Últimas
Terça-Feira, 03 de Julho de 2007, 09h:26 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:16
Juiz decreta prisão de 75 por crime ambiental
Polícia cumpre mandados de prisão em 17 municípios, a maioria do Nortão; 101 madeireiras são acusadas de faturar R$ 58,3 mi ilegalmente
A Polícia Civil deflagrou nesta terça (3) a Operação Guilhotina e cumpre nada menos que 75 mandados de prisão temporária, expedidos pelo juiz José Zuquim, titular da Vara Especializada do Meio Ambiente. Duas bases foram montadas para receber os presos, uma em Sinop (a 500 km ao Norte da Capital) e outra em Cuiabá. Os mandados estão sendo cumpridos em 17 municípios.
Tratam-se de pessoas acusadas de explorar e comercializar madeira ilegalmente, principalmente no Nortão. Os nomes estão sendo preservados. Serão divulgados pelos promotores de Justiça, Ana Luiza Peterlini e Domingos Sávio, às 17h, em entrevista coletiva. A operação é conduzida pelos delegados Genianmarco Paccola Capoani, Rogério Atílio Modelli e Wylton Massao Ohara.
As investigações do Grupo de Atuação Especial contra o Crime Organizado (Gaeco) vêm ocorrendo há três meses. Descobriram Planos de Manejo Florestal Sustentável e de Projetos de Exploração Florestal fictícios, ou seja, existiam somente no papel e jamais foram executados. Assim, serviam apenas para gerar créditos florestais, que eram lançados no sistema de Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais junto à secretaria estadual do Meio Ambiente. Na sequência, eram vendidos para madeireiras que, por possuírem ou pretenderem adquirir madeiras retiradas ilegalmente da floresta mato-grossense, necessitavam daqueles falsos créditos para comercializarem esses produtos.
O Gaeco aponta o envolvimento de 101 madeireiras em fraudes. Juntas, retiraram e comercializaram ilegalmente 83.161,077 metros cúbicos de madeira, rendendo aos fraudadores um lucro de aproximadamente R$ 58,3 milhões.
Postar um novo comentário
Comentários
-
Comente esta notícia
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga