PMDB) mantém liderança e hoje conquistaria a Prefeitura de Sinop (a 500 km ao Norte da Capital). É o que revela a nova rodada da pesquisa Mark, feita nos dias 7 e 8 deste mês em parceria com o RDNews. O peemedebista lidera em todos os cenários. De 6 pré-candidatos que estavam no cenário, hoje a corrida sucessória se afunila a 4 "prefeituráves": Juarez e os empresários Irineu Martins (PSDB), Roberto Dorner (PDT) e Paulo Fiúza (PV).

  Em algumas simulações, Juarez ampliou a vantagem sobre o segundo colocado, pedetista Dorner. Numa eventual disputa com os 4 possíveis candidatos, Juarez teria 47% das intenções de voto, enquanto Dorner vem em seguida, com 25,2%. Irineu é o terceiro, com 10,5%. Fiúza segura a "lanterna", com 4,4% (quadro 1).

   O instituto Mark entrevistou 608 eleitores sinopenses. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. A pesquisa 004/2008 foi protocolada sob número 963/2008 junto à 22ª Zona Eleitoral.

  Numa outra simulação (quadro 2), sem o nome de Paulo Fiúza, Juarez amplia ainda mais a diferença e sobe para 49%, enquanto Dorner fica com 25,3% e Irineu eleva seu percentual para 12,3%. Em outro cenário (quadro 3), desta vez sem a inclusão do nome do tucano Irineu, o deputado Juarez também impõe frente e alcança a 49,7%, enquanto Dorner aparece com 29,4% e, Fiúza, com 5,3%.

   Trabalho de campo

  Todos os entrevistados pela Mark são da zona urbana e pertencentes a 15 bairros, sendo 50,5% do sexo masculino e, 49,5%, do feminino. Quanto à faixa etária, 3,5% estão entre 16 e 17 anos; 15,1% possuem de 18 a 24; 27,5% de 25 a 34 anos; 27,8% estão entre 35 a 44; 22,2% possuem de 45 a 59 e 3,9% têm mais de 60 anos.

  Já com relação ao nível de escolaridade, 10,5% dos entrevistados são analfabetos ou não concluíram o ensino primário; 23,7% concluíram até a 4ª série ou possuem o ensino fundamental incompleto; 38,7% concluíram o fundamental ou pararam no 2º grau; 22,9% completaram o 2º grau ou possuem o nível superior incompleto e, 4,3%, o nível superior.

  A pesquisa perguntou também aos entrevistados sobre a renda familiar e 8,9% dos eleitores disseram que ganham até um salário mínimo; 58,2% têm de 1 a 5 salários; 26,2% recebem de 5 a 10 salários; 5,9% possuem uma renda de 10 a 20 salários e somente 0,8% ganham acima de 20 salários mínimos. (Alline Marques)

Postar um novo comentário

Comentários (8)

  • sandro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Cade a pesquisa para vereador em sinop que sairia hoje?

  • Azappa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sou leitor assíduo do RDNews desde o seu começo, por recomendação de amigos de Cuiabá, mas apenas recentemente passei a postar meus comentários e manifestar minha opinião. Isto em função de perceber ao longo do tempo a seriedade com que os temas são livre e democraticamente tratados.

    Imagino que o Romilson hoje deva ter muitos inimigos, alguns declarados e outros inconfessos, por conta da sua abordagem inovadora e profissional de se fazer jornalismo político.

    Somente assim se conquista ou melhor, se constrói, a tão falada credibilidade, junto aos clientes e ao mercado. Por isto eu confio no RDNews!

    Por outro lado...

    Aqui em Sinop, é público e notório a direta vinculação de determinado instituto de pesquisa de opinião junto ao grupo do Leitão. Péssima rima.

    É tão aberta e escancarada esta percepção que já nem tentam mais esconder, muito menos dissimular. Alguns até já desconfiam de que pode haver inclusive algum tipo de sócio-oculto por lá.

    Já é consenso que pesquisa de opinião séria é pesquisa registrada e de preferência, aquelas encomendadas e divulgadas periodicamente por veículos de comunicação com credibilidade conquistada pelo seu profissionalismo ao longo do tempo.

    Como é o caso, até agora exemplar, do RDNews!

    Aquelas pesquisas encomendadas e pagas por grupos políticos e seus coronéis, divulgadas quando e se necessárias, já não enganam nem manipulam mais ninguém, salvo algumas - alices deslumbradas - implorando para serem enganadas.

