Últimas

Segunda-Feira, 04 de Agosto de 2008, 09h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

VÁRZEA GRANDE

Júlio continua líder com 50%; Murilo tem 24%

  O ex-governador Júlio Campos (DEM) caiu um ponto percentual nos últimos 18 dias de campanha, mas hoje conquistaria a Prefeitura de Várzea Grande com ampla vantagem sobre os adversários. É o que revela a nova rodada da pesquisa Mark, a segunda realizada após as convenções partidárias. O candidato democrata aparece com 50,5% das intenções de voto. A pesquisa realizada em parceria com o RDNews foi realizada nos dias 1º e 2 de agosto (sexta e sábado últimos). A margem de erro é de 3% para mais ou para menos.

  Júlio impõe nada menos que 25,6 pontos percentuais sobre o segundo colocado, prefeito Murilo Domingos (PR), que figura com 24,9%. Na lanterna está o vice-prefeito Nico Baracat (PMDB), que resolveu entrar na disputa após a reviravolta política com a desistência do deputado Maksuês Leite (PP), que passou a apoiar Júlio. Baracat segura a lanterna com 8,4%.

  Se as eleições fossem hoje, 5,3% votariam em branco ou anulariam o voto, ao invés de escolher um dos três candidatos. O universo de indecisos é de 10,9%. A pesquisa está registrada sob número 023/2008. Foram entrevistados 1.111 eleitores em 52 bairros várzea-grandenses.

  Em junho, às vésperas das convenções, Júlio Campos aparecia com 57,1%. No mês seguinte caiu para 51,7% e agora está na casa dos 50%. De acordo com os cálculos feitos pela estatística Francisca Lucena, pós-graduada em estatística pela Universidade de Brasília (UnB) e contratada pelo instituto Mark para acompanhamento das amostragens, o candidato do DEM registra uma variação negativa de 11,6% entre junho e este início de agosto - saiba mais aqui.

  Já Murilo conta com uma variação positiva de 27%, considerando que em junho estava com 19,6%, foi para 24,6% no mês seguinte e agora detém 24,9%. O peemedebista Baracat tem uma variação de 68%. Saiu de 5%, subiu para 9,3% e hoje aparece com 8,4%.

   Trabalho de campo

   Os pesquisadores do instituto Mark fizeram o trabalho de campo somente na zona urbana, sendo 50,4% do sexo feminino e 49,6% do masculino. Quanto à idade, 26,2% dos entrevistados têm entre 25 a 34 anos; 22,7% de 45 a 59; 21,7% estão na faixa que varia de 35 a 44, enquanto 15,3% possuem idade que varia de 18 a 24. Com mais de 60 anos foram 9,5%, e os da faixa etária de 16 e 17 anos representam 4,6% dos entrevistados.

   Sobre o grau de instrução, 33,6% têm o 1° grau completo e/ou ensino médio incompleto; 28,8% (2° grau completo e/ou superior incompleto); 21,9% (primário completo e/ou 1° grau incompleto); 11,5% são analfabetos ou têm o primário incompleto, enquanto 4,2% já concluíram o terceiro grau. Em relação à renda familiar, 65,4% dos que opinaram ganharam até 5 salários-mínimos; 18,2% até um salário; 12,4% (5 a 10 salários); 2,7% (10 a 20 mínimos) e 1,3% acumula mais de 20 salários mínimos mensais.

   As 1.111 entrevistas foram feitas nos dois primeiros dias de agosto em 52 bairros. Veja no quadro abaixo quais são eles:

Postar um novo comentário

Comentários (20)

  • Reinaldo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Bom dia caros leitores do RDNews...
    Por mais que eu tenha domicílio eleitoral em outra comarca, é de se estranhar o resultado da pesquisa para prefeito de Várzea Grande.
    Estou nesta cidade a trabalho há uns 15 dias, e de todas as pessoas com que tenho conversado, somente uma família diz q vota no Julio, e ainda não está mto convincente disso.
    Não tenho preferência por nenhum candidato, pois nao voto aqui, mas fiquei espantado, pois se vc fizer uma pesquisa boca-a-boca, dificilmente encontrará alguém que vota no júlio. a cada 10´pessoas q encontro, 6 votam murilo, 3 julio e 1 nico... sinceramente não entendo.

  • MARCOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    - AONDE SÃO FEITAS TAIS PESQUISAS ??? - POR QUE AQUI NOS COMENTARIOS VEMOS AO CONTRARIO, MUITO ESTRANHO MESMO.....CREIO QUE ESSA PESQUISA ESTA DE CABEÇA PARA BAIXO. MEU VOTO MURILLO - (COMEÇA AQUI) - VEREMOS OUTROS COMENTARIOS E TENHAMOS NOSSA PESQUISA.

  • joao batista | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    se investigar seriamente quem esta pesquisando com certeza vamos descobrir coisas que ate deus duvida.

  • Cidadão de V. Grande | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0


    Senhores a 31 (trinta e um) anos que moro em v.grande, e com todas as pessoas com quem converso, a maioria falam que votam em murilo, e mesmo o que não gostam em Murilo, votam em NICO, mais não votam em Julio, e SINCERAMENTE o pesquisa furada essa em.

