Últimas

Quarta-Feira, 25 de Junho de 2008, 08h:00 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:21

VÁRZEA GRANDE

Júlio dispara e chega a 57%; Murilo registra 19%

  A controvertida aliança DEM-PP, que levou Júlio Campos a cooptar para o seu palanque o então adversário ferrenho Maksuês Leite, não trouxe reflexos eleitorais tão negativos como se imaginava, apesar da grande repercussão em todo o Estado. Pesquisa Mark, feita em Várzea Grande em parceria com o RDNews nos últimos dias 18 e 19 revela que, se as eleições fossem hoje, Júlio seria eleito prefeito. Ele impõe mais de 55% de preferência nas intenções de voto.

  Numa disputa entre o pré-candidato do DEM (ex-PFL), o prefeito Murilo Domingos (PR), que busca a reeleição, e o vice-prefeito Nico Baracat (PMDB), que tenta viabilizar uma terceira via, Júlio Campos aparece com 57,1% de preferência do eleitorado várzea-grandense. Ele iniciou sua trajetória política como prefeito do município. Depois foi governador, deputado federal e senador. Já tinha "pendurado a chuteira" na vida pública e estava atuando como conselheiro do Tribunal de Contas, quando decidiu antecipar a aposentadoria e agora está de volta à militância política.

   O segundo colocado é Murilo, com 19,6%, uma distância de 37,5 pontos percentuais do cacique democrata. O peemedebista segura a "lanterna", com apenas 5%. Dos entrevistados, 8,2% se mostram indecisos, enquanto 10,2% disseram que votariam em branco ou anulariam o voto se os candidatos fossem Júlio, Murilo e Nico.

   Foram ouvidos 1.102 eleitores em 50 bairros. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na 20ª  Zona Eleitoral, sob número 78/2008. Esta foi a primeira amostragem realizada pela Mark após a crise política por causa da decisão do deputado Maksuês de desistir da disputa a prefeito e virar aliado do seu principal adversário Júlio Campos e, de quebra, ainda indicar a esposa Mara Rúbia (PP) para vice da chapa. Até então, quem liderava as intenções de voto era o próprio Maksuês.

  Todos os eleitores entrevistados residem na zona urbana. Destes, 28,4% têm entre 25 a 34 anos, 23,4% estão na faixa de 35 a 44; 19% (de 45 a 59 anos), 17% (18 a 24), 8,8% (acima de 60 anos) e 3,4% disseram que possuem idade entre 16 e 17 anos. Foram 50,5% do sexo masculino e, 49,5%, do feminino.

  Quanto ao grau de instrução, 32,6% concluíram o 1º grau e/ou 2º incompleto; 31% possuem o 2º grau completo e/ou superior incompleto; 21,6% têm o primário completo e/ou grau incompleto; 12,1% são analfabetos e/ou têm o primário incompleto, enquanto 2,7% contam com curso superior já concluído.

  Sobre a renda familiar, 71,2% ganham de 1 a 5 salários mínimos, 15,1% acumulam até um mínimo; 11,3% de 5 a 10 salários; 2% estão na faixa de 10 a 20 salários e, 0,5% dos várzea-grandenses que opinaram conta com uma renda acima de 20 mínimos mensais.

Postar um novo comentário

Comentários (26)

  • J.luiz Gattas Monteiro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Parabens ao Instituto de Pesquisa MARK,que em parderia com o RDNews divulga pesquisas de várias cidade de MT,com relaçao a eleição municipal de 2008. Esta pesquisa de Várzea Grande retrata que eu tenho sentido nas ruas de nossa cidade, principalmente nos bairros mais distantes, sou distribuidor de produtos comerciais, e percorro todas as ruas de V.Grande, e gosto de conversar e investigar a politica local, e realmente oque eu sinto é que os CAMPOS ,ou seja o Jaime, deixaram saudades, e povo quer eles de volta,através do JULIO, que sem duvida alguma hoje ganha de 3 por l sobre o Murilo, que é tido pelos comerciantes,e pelo povão como Prefeito muito ruim, ausente dos bairros,que não fez quase nada em termos adminstrativo,e tem um irmão chamado Toninho,muito mal visto pelos varzeagrandenses. O Nico Baracat, coitado esse realmente não deve passar dos 5% dos votos, pois nas minhas conversas,até hoje não escutei ninguem falando que vota nesse rapaz, por isso acredito que a pesquisa da Mark esta certinha, sem safazeda alguma. Parabens RDNews.

