Últimas

Quarta-Feira, 27 de Maio de 2009, 18h:10 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:23

TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Juiz Teomar deve assumir vaga de Benedito Pereira

   O Pleno do Tribunal de Justiça (TJ) deve promover nesta quinta (28) o juiz Teomar de Oliveira Correia, que responde pela 3ª Vara Cível de Várzea Grande, ao cargo de desembargador. A posse dele está praticamente garantida. Teomar só não assume uma das cadeiras do TJ se dois terços do Pleno forem contrários a sua indicação.

   Já pelo critério de merecimento, a disputa deve ser acirrada, pois todos os inscritos têm perfil ideal para ser promovidos ao cargo de desembargador. Um dos candidatos com potencial para vencer a disputa é José Zuquim Nogueira, que responde pelo Juizado Volante Ambiental (Juvam). Ele já foi indicado para a lista tríplice em 2008, quando concorreu à vaga deixada pelo desembargador Ernane Vieira, mas não conseguiu a promoção devido ao empate com a então juíza e hoje desembargadora Clarice Claudino e com o juíz Carlos Rocha, que "ganhou" a disputa por estar pela terceira vez na lista tríplice. Outro candidato cotado nos bastidores para ingressar no TJ é o juiz Sebastião Barbosa Farias, que responde pelo Juizado Especial do Porto. Ele figurou na última lista tríplice com 13 votos.

   Ao todo, 32 juízes vão disputar as duas cadeiras de desembargador. Quatorze concorrem pelo critério de antiguidade e 18 por merecimento, sendo que 11 se inscreveram para concorrer pelos dois critérios. Os candidatos que vencerem a disputa vão receber salário mensal de R$ 22 mil, além de uma série de privilégios e regalias. Eles vão assumir no lugar dos desembargadores aposentados Benedito Pereira do Nascimento e Shelma Lombardi de Kato, primeira mulher a ocupar o cargo de desembargadora no Brasil e a presidir o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (1991 e 1993). Ambos deixaram o TJ após completarem 70 anos, por meio da aposentadoria compulsória.

   Benedito Pereira assumiu o cargo de juiz em 12 de dezembro de 1957 e foi eleito desembargador em 8 de março de 1979. Já Shelma Lombardi ingressou na magistratura em 28 de novembro de 1969 e tornou-se desembargadora no dia 8 de novembro de 1979. Outros sete desembargadores devem deixar o pleno do Tribunal em 2010: Donato Fortunato Ojeda, Leônidas Duarte Monteiro, Jurandir Florêncio de Castilho e Antônio Bittar Filho.

   O Pleno do TJ é composto por 24 membros advindos da magistratura e seis do quinto constitucional. Dentre as seis vagas do quinto, três são indicadas pelo Ministério Público Estadual e outras três pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso. (Andréa Haddad)

Postar um novo comentário

Comentários (3)

  • Roberto Dias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Dr. Sebastião Barbosa Farias é titular do antigo Juizado Especial do Morada da Serra, hoje, Quarto Juizado Especial Cível da Capital.

    Tanto o Dr. Sebastião como o Dr. Zuquim merecem ocupar aquela vaga, bem como o Dr. Teomar, que certamente ocupará a vaga pela antiguidade.

  • FIGUEIREDO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sem sombra de dúvida a Dra. MARIA EROTIDES é a pessoa mais qualificada e preparada para assunir. Que me desculpe os outros.

  • Claúdio Peixoto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    A cidade de Cáceres, esta torcendo sem dúvida nenhuma por merecimento e grandes serviços prestados nesta cidade, para o Dr. Adilson Polegato de Freitas, grande jurista.

Jayme incomodado com Flávio em VG

jayme campos 400 curtinha   A candidatura a prefeito de Várzea Grande do empresário Flávio Frical (PSB), principal aposta da oposição, passou a incomodar a família Campos, que apoia o ex-vereador Kalil Baracat, concorrente ao Executivo pelo MDB. Em uma noite que seria de festa, em comemoração...

Acordo com Euclides partiu de Allan

allan kardec 400   Otaviano Pivetta, vice-governador licenciado por 30 dias para cuidar de problemas de saúde, disse que nada tem a ver com o tal acordo "costurado" pelo presidente regional do PDT, deputado Allan Kardec (foto), com Euclides Ribeiro, candidato a senador pelo Avante. Explica que só apresentou Euclides para Allan e...

Família Maia tenta retomar o poder

martha maia 400   O ex-prefeito de Alto Araguaia por quatro vezes, Maia Neto, não entrou na disputa de novo ao Executivo, mas lançou a irmã Martha Maia (foto), cuja filha Sylvia Maia é vereadora. Filiada ao PP, Martha entra como principal candidata da oposição ao prefeito Gustavo Melo, que vai à...

Welinton fará grande ato em Barra

welinton marcos 400 curtinha   Welinton Marcos (foto) lança sua candidatura a prefeito de Barra do Garças, na segunda (28), em um grande ato. Mesmo pelo sistema drive-in, devido à necessidade de adotar medidas sanitárias contra a Covid-19, são esperadas na solenidade cerca de mil pessoas, num espaço amplo,...

Irmão de Riva está na disputa em Juara

priminho riva 400 curtinha   O irmão do ex-deputado José Riva, Priminho Riva (foto), filiado ao PL, será mesmo candidato a prefeito em Juara, posto já ocupado por ele por duas vezes (1997/2004). Priminho pertence a uma famíliade políticos. Além de Riva, que foi prefeito e deputado, é...

PSB deve ficar fora da aliança de EP

max russi curtinha 400   O PSB, presidido pelo deputado Max Russi (foto), pulou mesmo do barco de Emanuel Pinheiro. Deve formalizar apoio à candidatura de Roberto França ao Alencastro. O PSB não consta na lista oficial de siglas que estão com o prefeito, que busca à reeleição. Os 11 que estão...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

Você acha que o efeito-Bolsonaro terá impacto no resultado das eleições de novembro em MT?

sim - onda Bolsonaro continua

não - efeito não influencia mais

sei lá!

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.