  • Gleice | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    É de se espantar mesmo essa pesquisa..., pois eu não acredito que o Dr. Júlio está só com 50%. Nos biarros onde ando só se fala dele.
    O povo varzeagrandensse tem que analisar que as obras que estão sendo feitas não é prioridade do atual prefeito e sim do governo Federal e do DNIT, do famoso Pagot, que esta pavimentando as ruas e dizendo que é mérito do prefeiro.
    O povo é sábio e saberá discernir o certo do duvidoso, pois ja tem a certeza que o perfeito nos 3 anos e 6 meses da sua administração não se fez nada, o que ele quer na atualidade é ganhar a reeleição para armar a sua rede no escritório e dormir mais quatro anos.

  • SERGIO CUNHA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Ola caro eleitores;

    Para maiores esclarecimentos este Instituto de Pesquisa e Opinião (MARK) é de propriedade do irmão do se Emanuel Pinheiro, nesse casso uns dos coordenadores de campanha do PR no qual o seu Murilo Domingos é candidato. Então fala para ele dar uma mudada lá.

  • CLEIDE SILVA | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    OLHA GENTA ACORDA FORAM 4 ANOS DE UMA VÁRZEA GRANDE SEM NADA ONDE O PROPRIO PREFEITO ACORDAVA AS 10:00 HORAS ABRIR SEU GABINETE POR ISSO VEIO O APELIDO DE MURILO DORMINDO. AI VEM ELE AGORA NOS FINAL DE SEGUNDO TEMPO QUERER DAR UM DE PAI HEROI COM O DINHEIRO DO PAC SAIIIIIIIII FORAAAAAAAA DORMINDO....GENTE VAMOS REVER SEUS CONCEITOS....É SERIO MAIS 4 ANOS DE ATRASSO É COMPLICADO

  • Antonio | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Gente uma coisa é certa, nao temos opção,os tres nao presta,estamos em mal lençois. Agora Murilo e Nico vim falar em epoca de campanha que fiz isso,aquilo e fara tal e tal....pq nao atendeu a impressao durante seu mandato tal como prefeito e tal como vice-prefeito, ate pq é sua obrigação responder e exclarer a populução do que esta acontecendo, ficar 4 anos dentro de seu gabinete, e o vice em casa recebendo salario e magoadinho com o prefeito, ha basta ne minha gente, nao estou aqui defendendo PR,PMDB e nem o DEM, mas é lamentavel a nossa situação amados moradores da glorioza varzea grande, nao temos opção e jogar pro alto e o que cair é lucro, ou entao nao iremos votar........

  • Lucas Curvo | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    entrem no site www.cidadaniaonline.com.br
    vcs teram uma bela surpresa

  • Marcos Cézar | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vale a pena lembrar que nesta mesma época na eleição passada, as pesquisas mentirosas mostravam que o Campos Neto estava com 62% e Murilo com 18%. Não conseguiram sustentar essa mentira por muito tempo e todos nós sabemos no que deu. Será que Julinho Bererê não vai pular do barco, como o sobrinho Campos Neto???

Avaliar realiza pesquisa em Cuiabá

antero 400   O instituto Avaliar Pesquisa e Comunicação Estratégica, vinculado ao ex-senador, jornalista e marqueteiro Antero de Barros (foto), foi contratado pelo site Preto no Branco, do próprio Antero, para realizar uma pesquisa sobre intenções de voto para prefeito e vereador de Cuiabá....

Patriota, vários evangélicos e cantor

oscemario daltro 400 curtinha   O nanico Patriota, hoje sem um assento na Câmara de Cuiabá, lançou chapa completa para vereador, com 38 nomes. E pode eleger até dois. A proporcional acaba se fortalecendo porque o partido tem cabeça de chapa ao Executivo, o ex-prefeito por dois mandatos Roberto França. Entre...

Colíder com 2 candidatos desgastados

jaiminho 400 curtinha   Em Colíder, duas figuras bastante desgastadas politicamente estão na disputa pelo Executivo, sendo o prefeito Noboru Tomiyoshi, que fechou aliança com apenas três partidos (DEM, PSD e SD), e o ex-prefeito Jaime Marques (foto), que concorre pelo PSC numa coligação que agrega DEM e...

PP com 25 a vereador projeta 3 vagas

orivaldo da farmacia 400 curtinha   O PP, da base aliada do prefeito Emanuel, conta com 25 candidatos a vereador pela Capital. Deve conquistar entre duas e três vagas. Os principais concorrentes são os já vereadores Orivaldo da Farmácia (foto), Marcrean Santos e Luis Cláudio, além do ex-vereador...

MPE vê prefeita de Torixoréu inelegível

ines 400 curtinha torixoreu   Para o Ministério Público Eleitoral, a prefeita de Torixoréu, Inês Mesquita Moraes Coelho (foto), que se lançou à reeleição pelo DEM, está inelegível. Numa ação de impugnação de registro de candidatura, o promotor...

Candidato amarga derrota na Justiça

adilson gon�alves 400 curtinha   O candidato a prefeito de Barra do Garças, delegado Adilson Gonçalves (foto), tentou, sem êxito na Justiça, censurar o Rdnews na publicação de matérias sobre o pleito eleitoral no município. Numa ação impetrada junto à...