Últimas

Quinta-Feira, 17 de Setembro de 2009, 16h:16 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:24

CAMPO VERDE

Juiz obriga Dimorvan a prestar informações a vereador

   A Justiça determinou que o prefeito de Campo Verde ( a 94 km de Cuiabá), Dimorvan Alencar Brescancim (PR), forneça informações e cópias de documentos solicitados, por meio de requerimentos do vereador Fernando Schroeter (PP). O juiz da Terceira Vara Cível da Comarca de Campo Verde, Giberto Lopes Bussiki, concedeu liminar ao vereador após entender que o prefeito estava cerceando o direito do parlamentar de ter acesso a documentos que, em tese, são públicos e que, portanto, não podem ser sonegados.

  O progressista ingressou com um mandado de segurança por omissão contra o prefeito republicano depois que teve 15 requerimentos “engavetados” por Dimorvan sem nenhum esclarecimento. O primeiro pedido de informações foi protocolado em 4 de junho de 2009. Schroeter ressalta que sequer usou as prerrogativas de parlamentar, já que uma emenda à Lei Orgânica do Município aprovada este ano impede que os vereadores solicitem cópias de documentos referentes à administração de Dimorvan – saiba mais aqui. “Os pedidos foram feitos como cidadão. Coloquei o número do meu título eleitoral e requeri algumas informações”, conta o parlamentar.

    De acordo com o despacho do juiz Gilberto Lopes Bussiki, “não há no caso dos autos qualquer impedimento para a emissão de certidão ou fornecimento de fotocópias em relação às informações apontadas na inicial, ante a ausência de sigilo e prejuízo para a administração pública em sua publicidade, mostra-se correta a obrigatoriedade de sua prestação pela autoridade coatora”. Neste caso o prefeito Dimorvan. Ao deferir o mandado de segurança impetrado por Schroeter o magistrado estabeleceu prazo de 10 dias para que o prefeito encaminhe todas as informações requisitadas pelo vereador. (Patrícia Sanches)

Postar um novo comentário

Comentários (13)

  • JOÃO JOSÉ | Quinta-Feira, 07 de Outubro de 2010, 21h27
    0
    0

    JOÃO JOSÉ, Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

  • elias lima | Terça-Feira, 04 de Maio de 2010, 21h58
    0
    0

    sou prefeito de Enenheiro Beltrao-Pr, sou irmao do finado vereador Cesar Lima, acompanho as noticias de campo verde pela internet, o vereador Fernando sempre o conheci de nome pelo que meu irmao sempre falava dele. O Cesar Lima, foi criado com muita honestidade e humildade, humildade essa que lhe era peculiar, homem simples e dedicado a boas açoes, sempre foi assim. Porem semre fazia questao de falar deste tal Fernado "um homem sem principios e sem respeito a causa do povo e legislador em causa propria, só lutava pelos seus interesses pessoais" a eleiçao era tudo ou nada, as vezes o que gastava em campanha era superior ao que faturaria com o salario de vereador. O Cesar Lima sempre sabia avaliar bem as pessoas, pois tinha nos olhos o coraçao. Quanto ao prefeito Dimorvam, eu o conheço nos corredores de ministerios em Brasilia, um homem dedicado e respeitado por deputados, ministros e homens publicos em Brasilia, sempre o encontro em Brasilia lutando em favor do seu povo, esse povo que aprendi respeitar e gostar pelas tantas viagens que ja fiz a Campo Verde, pois ainda tenho ai nesta cidade uma irmã e 5 sobrinhos. Como prefeito sei dos direitos dos vereadores e respeito, porem esse tipo de atitudo do vereador Fernando, vc pode desconfiar que certamente nao é pro bem do povo e sim para o proprio bem dele, pois tenho certeza que vc o conhece melhor do que eu.

  • Sandra | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Quero paranabenizar a atitude do Vereador Fernando de cobrar um direito que lhe é dado por LEI, direito esse dado também a todo cidadão campoverdense, pois o que esta acontecendo em nossa cidade é um abuso, esse prefeito tá achando que o municipio é um pertence dele, e esquecendo que o municipio é nosso...na realidade ele não tem interesse e nem ama nosso município, também ele nem daki é.... esse dito prefeito vio aki somente pra acabar com Campo verde, a saúde está um caus total, a educação nem se fala... o crescimento (nem sabemos mais o que isso)... O mais bizarro é saber que existe pessoas que acham que cobrar dele um direito que é nosso, é impedir ele de trabalhar... quanta idiotice... ahhh esqueci que o municipio não está crescendo por causa das dividas do outro prefeito... queria aproveitar p/ sanar uma dúvida... será que o dinheiro para pagar essa divida esta no caixa da prefeitura, já que o prefeito n ta fazendo nada....

  • Anônimo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    olha fernando voce era um politico que eu adimirava mais depois que voce virou um politico macaco ,aquele que vive pulando de galho em galho pra mim acabou, e nao é pra melhoria do povo nao voce pula procurando melhorias para o seu bolso, mais ate que enfim voce achou um politico honesto que nao deixou voce fazer falcatruas como de cosmes e é por causa disso a sua encrenca com nosso prefeito dimorvan , mais o povo ja esta bem de olho aberto e quem sabe no proximo mandato o senhor tenha que gastar o dobro pra se eleger pois popularidade o senhor nao tem ...fique de olho fenandinho...

