Últimas

Quarta-Feira, 13 de Fevereiro de 2008, 15h:14 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

VÁRZEA GRANDE

Júlio neutraliza outras forças políticas, diz Mark

Donos do instituto avaliam que DEM possuem 2 nomes competitivos; Bárbara observa variação de intenções de voto, que aponta crescimento surpreendente do nome do ex-conselheiro do TCE

  “Os dois pré-candidatos Democratas (Júlio Campos e Wallace Guimarães) são competitivos para disputar uma campanha, resta saber quem será o melhor candidato para enfrentar Maksuês Leite”, avaliam os empresários Marco Polo de Freitas, o Popó, e Bárbara Helena Pinheiro, diretora-geral do Instituto Mark de Pesquisa e Opinião, acerca do resultado da amostragem da semana passada e divulgada no RDNews na segunda (11) sobre a sucessão em Várzea Grande. A Mark realiza pesquisas no Estado desde 1999.

   Um dos levantamentos sobre variação de intenções de voto mostra que Júlio Campos, apesar de não liderar a pesquisa espontânea, foi o que mais cresceu nos últimos quatro meses, principalmente após ele ter assumido a pré-candidatura a prefeito. O trabalho de campo foi feito nos dias 6 e 7 deste mês com 582 eleitores de 46 bairros.

  • Leia mais aqui sobre a variação espontânea.

    Segundo Bárbara e Popó, o potencial de cada pré-candidato foi estabelecido nesta última pesquisa. “Esses novos dados podem ajudar os partidos a avaliar o potencial de crescimento de cada um”, diz Popó. “Júlio tinha 3,2% e saltou para 11,9%, um crescimento de mais de 271,9%. Ele ganhou, por exemplo, a preferência de eleitores que votariam em Maksuês”, completa. Para Bárbara, o mais importante não é o candidato que está à frente e sim quem tem menos rejeição e potencial de crescimento.

   O DEM tem quatro pré-candidatos a prefeito de Várzea Grande, mas a disputa interna se polariza entre Júlio e Wallace. Enquanto isso, o deputado Maksuês Leite (PP) figura na liderança. O prefeito Murilo Domingos (PR) não demonstra hoje a mínima chance de reconquistar o mandato.

   Os pesquisadores destacam que é preciso levar em consideração que os pré-candidatos já são bastante conhecidos. “Wallace participou de eleições anteriores, ou seja, o nome dele está fresco na memória dos eleitores, assim como o nome de Maksuês e, mesmo assim, Julio Campos cresceu consideravelmente”. Ponderam que os partidos precisam avaliar quem são os candidatos com mais capacidade de manter uma campanha eleitoral com a mesma energia durante quase quatro meses.

   Para o empresário, Júlio neutraliza outras forças políticas. “Não quero defender o nome de Júlio Campos, pois não é essa minha intenção, mas a polêmica está aí: durante todo esse tempo em que trabalho com pesquisas e também ouvindo os políticos, posso observar que o ex-conselheiro do TCE neutraliza outras forças políticas como, por exemplo, as lideradas pelo governador Blairo Maggi e pelo deputado estadual José Riva. O fator Jaime Campos também pesa muito”.

   Divulgação

   A diretora-geral da Mark, Bárbara Pinheiro, destaca que, ao divulgar as pesquisas no site-blog, está democratizando o acesso às informações, pois nem todo político tem condições de contratar uma pesquisa de opinião pública. “A pesquisa não é barata. Tem candidato que não possui dinheiro para nos contratar, mas ficam felizes ao poderem avaliar melhor seu desempenho em um espaço que dá acesso gratuito”, explica. Através do site reforçamos a credibilidade do nosso trabalho”. (Simone Alves)

Postar um novo comentário

Comentários (7)

  • aaaaa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Varzea Grande a cidade Industrial não merece esse tal de Maksues um jovem é verdade mais que não conseguiria administrar a segunda arrecadação do estado e muito menos implementar uma administração , uma vez que não vai ter uma camera de televisão para auxilia-lo 24 horas por dia, um rapaz que sempre bajulou deputados, vereadores em troca de pequenos favores um demagogo despreparado.

  • aaaaa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0



    Varzea Grande a cidade Industrial não merece esse tal de Maksues um jovem é verdade mais que não conseguiria administrar a segunda arrecadação do estado e muito menos implementar uma administração , uma vez que não vai ter uma camera de televisão para auxilia-lo 24 horas por dia, um rapaz que sempre bajulou deputados, vereadores em troca de pequenos favores um demagogo despreparado.

  • Silvio Sertori | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Sergio Sobrinho Neto | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Coisa feia desse pesquisador...tendencioso...deve estar estampado em sua testa CAMPOS...

