Últimas

Quarta-Feira, 25 de Junho de 2008, 08h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

VÁRZEA GRANDE

Júlio dispara e chega a 57%; Murilo registra 19%

  A controvertida aliança DEM-PP, que levou Júlio Campos a cooptar para o seu palanque o então adversário ferrenho Maksuês Leite, não trouxe reflexos eleitorais tão negativos como se imaginava, apesar da grande repercussão em todo o Estado. Pesquisa Mark, feita em Várzea Grande em parceria com o RDNews nos últimos dias 18 e 19 revela que, se as eleições fossem hoje, Júlio seria eleito prefeito. Ele impõe mais de 55% de preferência nas intenções de voto.

  Numa disputa entre o pré-candidato do DEM (ex-PFL), o prefeito Murilo Domingos (PR), que busca a reeleição, e o vice-prefeito Nico Baracat (PMDB), que tenta viabilizar uma terceira via, Júlio Campos aparece com 57,1% de preferência do eleitorado várzea-grandense. Ele iniciou sua trajetória política como prefeito do município. Depois foi governador, deputado federal e senador. Já tinha "pendurado a chuteira" na vida pública e estava atuando como conselheiro do Tribunal de Contas, quando decidiu antecipar a aposentadoria e agora está de volta à militância política.

   O segundo colocado é Murilo, com 19,6%, uma distância de 37,5 pontos percentuais do cacique democrata. O peemedebista segura a "lanterna", com apenas 5%. Dos entrevistados, 8,2% se mostram indecisos, enquanto 10,2% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto se os candidatos fossem Júlio, Murilo e Nico.

   Foram ouvidos 1.102 eleitores em 50 bairros. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na 20ª  Zona Eleitoral, sob número 78/2008. Esta foi a primeira amostragem realizada pela Mark após a crise política por causa da decisão do deputado Maksuês de desistir da disputa a prefeito e virar aliado do seu principal adversário Júlio Campos e, de quebra, ainda indicar a esposa Mara Rúbia (PP) para vice da chapa. Até então, quem liderava as intenções de voto era o próprio Maksuês.

  Todos os eleitores entrevistados residem na zona urbana. Destes, 28,4% têm entre 25 a 34 anos, 23,4% estão na faixa de 35 a 44; 19% (de 45 a 59 anos), 17% (18 a 24), 8,8% (acima de 60 anos) e 3,4% disseram que possuem idade entre 16 e 17 anos. Foram 50,5% do sexo masculino e, 49,5%, do feminino.

  Quanto ao grau de instrução, 32,6% concluíram o 1º grau e/ou 2º incompleto; 31% possuem o 2º grau completo e/ou superior incompleto; 21,6% têm o primário completo e/ou grau incompleto; 12,1% são analfabetos e/ou têm o primário incompleto, enquanto 2,7% contam com curso superior já concluído.

  Sobre a renda familiar, 71,2% ganham de 1 a 5 salários mínimos, 15,1% acumulam até um mínimo; 11,3% de 5 a 10 salários; 2% estão na faixa de 10 a 20 salários e, 0,5% dos várzea-grandenses que opinaram conta com uma renda acima de 20 mínimos mensais.

Postar um novo comentário

Comentários (26)

  • J.luiz Gattas Monteiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabens ao Instituto de Pesquisa MARK,que em parderia com o RDNews divulga pesquisas de várias cidade de MT,com relaçao a eleição municipal de 2008. Esta pesquisa de Várzea Grande retrata que eu tenho sentido nas ruas de nossa cidade, principalmente nos bairros mais distantes, sou distribuidor de produtos comerciais, e percorro todas as ruas de V.Grande, e gosto de conversar e investigar a politica local, e realmente oque eu sinto é que os CAMPOS ,ou seja o Jaime, deixaram saudades, e povo quer eles de volta,através do JULIO, que sem duvida alguma hoje ganha de 3 por l sobre o Murilo, que é tido pelos comerciantes,e pelo povão como Prefeito muito ruim, ausente dos bairros,que não fez quase nada em termos adminstrativo,e tem um irmão chamado Toninho,muito mal visto pelos varzeagrandenses. O Nico Baracat, coitado esse realmente não deve passar dos 5% dos votos, pois nas minhas conversas,até hoje não escutei ninguem falando que vota nesse rapaz, por isso acredito que a pesquisa da Mark esta certinha, sem safazeda alguma. Parabens RDNews.

