Últimas

Sexta-Feira, 15 de Fevereiro de 2008, 19h:05 | Atualizado: 26/12/2010, 12h:19

DETRAN

Justiça acata denúncia do MP contra ex-diretor

 Acusado de envolvimento de esquema no Detran foi advogado da campanha de Blairo Maggi em 2002

 A Justiça acatou denúncia do Ministério Público, que propôs ação penal contra o ex-diretor de Veículos do Departamento Estadual de Trânsito, advogado Dakari Fernandes Tessman, e mais cinco pessoas. São acusados de envolvimento em um esquema de alteração de dados de carros de reboque em veículos de carga pesada. O esquema foi desbaratado em março do ano passado pela Polícia Civil, na Operação Metamorfose. Dakari integrou a banca de advogados da primeira campanha a governador de Blairo Maggi, em 2002. Depois, com aval do então presidente do Detran e hoje assessor especial do governador, Moisés Sachetti, o advogado assumiu cargo na diretoria do Detran.

    O inquérito policial foi instalado em fevereiro de 2005 e ficou constatado clonagem e venda desses veículos com placas “frias”, mas só agora a denúncia foi recebida pela Justiça. Também estavam envolvidos o despachante Mário Roger Mancuso, o empresário supermercadista de Goiás, Noézio da Costa,  Alessandro Souza Rodrigues, que tinha o papel de comprador de carretinhas em Goiás, Clésio Marcos de Jesus e Roberto Carlos Dionísio Lucas. Dakario, Mancuso e Nóézio chegaram a ser presos no ano passado. O golpe aplicado pelo grupo deixa um desfalque a financiadoras de cerca de R$ 1 milhão. 

   O grupo trabalhava em três Estados. Havia “os cabeças” em Goiás e ramificações em Tocantins. O crime se dava da sequinte forma: carretinhas com placas de Goiás eram transferidas para a jurisdição de Mato Grosso. Também era realizada a transferência da propriedade, providência até aqui regular e, posteriormente, de forma fraudulenta, providenciavam as alterações. Quando o emplacamento era realizado no Estado, em municípios do interior como, por exemplo, Peixoto de Azevedo e Matupá, o procedimento figurava de forma regular.

    O esquema contava com "laranjas" na condição de proprietários ou compradores dos veículos.
Dakari, Clésio, Mancuso, Noésio e Roberto responderão aos crimes de estelionato, corrupção ativa e passiva e falsificação de documentos. (Simone Alves)

Postar um novo comentário

Comentários (5)

  • João Moessa | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Sr. Romilson

    A primeira denúncia contra o Sr. Dakari é de julho de 2004, o inquérito só proposperou depois que fiz novas denúncias contra Este Senhor em agosto de 2006 ao novo Delegado Dr. Massau, entre a primeira e a nova denúncia que fiz o inquérito estava com a Delegada Alana.
    A amioria das irregularidades levantadas pelo Dr. Massau ocorreram depois da primeira denúncia, isto quer dizer que se a polícia tivesse agido com maior presteza certamente as acusações contra estas pessoas poderiam nem haver ou se ouvesse não seria de tamanha monta.

    abraços

    João Moessa
    Detran/MT

  • nivaldo santos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas.
    Queira, por gentileza, refazer o seu comentário.

  • Gustavo Gava | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Muito bem MPE!

    Esse tal Dakari se achava um "poço de honestidade e probidade" dentro do Detran, finalmente a POLICIA provou quem ele realmente era.

  • Juliana Dias | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Demorou em Justiça Mato-grossense. Espero que condene os malandros culpados

  • Fabíola Passos | Quarta-Feira, 31 de Dezembro de 1969, 20h00
    0
    0

    Por que demorou tanto MP? E Justiça também, qual é a de vcs. Precisamos vencer esses baderneiros do dinheiro e do aparelho público.

Emanuel no PTB e reeleição do filho

emanuelzinho 400   O PTB está sendo preparado para receber a filiação do prefeito Emanuel Pinheiro, que iniciou o segundo mandato em Cuiabá. Sem ambiente para seguir no MDB, onde passou a enfrentar resistência de toda a bancada do partido na Câmara Federal e na Assembleia, Emanuel recebeu convite de...

Ex-deputado "detona" Aliança por MT

victorio galli 400 curtinha   As deputadas federais Carla Zambelli e Bia Kicis, que estão na linha de frente pela criação do Aliança pelo Brasil, partido idealizado por Bolsonaro e ainda na fase de coleta de assinaturas para ser formalizado, foram informadas de que o ex-deputado federal Victório Galli...

Saúde em MT sob iminente colapso

Os números da pandemia da Covid-19 em MT são alarmantes. Entre sexta e este sábado foram registrados 1.050 novos casos de pessoas infectadas com o vírus e mais 21 mortes. Desde o início da pandemia, quase 5 mil mato-grossenses já morreram da doença. Em Cuiabá, o índice de ocupação de UTIs chega a 69%, superando o pior período da pandemia, registrado em agosto do ano passado. Em outras regiões do Estado, a...

Prefeito já teve 2 aliados executados

ze do patio 400 curtinha   O prefeito de terceiro mandato Zé do Pátio (foto), de Rondonópolis, já teve dois assessores próximos e de extrema confiança assassinados. Em setembro de 2012, João César Domingos, que era muito próximo de Pátio, havia atuado no Instituto de Pesquisa e...

Pascoal entre preferidos para o TCE

pascoal santullo 400   Assim como a Assembleia, que tem vários deputados de olho no cargo vitalício no TCE, o Palácio Paiaguás vai brigar pelo direito à indicação à cadeira de conselheiro, caso seja homologado e autorizado o pedido de aposentadoria já feito por Waldir Teis, que...

Governo vai ter consultoria hospitalar

gilberto figueiredo 400 curtinha   O governo estadual terá consultoria em assistência hospitalar. O processo de contratação é tocado pela secretaria de Saúde, sob Gilberto Figueiredo (foto). A ideia é buscar melhorar o atendimento à população e os índices de...

MAIS LIDAS

ENQUETE

facebook whatsapp twitter email

O Governo de MT optou pela implantação do BRT em Cuiabá-VG em detrimento do VLT. O que você acha disso?

Estou de acordo

Discordo

Tanto faz

Não se trata de pesquisa eleitoral, mas de um mero levantamento de opiniões de leitores do RDNews e do Blog do Romilson, com participação espontânea dos internautas. Resultado sem valor científico.