  • carlos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Julio tem mesmo que arrebanhar todos para seu lado, tem que ser candidato unico, para conseguir ser prefeito, para isso tem feito de tudo, propondo, estumulando, cedendo tudo que pode e que não pode para angariar a simpatia das lideranças politicas e população, mas o povo varzeagrandensse já está calejado, tanto é que sua rejeição é enorme. Várzea grande precisa de pessoas novas,pessoas com muita qualidade, para tira-la deste fundo de poço que o atual prefeito nos colocou

  • Tatiane | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Como eleitora, entendo que o Ex governador está levando mais pela vaidade pessoal.Acredito que já ele contribui em épocas e dentro das possíbilidades ele fez um trabalho que ficou registrado e na medida do possivel tendou e fez da melhor forma possível.
    Hoje as coisas mudadaram, chegou a técnologia está chegando gente com energia, com idéias inovadoras.
    E a rednws tem divulgado aquilo que o povo está vendo, o povo quer renovação, o povo quer ideias inovadas, está obvio ai pra qualquer um enchergar. A populaçao já esta cansada de ser obrigado a engulir as coisas que são determinada por um grupinho que acha que são donos de Mato grosso, donos do mundo.
    Agora em relação ao crescimento do ex governador tenho a comentar que é normal,pois no meu modo de enetender estava adormecido, e derrepente sai pelas ruas, e isto é novidade para o povo. Mas acredito que as pesquisas são sérias, e pela lógica deverá manter da mesma forma que ela vem ai sendo divulgada.
    QUE VENÇA O MELHOR,E O MELHOR (ou os melhores) A REDEWS COM POR SER MUITO SÉRIA JÁ TEM DIVULGADO CONFORME DADOS.

  • Edgar de Gastro | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Se varzea Grnde cair nas mãos dos CAMPOS novamenre e proque esse povo não conhece progresso acho que JULIO CAMPOS que morrer na midia não desenvolver Varzea Grande pro que esses Campos alem de ser ruim d e serviço veja a pena CIDADE DE JANGADA ONDE O SEU IRMÃO DITO PAULO DE CAMPOS ESTA ADMINISTRANDO QUNAO PAÇO EM JANGADA FICOU COM DÓ DA QUELE POVO POR TER UM PREFEITO RUIM, E ASSIM SERÁ VARZEA GRANDE, SERÁ QUE O POVO DE VARZEA GRANDE NÃO SABE O QUE QUER. Eu quero parabenizar Maksues por que e preciso renovar e a juventude não conhece JULIO e tem a grande chance de se libertar dos CAMPOS .

Arsec concede reajuste; prefeito veta

alexandro adriano arsec 400   No último dia 22, a diretoria-executiva colegiada da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), presidida por Alexandro Adriano Lisandro (foto), aprovou índice de reajuste de 2,21% nas tarifas de água e esgoto. E...

Novo ensaio do privilegiado Neurilan

neurilan fraga 400   Neurilan Fraga (foto) transformou mesmo a AMM não apenas num cabide de emprego, mas numa entidade para, em alguns casos, atender a seus interesses pessoais. Ali, investido no cargo de presidente, inclusive já pelo quarto mandato, mesmo não sendo mais prefeito, ele se articula politicamente o tempo todo....

Dobradinha no Podemos pela reeleição

claudinei 400 curtinha   Eleito deputado na onda Bolsonaro, o delegado de Polícia Claudinei de Souza Lopes (foto) resolveu deixar o PSL e vai se abrigar no Podemos. Sonha com a reeleição. Sua estratégia é trabalhar o que se chama de dobradinha eleitoral com o deputado federal José Medeiros, especialmente em...

Valtenir atrai lideranças para o MDB

valtenir pereira 400   Mesmo sem mandato eletivo, o ex-vereador pela Capital e ex-deputado federal Valtenir Pereira (foto) continua se articulando nos bastidores, agora pelo fortalecimento do seu partido, o MDB. Ele está convencendo algumas lideranças a se filiar na legenda emedebista. Dois líderes são prefeitos...

Chefe do Escritório de ROO em Cuiabá

mario marques 400 curtinha   O prefeito de Rondonópolis, Zé do Pátio, que iniciou neste mês o 3º mandato, mantém como parte da estrutura da administração um cargo de chefe do Escritório de Representação do município na Capital. E Pátio nomeou para esta...

Prefeito cria comitê pra debater modal

emanuel pinheiro 400 curtinha   Mesmo o governador Mauro Mendes já tendo anunciado que vai implantar o BRT na Região Metropolitana, em detrimento do VLT, o prefeito cuiabano Emanuel Pinheiro (foto) criou um comitê de análise técnica para, segundo ele, definir o modal de transporte para a região. Emanuel...

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.