  • Antonio Carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabens ao Dr Gilberto, pelo menos ele resgata a democracia em Campo Verde, pois afinal porque será que um prefeito esconde informações de um vereador??????????

  • Joédna Guimaraes | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Essa já é uma briga ridicula do vereador Fernando Schoreter, pq ele não vai cuidar de fazer projetos bons para a cidade; Vai ficar nessa falta de capacidade até quando... Cuidado vereador o povo tá deixando de ser burro, acorda e vai fazer uma pesquisa sua popularidade não é como vc tá pensando.

  • Francisco | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É um absudo como os vereadores não conhecem o famoso site do Tribunal de Contas. Vcs sabem para que serve este site? Lá estão todas as informações que o Shoreter gostaria de ter. Mas pelo jeito eles nem sabe o que é Tribunal de Contas....

    Eu como cidadão campoverdense acompanho da minha casa as contas do município. Não preciso ficar mandando requerimento para incomodar quem está trabalhando. Shoreter pq não vai faz requerimentos e projetos para que Campo Verde cresça e não fique parada no tempo como antes???

  • Maíza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ah senhor Dimorvan..sua batata tá assando...fica escondendo o povo as contas da prefeitura, que falta de democracia Espero que o povo da nossa cidade acorde, mesmo que tarde, para os desmandos do nosso prefeito..

  • Jose Antonio de Souza | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É pelo jeito estes comentaristas de antes não vão as sesoes da camara, até nem sinpatizo com este Fernando, mas capacidade ele tem, e ainda até parece que vcs nem vivem em Campo Verde, vcs viram o superfaturamento das obras???? Uma creche que tem 1.600,00 reais o metro quadrado???? E ainda diz que fiscaliza de casa???? Assita as sess~es da camara como eu faço aí sim dá para ter uma idéia da coisa,...,.,.

  • Jose Maria | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabéns Dr Gilberto.

    Campo Verde perdeu-se em meio a tantos desamandos durante a gestão do dimorvan.
    E quem acaba perdendo com todos esses absurdos do prefeito somos nós população campoverdense, como por ex. a falta de uma educação, saúde de qualidade!
    Nós poderiamos colocar a culpa nos vereadores da oposição, mais seria igrnorância de nossa parte, se analisarmos da seguinte maneira; O que tanto tem a prefeitura a esconder? Com qual finalidade leva o dimorvan a tomar tamanhos atos de autoritarismo? Os nobres vereadores da base de sustentação, porque submetem aos caprichos de um prefeito autoritário?
    Aonde fica a responsabilidade para com sociedade, a comunidade está tão carente de obras e projetos, e ao invés de trabalhar para a população ( não foi pra isso que eles foram eleitos?).
    Colocar a culpa no fernando, koite, é injusto, pois a eleição já passou! Precisamos preocupar com o hoje! Mais se nós enquanto, cidadãos campoverdense, aceitarmos tais desmandos seremos nós os maiores prejudicados!
    Temos que abrir os olhos, precisamos nos mobilizar, cobrar é necessário, porque na verdade e no final de contas quem acaba perdendo somos nós cidadãos campoverdenses! Pense nisso!!!?


Produtores e a unificação de eleições

antonio galvan 400 curtinha   Mato Grosso pode ter três eleições no mesmo dia, 15 de novembro. Isso porque, além das municipais e a suplementar ao Senado, alguns produtores rurais se movimentam para que a escolha do novo presidente da Aprosoja também seja na mesma data das eleitorais. Inicialmente, o pleito da...

Euclides, ideia do "calote" e frustração

euclides ribeiro 400 curtinha   O advogado Euclides Ribeiro (foto), que enriqueceu atuando na área de recuperação judicial e hoje detém um patrimônio declarado de R$ 23 milhões, não "decolou" com a candidatura ao Senado. Acreditava-se que sua principal proposta, aquela de recuperar o nome e o...

Empresários revoltados com candidato

vinicius nazario 400 curtinha   Os candidatos a prefeito de Alta Floresta, cidade pólo do Nortão, participaram de uma live nesta terça, organizada pela Universidade do Estado (Unemat). E chamou atenção, vindo a repercutir de forma negativa e provocar certa revolta no comércio local, o comentário do...

Olhar Dados mantém EP na liderança

emanuel pinheiro 400 curtinha   A sexta pesquisa do Olhar Dados sobre intenções de voto para prefeito de Cuiabá, divulgada nesta terça pelo site Olhar Direto, traz o prefeito Emanuel Pinheiro (foto) estável, em primeiro, com 31,2%. Em segundo, com 7 pontos atrás, figura Abílio Júnior, com...

Meraldo disputa e contra próprio irmão

meraldo sa 400 curtinha   Meraldo Figueiredo Sá (foto), ex-prefeito de Acorizal por dois mandatos, está rindo à toa. Mesmo com parecer contrário do Ministério Público Eleitoral, por considerá-lo ficha-suja, Meraldo conseguiu deferimento do registro de sua candidatura. E entra no embate eleitoral com...

Gamba e efeito-vice em Alta Floresta

chico gamba 400 curtinha   O agricultor Chico Gamba (foto), que concorre a prefeito de Alta Floresta pelo PSDB, estaria disposto a substituir a vice da chapa, a empresária Roseli Gomes, a Rose da Tradição (PSC), por esta enfrentar forte desgaste político, rejeição popular e até denúncia. Mas,...

MAIS LIDAS