Últimas
Sexta-Feira, 15 de Fevereiro de 2008, 19h:05 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19
Justiça acata denúncia do MP contra ex-diretor
Acusado de envolvimento de esquema no Detran foi advogado da campanha de Blairo Maggi em 2002
A Justiça acatou denúncia do Ministério Público, que propôs ação penal contra o ex-diretor de Veículos do Departamento Estadual de Trânsito, advogado Dakari Fernandes Tessman, e mais cinco pessoas. São acusados de envolvimento em um esquema de alteração de dados de carros de reboque em veículos de carga pesada. O esquema foi desbaratado em março do ano passado pela Polícia Civil, na Operação Metamorfose. Dakari integrou a banca de advogados da primeira campanha a governador de Blairo Maggi, em 2002. Depois, com aval do então presidente do Detran e hoje assessor especial do governador, Moisés Sachetti, o advogado assumiu cargo na diretoria do Detran.
O inquérito policial foi instalado em fevereiro de 2005 e ficou constatado clonagem e venda desses veículos com placas “frias”, mas só agora a denúncia foi recebida pela Justiça. Também estavam envolvidos o despachante Mário Roger Mancuso, o empresário supermercadista de Goiás, Noézio da Costa, Alessandro Souza Rodrigues, que tinha o papel de comprador de carretinhas em Goiás, Clésio Marcos de Jesus e Roberto Carlos Dionísio Lucas. Dakario, Mancuso e Nóézio chegaram a ser presos no ano passado. O golpe aplicado pelo grupo deixa um desfalque a financiadoras de cerca de R$ 1 milhão.
O grupo trabalhava em três Estados. Havia “os cabeças” em Goiás e ramificações em Tocantins. O crime se dava da sequinte forma: carretinhas com placas de Goiás eram transferidas para a jurisdição de Mato Grosso. Também era realizada a transferência da propriedade, providência até aqui regular e, posteriormente, de forma fraudulenta, providenciavam as alterações. Quando o emplacamento era realizado no Estado, em municípios do interior como, por exemplo, Peixoto de Azevedo e Matupá, o procedimento figurava de forma regular.
O esquema contava com "laranjas" na condição de proprietários ou compradores dos veículos.
Dakari, Clésio, Mancuso, Noésio e Roberto responderão aos crimes de estelionato, corrupção ativa e passiva e falsificação de documentos. (Simone Alves)
Postar um novo comentário
Comentários (5)
-
João Moessa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Sr. Romilson
A primeira denúncia contra o Sr. Dakari é de julho de 2004, o inquérito só proposperou depois que fiz novas denúncias contra Este Senhor em agosto de 2006 ao novo Delegado Dr. Massau, entre a primeira e a nova denúncia que fiz o inquérito estava com a Delegada Alana.
A amioria das irregularidades levantadas pelo Dr. Massau ocorreram depois da primeira denúncia, isto quer dizer que se a polícia tivesse agido com maior presteza certamente as acusações contra estas pessoas poderiam nem haver ou se ouvesse não seria de tamanha monta.
abraços
João Moessa
Detran/MT
-
nivaldo santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
Queira, por gentileza, refazer o seu comentário. -
Gustavo Gava | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Muito bem MPE!
Esse tal Dakari se achava um "poço de honestidade e probidade" dentro do Detran, finalmente a POLICIA provou quem ele realmente era. -
Juliana Dias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Demorou em Justiça Mato-grossense. Espero que condene os malandros culpados
-
Fabíola Passos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h0000
Por que demorou tanto MP? E Justiça também, qual é a de vcs. Precisamos vencer esses baderneiros do dinheiro e do aparelho público.
Confira também:
- Julho de 2017
-
Últimas
REVIRAVOLTA - Juiz reconduz Fábio ao comando do PSB; Valtenir é destituído - confira
-
Últimas
Ex-presidente Lula é condenado a 9 anos de prisão no caso do triplex - siga Nacional
-
Últimas
Ex-secretários Nadaf e Marcel lavavam dinheiro com compra de ouro - veja detalhes
- Maio de 2017
-
Últimas
Temer faz pronunciamento e diz que não vai renunciar - siga Nacional
- Março de 2017
-
Últimas
AO VIVO - Governador Taques na Caravana em Quatro Marcos - siga