  • CIDADÃO DESESPERANÇADO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse povo de Varzea grande estava mesmo com saudade do chá de lavagem de cueca dos campos.eh- cidadezinha cabresto.

    ainda bem que não voto ali se não seria obrigado a tomar tambem

  • MARCOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    - NÃO CONSIGO SER ENTREVISTADO EM NENHUMA PESQUISA DESSAS ENCOMENDADAS, POIS SÓ OS FAMILIARES DELE É QUE OPINARAM, VAMOS VER AQUI SE ELE GANHA.
    - E É UM ABSURDO ELE TER SIDO TANTO E O MUNICIPIO EM QUE ELE DIZ TER FEITO TANTO, ESTAR TOTALMENTE ABOANDONADO, FEZ TAMBEM COM O ESTADO TODO, POREM O BOLSO ESTA TCHEIO.
    - MEUS AMIGOS ISSO É PARA DAR RISADA, OS FUNCIONARIOS DOS ORGÃOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS, NÃO ESQUECERAM DO APERTO QUE PASSARAM ESPERANDO MESES O SEU SUADO SALARIO, CREIO QUE ESSAS PESQUISAS ESTÃO DE CABEÇA PARA BAIXO, DA LHE MURILLO, POIS JÁ ESTÃO DERROTADOS. VOT MEU ESSE APOSENTADO NÃO LEVA.

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O POVO É SÁBIO, E NAÕ SE DEIXA MAIS ENGANAR POR FALSOS PROFETAS DE SOLUÇÕES MIRACULOSAS,TODOS NÓS SABEMOS QUE O EXERCICIO DO CARGO PUBLICO,PRINCIPALMENTE NO EXECUTIVO EXIGE EXPERIÊNICA,UM MINIMO DE CONHECIMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E MUITO PRESTIGIO POLITICO EM BRASILIA.

    E AI RESIDE A GRANDE VANTAGEM DO DR.JÚLIO SOBRE OS DEMAIS CANDIDATOS,SOBRA-LHE EXPERIENCIA E PRESTIGIO,VARZEA GRANDE E SEU POVO SÓ TEM A GANHAR COM SUA ELEIÇÃO.

    PARABENS VARZEAGRANDENSES !!!!!!

  • ADÃO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Este resultado não poderia ser diferente,já que tudo que vem deste povinho é manipulado

  • Pedro Henrique Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vixi !!!
    O cacete está declarado.
    Que loucura o Dormindo sair candidato. Sem apoio político e popular este prefeito vai tomar a maior surra eleitoral da história. Novamente o Governador Julio Campos mostra sua força popular.

  • ZÉ CAVALO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O POVO DE V. GRANDE É IGUAL PORCO; POR CAUSA DE UM PEDAÇO DE MANDIOCA DEIXA PEGAR PRA CAPAR; JULIO CAMPOS TEM 40 ANOS MAMANDO NAS TETAS DA PREFEITURA DE V. GRANDE; E O POVO GOSTANDO; É COMO DERIA O VELHO DITADO, DINHEIRO DE TROCHA É MATULA DE MALANDRO; VARZEAGRANDENSE CRIA VERGONHA NA CARA NÃO VOTE NESSE JULIO PROPINA OU NESSE MURILO QUE NUNCA FOI OPOSIÇÃO; QUEM MANDA NA ADMINISTRAÇÃO DE MURILO É O ENTÃO SENADOR DA REPUBLICA JAYME CAMPOS.