    Se por acaso o Romílson, como profissional e agora empresário da imprensa, de alguma forma - vacilar -, simplesmente perderá toda a sua credibilidade, junto a seus clientes e anunciantes e fatalmente perderá espaço para a concorrência, talvez até tenha que sair do mercado.

    Neste mundo moderno é impossível mentir para todos, o tempo todo! Por mais que se tente manipular, cooptar ou até mesmo corromper, logo as informações privilegiadas fatalmente vazam e seus protagonistas perdem toda a credibilidade e acabam por perder espaço para a concorrência.

    É bem possível que, após oito anos desfrutando do poder, isto esteja acontecendo, aqui e agora, com o Leitão e o seu grupo.

    Postado às 15:33 e novamente às 21:24

  • NORMA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Será que a pesquisa Mark tem mais credibilidade que a Ibope, o Irineu sem dizer que era candidato já estava na frente do Dorner. O Romilson para de mentir para o povo de Sinop. Deus me livre deste mau elemento que é o Juarez.

  • Valdemir Alcântara | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Na qualidade de Sócio-Proprietário da empresa Real Dados e, em relação ao comentário de ricardo_toledo@hotmail.com, devo informar que os números divulgados pelo Intituto Mark são divergentes dos números aferidos pela Real Dados em Sinop.

  • Germano Souza Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como Representante Comercial transito em praticamente todas as cidades de Mato Grosso; dia destes estive frequentando o comércio, escritórios de contabilidade, representações, empresas, etc., porém UNÍSSONA ERA A VOZ QUE PEDIA IRINEU MARTINS COMO FUTURO PREFEITO.
    Sei que pouquíssimo ou nada mudou daqueles dia para cá.
    Devido à isto e a outras pesquisas feita pela MARK, é que passei a desconfiar e não mais confiar em seus apontamentos, pois, definitivamente não espelham a verdade, que é uma só, SE IRINEU MARTINS não está à frente das pesquisas de intenções de voto em Sinop-MT, ele está ligeiramente na segunda colocação.
    Espero que o Instituto Mark de Pesquisas volte à realidade e à transmitir o verdadeiro sentimento das pessoas pesquisadas. É o que peço!

  • ricardo_toledo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Impressionante!
    Irineu do Supermercados Machado, big e selvagem monopólio do setor em todo o norte matogrossense só decidiu ser candidato a prefeito em Sinop quando o grupo francês Carrefour anunciou investimentos de 28 milhões de reais na cidade. Pífio vice-prefeito e secretário de administração no tempo de Adenir Barbosa, Irineu Martins foi presidente da Assciação Comercial e Industrial de Sinop -ACIS-, de passagem nula pela entidade. As pesquisas do Mark (Ibope e Realdados confirmam) que o povo de Sinop, sua grande maioria não quer o grupo do atual prefeito Nilson Leitão permanecendo no poder. O Grupo Machado é o maior fornecedor da prefeitura de Sinop nos anos que Leitão administra. Irineu está pagando caro por seu péssimo desempenho politico (nunca foi) por ser cria de Nilson leitão.

  • Ric Martim | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    EU JA SABIA QUE ISSO IA ACONTECER. AGORA SE O DORNER FOR PRO LADO DO JUAREZ A ELEIÇÃO TA GARANTIDA. COM CERTEZA O IRINEU NEM SERA CANDIDATO. JA ERA. ATE QUE ENFIM SINOP FORA DOS BRAÇOS DESSES LOCUPLETADORES DE BENS PUBLICOS.

  • CAMPOS NETO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    A LIDERANÇA DO DEPUTADO JUARES SE DÁ PELA JUNÇÃO DE VÁRIOS FATORES, COMO SUA DEDICAÇÃO À VIDA PÚBLICA E CAPACIDADE ADMINISTRATIVA. SOMOS COLEGAS DE PARLAMENTO, ACOMPANHO O SEU TRABALHO E TENHO CONVICÇÃO DE QUE A SOCIEDADE SINOPENSE TERÁ MUITO A GANHAR COM A ELEIÇÃO DE JUARES. QUERO PARABENIZÁ-LO PELO DESEMPENHO.

    DEPUTADO CAMPOS NETO

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

Desembargadores recebem 6 auxílios

maria helena povoas 400   O Tribunal de Justiça de MT, presidido pela desembargadora Maria Helena Póvoas (foto), vai pagar uma série de direitos e vantagens que "engordam" substancialmente o subsídio de seus magistrados e que foram programados pelo ex-presidente Carlos Alberto para liberá-los no orçamento...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.