  • CIDADÃO DESESPERANÇADO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Esse povo de Varzea grande estava mesmo com saudade do chá de lavagem de cueca dos campos.eh- cidadezinha cabresto.

    ainda bem que não voto ali se não seria obrigado a tomar tambem

  • MARCOS | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    - NÃO CONSIGO SER ENTREVISTADO EM NENHUMA PESQUISA DESSAS ENCOMENDADAS, POIS SÓ OS FAMILIARES DELE É QUE OPINARAM, VAMOS VER AQUI SE ELE GANHA.
    - E É UM ABSURDO ELE TER SIDO TANTO E O MUNICIPIO EM QUE ELE DIZ TER FEITO TANTO, ESTAR TOTALMENTE ABOANDONADO, FEZ TAMBEM COM O ESTADO TODO, POREM O BOLSO ESTA TCHEIO.
    - MEUS AMIGOS ISSO É PARA DAR RISADA, OS FUNCIONARIOS DOS ORGÃOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS, NÃO ESQUECERAM DO APERTO QUE PASSARAM ESPERANDO MESES O SEU SUADO SALARIO, CREIO QUE ESSAS PESQUISAS ESTÃO DE CABEÇA PARA BAIXO, DA LHE MURILLO, POIS JÁ ESTÃO DERROTADOS. VOT MEU ESSE APOSENTADO NÃO LEVA.

  • ALBUCASSIS RAMIRES | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O POVO É SÁBIO, E NAÕ SE DEIXA MAIS ENGANAR POR FALSOS PROFETAS DE SOLUÇÕES MIRACULOSAS,TODOS NÓS SABEMOS QUE O EXERCICIO DO CARGO PUBLICO,PRINCIPALMENTE NO EXECUTIVO EXIGE EXPERIÊNICA,UM MINIMO DE CONHECIMENTO DE ADMINISTRAÇÃO PUBLICA E MUITO PRESTIGIO POLITICO EM BRASILIA.

    E AI RESIDE A GRANDE VANTAGEM DO DR.JÚLIO SOBRE OS DEMAIS CANDIDATOS,SOBRA-LHE EXPERIENCIA E PRESTIGIO,VARZEA GRANDE E SEU POVO SÓ TEM A GANHAR COM SUA ELEIÇÃO.

    PARABENS VARZEAGRANDENSES !!!!!!

  • ADÃO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Este resultado não poderia ser diferente,já que tudo que vem deste povinho é manipulado

  • Pedro Henrique Cruz | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vixi !!!
    O cacete está declarado.
    Que loucura o Dormindo sair candidato. Sem apoio político e popular este prefeito vai tomar a maior surra eleitoral da história. Novamente o Governador Julio Campos mostra sua força popular.

  • ZÉ CAVALO | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    O POVO DE V. GRANDE É IGUAL PORCO; POR CAUSA DE UM PEDAÇO DE MANDIOCA DEIXA PEGAR PRA CAPAR; JULIO CAMPOS TEM 40 ANOS MAMANDO NAS TETAS DA PREFEITURA DE V. GRANDE; E O POVO GOSTANDO; É COMO DERIA O VELHO DITADO, DINHEIRO DE TROCHA É MATULA DE MALANDRO; VARZEAGRANDENSE CRIA VERGONHA NA CARA NÃO VOTE NESSE JULIO PROPINA OU NESSE MURILO QUE NUNCA FOI OPOSIÇÃO; QUEM MANDA NA ADMINISTRAÇÃO DE MURILO É O ENTÃO SENADOR DA REPUBLICA JAYME CAMPOS.