  • Soraia Sanches Martins | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    FELISMENTE MINHAS CONVICÇÕES NÃO SÃO PAUTADAS EM PESQUISAS, EM NÚMEROS; MAS EM CONSCIÊNCIA POLÍTICA.

    MEU VOTO JULIO CAMPOS NÃO LEVA!

  • brigiti | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    começou a mentirada, se cada 10 comentarios aqui existente 09 fala mal de julio. ,onde estão esses votos? é mentira e manipulação. julio essa tática não funciona mais nos dias de hoje. acabou. não percebes? bai,bai pra você.

  • Bruna Martins | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que absurdo, essa pesquisa foi comprada, assim como as demais. Está nitido que ele voltou para roubar mais um pouquinho, ou será que os eleitores esqueceram-se de suas maracutais quando teve o poder em suas mãos?! não fez nada por varzea grande várias vezes, e porque quer dizer quer dizer que agora vai fazer. Experiência de atrasar salarios? dar banana para professores? caso quintela? caso padre pombo? e o crime em São Paulo? Até quando a população vai se render ao dinheiro dos campos,e a essa politica de provincia que eles fazem. O senhor Julio Campos deveria se eleger no inferno que é onde sua alma esta sendo esperada com ansiedade. A vice é uma coitada querendo ser gente e e adquirir fama. Com o dinheiro que tanto sonha deverá fazer uma plastica na cara inteira. Vai empregar o nordeste inteiro na prefeitura. E mais uma vez os eleitores vão se arrepender se eleger essas pessoas.

Elisângela conduz Secom da Câmara

elisangela tenorio 400 curtinha   A jornalista Elisângela Tenório (foto) está de volta ao comando da Comunicação Social da Câmara de Cuiabá. Ela ocupou o mesmo cargo na gestão Justino Malheiros, mas, na época, não teve à disposição estrutura para desevolver uma...

Logística em MT pra distribuir vacinas

mauro mendes 400 curtinha   O governo estadual já providenciou toda logística para levar as vacinas anti-Covid-19 aos municípios. O governador Mauro Mendes (foto) destaca que, em princípio, adquiriu 3,5 milhões de seringas. Os lotes de vacinas chegam a MT até a próxima quarta. Seguindo o Plano...

Emanuel no PTB e reeleição do filho

emanuelzinho 400   O PTB está sendo preparado para receber a filiação do prefeito Emanuel Pinheiro, que iniciou o segundo mandato em Cuiabá. Sem ambiente para seguir no MDB, onde passou a enfrentar resistência de toda a bancada do partido na Câmara Federal e na Assembleia, Emanuel recebeu convite de...

Ex-deputado "detona" Aliança por MT

victorio galli 400 curtinha   As deputadas federais Carla Zambelli e Bia Kicis, que estão na linha de frente pela criação do Aliança pelo Brasil, partido idealizado por Bolsonaro e ainda na fase de coleta de assinaturas para ser formalizado, foram informadas de que o ex-deputado federal Victório Galli...

Saúde em MT sob iminente colapso

Os números da pandemia da Covid-19 em MT são alarmantes. Entre sexta e este sábado foram registrados 1.050 novos casos de pessoas infectadas com o vírus e mais 21 mortes. Desde o início da pandemia, quase 5 mil mato-grossenses já morreram da doença. Em Cuiabá, o índice de ocupação de UTIs chega a 69%, superando o pior período da pandemia, registrado em agosto do ano passado. Em outras regiões do Estado, a...

Prefeito já teve 2 aliados executados

ze do patio 400 curtinha   O prefeito de terceiro mandato Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, já teve dois assessores próximos e de extrema confiança assassinados. Em setembro de 2012, João César Domingos, que era muito próximo de Pátio, havia atuado no Instituto de Pesquisa e...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.