  • Soraia Sanches Martins | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    FELISMENTE MINHAS CONVICÇÕES NÃO SÃO PAUTADAS EM PESQUISAS, EM NÚMEROS; MAS EM CONSCIÊNCIA POLÍTICA.

    MEU VOTO JULIO CAMPOS NÃO LEVA!

  • brigiti | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    começou a mentirada, se cada 10 comentarios aqui existente 09 fala mal de julio. ,onde estão esses votos? é mentira e manipulação. julio essa tática não funciona mais nos dias de hoje. acabou. não percebes? bai,bai pra você.

  • Bruna Martins | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Que absurdo, essa pesquisa foi comprada, assim como as demais. Está nitido que ele voltou para roubar mais um pouquinho, ou será que os eleitores esqueceram-se de suas maracutais quando teve o poder em suas mãos?! não fez nada por varzea grande várias vezes, e porque quer dizer quer dizer que agora vai fazer. Experiência de atrasar salarios? dar banana para professores? caso quintela? caso padre pombo? e o crime em São Paulo? Até quando a população vai se render ao dinheiro dos campos,e a essa politica de provincia que eles fazem. O senhor Julio Campos deveria se eleger no inferno que é onde sua alma esta sendo esperada com ansiedade. A vice é uma coitada querendo ser gente e e adquirir fama. Com o dinheiro que tanto sonha deverá fazer uma plastica na cara inteira. Vai empregar o nordeste inteiro na prefeitura. E mais uma vez os eleitores vão se arrepender se eleger essas pessoas.

Sorriso tenta aval para conceder RGA

estevam calvo 400   A Prefeitura de Sorriso quer pagar RGA aos servidores, mas não encontrou até agora respaldo legal para assim proceder, considerando a Lei Complementar 173/2020 que, no contexto da pandemia, proíbe reajuste no salário de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro deste...

Ambulância doada pela CBF para MT

Aron Dresch 400   O governo estadual recebeu doação de uma ambulância da CBF como forma de reconhecimento à dedicação dos profissionais da Saúde e dos serviços que estão sendo prestados durante a pandemia. O Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, foi escolhido para...

Fávaro, relatório e vacina sem Anvisa

carlos favaro 400   O senador mato-grossense Carlos Fávaro (foto), eleito na suplementar do ano passado, está comemorando a aprovação pelos colegas do seu relatório ao Projeto 1315/2021, que libera a importação de vacinas e insumos para o combate à Covid-19 no Brasil e sem depender do...

TRE intima deputado pra se defender

gilberto cattani 400   O TRE já citou o deputado Gilberto Cattani (foto) e o comando do PRTB para se manifestar sobre o pedido do suplente Emílio Populo, que quer a perda do mandato do recém-empossado por infidelidade partidária. O relator é o jurista Sebastião Monteiro. Cattani apresenta defesa na...

DEM tem derrotados em 2020 pra AL

anelise silva 400   Alguns filiados do DEM do governador Mauro Mendes estão se movimentando por conta própria, visando as eleições de deputado estadual no próximo ano, alheios ao comodismo do presidente regional do partido, ex-deputado Fabinho Garcia. Em Cáceres, por exemplo, dois são cogitados para...

Vereadores vão devolver a VI de abril

agostinho carneiro 400   Presidida por Agostinho Carneiro (foto), a Câmara Municipal de Ribeirãozinho, um dos menores municípios do Estado, com cerca de 2,5 mil habitantes, decidiu suspender o pagamento da verba indenizatória deste mês de abril de todos os seus nove vereadores. Com isso, os R$ 9 mil que iriam para o...